Protegidos do vento frio da manhã por cobertores, os refugiados esperam. Campo Korem, Etiópia, 1984.
Essa foto mostra as mulheres carregando seus filhos para poderem fugir da guerra e da fome, contudo ao fim da caminhada não significa que eles estarão salvos.
hehehhe
FeLopes, se não me engano nessa epoca ele usava Leica analógica?
segundo o link
Eram 3 leicas, maioria das vezes 28mm, 35mm e 60mm nas respectivas.
Uma delas M7, tavez as outras duas também.
Filmes preferidos eram ou são Kodak Tri-X P&B e T-Max 3200 em situações de baixa luminosidade.
Agora o exif será que ele lembra?
Hj em dia, já li por ai que usa Canon EOS-1Ds Mark III.
Não julguei a foto, muito menos o autor dela. Só expressei minha opinião dizendo que EU não vejo nada de tão interessante nessa foto para uma pessoa querer glorificá-la e fazer um quadro.
Rafael, não estou querendo te constranger ou te deixar chateado, mesmo sabendo que isso pode acontecer. No entanto, esse não era o meu objetivo. O meu objetivo é tentar, de alguma forma, contribuir com a ideia e, consequentemente, ajudá-lo de alguma forma. Então, que tal em vez de voce julgar se é arte ou não, tentar fazer uma leitura própria da foto proposta?
É médio formato sim. Mas não sei nada dessas coisas tb não. É que recentemente estive interessado nessa máquina e vi algumas lentes para ela. Nessa listagem havia apenas a 110 milimetros, não vi a de 100.
Mas acho que isso nem importa.
p.s. É mais certo que eu esteja errado e a kodak certa.
heheh muito menos eu.
Como tudo isso é novidade…é interessante…para vc ver …sem querer, procurando pelo filme kodak tri-X, pelo motivo de ler num blog a seguinte frase (I am not sure whether he uses flash, but on Kodak’s webpage he is quoted to say the following:
“Tri-X supports a lot of light. Even when I overexpose it delivers truly beautiful tones.” http://www.kodak.com/global/en/professional/products/films/bw/triX2.jhtml
So maybe overexposing is a technique he uses often?)
e achei esse exif. com uma correção para 110mm
O chato é que há várias reproduções diferentes dessa foto rolando na internet, umas mais claras, escuras, mais contrastadas, menos contrastadas e assim vai. Várias pessoas já deram uma “Photoshopada” nela. :aua:
Mas independente disso a foto é muito boa. Salgada é um fotógrafo extremamente formal em suas composições e nessa não é diferente. A foto tem ritmo pela repetição e posicionamento dos elementos análogos, respeita os terços, se apropria muito bem da questão espacial com esse cenário vazio e a luz lateral (manhã ou tarde?) dá esse clima meio sombrio meio confortável à foto, junto com a névoa. E por fim a expressão cabisbaixa da criança do primeiro plano, elemento fortíssimo. Nota 10 pro Salgado!
Uma coisa que sempre gostei muito nas fotos do Sebastião Salgado são as expressões das pessoas fotografadas, especialmente os olhares. Apesar de boa parte do trabalho dele ser sobre o registro da pobreza, sinto que as pessoas eram fotografadas de forma muito digna. Acho que ele traz à tona a humanidade dessas pessoas e faz com que nos identifiquemos com elas.
Essa é uma foto que acho que as expressões das crianças e o olhar do homem são bem fortes. Mas o que me chama a atenção mesmo é aquela outra criança ali meio distante, olhando rumo a não sei onde. E eu fico imaginando que ele talvez tenha feito a foto justamente por causa dela. Porque acho que ela pode representar muitas coisas… talvez desilusão, solidão, ou quem sabe até esperança… eu não sei… mas faz a gente querer saber o que ela pensava ali distante.
Essa é primeira impressão que tenho ao ver essa foto. Depois vou ver se dou uma pesquisada, pra ver se consigo complementar minha opinião.
Sabe o q essa foto me lembrou? Aquela passagem biblica em q uma familia, avisada por um anjo, foge de Sodoma antes da chuva de fogo, e quando uma mulher olha pra tras, ela eh transformada em sal como puniçao pela ganancia de ter deixado bens materiais pra tras. Acho q esse garoto de costa meio q simboliza “olhar para tras”, talvez com saudade de onde ele estava.
Interessante como essa foto eh impactante, mesmo com errinhos bobos de composiçao, como o corte na cabeça do homem e o garoto cortado no primeiro plano. Quem sabe, sabe!!! Ele sabia q tem muita coisa boa nessa imagem pra ela nao ser publicada devido q isso q citei.