[Estudo coletivo I] Etapa III-Leitura, Estudo, e algo a mais ...

[Estudo coletivo I] Etapa III - Leitura, Estudo, e algo a mais …
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Foto vencedora conforme a enquete:

4 votos

http://pcdn.500px.net/30323729/be173ef85733327d5ef9ffdf32c8820c821cadeb/4.jpg

http://livedoor.blogimg.jp/umashika1209/imgs/9/8/98557015.jpg

nome dado à foto
REFUGEES AT THE KOREM CAMP, ETHIOPIA, 1984
ou Refugiados no campo KOREM, Etiópia, 1984
fonte
http://www.chrisbeetlesfinephotographs.com/gallery/photojournalism/refugees-korem-camp-ethiopia-1984.html

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“Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo” Sebastião Salgado.
segundo: http://www.fio-de-ariadne.com/2008/12/blogagem-coletiva-direitos-humanos_09.html

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Protegidos do vento frio da manhã por cobertores, os refugiados esperam. Campo Korem, Etiópia, 1984.

Essa foto mostra as mulheres carregando seus filhos para poderem fugir da guerra e da fome, contudo ao fim da caminhada não significa que eles estarão salvos.

http://wwwgaleria-fabricio.blogspot.com.br/2008_09_01_archive.html

Quero ver quem vai pedir EXIF, heheeh

Sinceramente, EMHO não vejo “arte” nenhuma nessa foto… É só um trabalho de um fotógrafo jornalístico que registrou essa cena.

Acredito que a maioria dos que vão comentar aqui, registrariam essa cena da mesma forma.

Mas como “arte” é uma coisa tão relativa e subjetiva, fica só na opinião mesmo :ok:

hehehhe
FeLopes, se não me engano nessa epoca ele usava Leica analógica?

segundo o link

Eram 3 leicas, maioria das vezes 28mm, 35mm e 60mm nas respectivas.
Uma delas M7, tavez as outras duas também.
Filmes preferidos eram ou são Kodak Tri-X P&B e T-Max 3200 em situações de baixa luminosidade.
Agora o exif será que ele lembra?

Hj em dia, já li por ai que usa Canon EOS-1Ds Mark III.

Antes de julgar o autor, deveria tentar compreendê-lo.
Acho que essa pode ser a maior cilada dessa proposta: o julgamento em vez da compreensão.

Não julguei a foto, muito menos o autor dela. Só expressei minha opinião dizendo que EU não vejo nada de tão interessante nessa foto para uma pessoa querer glorificá-la e fazer um quadro.

Só isso.

Isso se chama julgamento.

:ok:

Rafael, não estou querendo te constranger ou te deixar chateado, mesmo sabendo que isso pode acontecer. No entanto, esse não era o meu objetivo. O meu objetivo é tentar, de alguma forma, contribuir com a ideia e, consequentemente, ajudá-lo de alguma forma. Então, que tal em vez de voce julgar se é arte ou não, tentar fazer uma leitura própria da foto proposta?

Opa , atrasado , mas consegui…liguei para ele e por sorte estava em casa… :hysterical: :hysterical: :hysterical:

(brincadeira)
…tava googlando, e procurei por kodak tri-X …e por acaso achei:
exif
MAMIYA RZ67 Camera
100mm
f11
1/250
KODAK PROFESSIONAL TRI-X Films
http://www.kodak.com/global/en/professional/products/films/bw/triX2.jhtml

Acho que está errado hein. Deve ser 110 milímetros. :wink:

:ponder:, entendi não… médio formato?
apenas copiei segundo o link da kodak. (rolou um estágiário?)

É médio formato sim. Mas não sei nada dessas coisas tb não. É que recentemente estive interessado nessa máquina e vi algumas lentes para ela. Nessa listagem havia apenas a 110 milimetros, não vi a de 100.

Mas acho que isso nem importa. :slight_smile:

p.s. É mais certo que eu esteja errado e a kodak certa. :smiley:

heheh muito menos eu. :slight_smile:
Como tudo isso é novidade…é interessante…para vc ver …sem querer, procurando pelo filme kodak tri-X, pelo motivo de ler num blog a seguinte frase (I am not sure whether he uses flash, but on Kodak’s webpage he is quoted to say the following:
“Tri-X supports a lot of light. Even when I overexpose it delivers truly beautiful tones.”
http://www.kodak.com/global/en/professional/products/films/bw/triX2.jhtml

So maybe overexposing is a technique he uses often?)
e achei esse exif. :ok: com uma correção para 110mm :slight_smile:

e segundo o link:

lente 110mm f/2.8 lens procede: :ok: vlew spider!

Entendi… Não fiquei incomodado, de boa.

O chato é que há várias reproduções diferentes dessa foto rolando na internet, umas mais claras, escuras, mais contrastadas, menos contrastadas e assim vai. Várias pessoas já deram uma “Photoshopada” nela. :aua:

Mas independente disso a foto é muito boa. Salgada é um fotógrafo extremamente formal em suas composições e nessa não é diferente. A foto tem ritmo pela repetição e posicionamento dos elementos análogos, respeita os terços, se apropria muito bem da questão espacial com esse cenário vazio e a luz lateral (manhã ou tarde?) dá esse clima meio sombrio meio confortável à foto, junto com a névoa. E por fim a expressão cabisbaixa da criança do primeiro plano, elemento fortíssimo. Nota 10 pro Salgado!

s

Uma coisa que sempre gostei muito nas fotos do Sebastião Salgado são as expressões das pessoas fotografadas, especialmente os olhares. Apesar de boa parte do trabalho dele ser sobre o registro da pobreza, sinto que as pessoas eram fotografadas de forma muito digna. Acho que ele traz à tona a humanidade dessas pessoas e faz com que nos identifiquemos com elas.
Essa é uma foto que acho que as expressões das crianças e o olhar do homem são bem fortes. Mas o que me chama a atenção mesmo é aquela outra criança ali meio distante, olhando rumo a não sei onde. E eu fico imaginando que ele talvez tenha feito a foto justamente por causa dela. Porque acho que ela pode representar muitas coisas… talvez desilusão, solidão, ou quem sabe até esperança… eu não sei… mas faz a gente querer saber o que ela pensava ali distante.
Essa é primeira impressão que tenho ao ver essa foto. Depois vou ver se dou uma pesquisada, pra ver se consigo complementar minha opinião. :ok:

No caso dessa foto, acho que é um homem, não?

Sabe o q essa foto me lembrou? Aquela passagem biblica em q uma familia, avisada por um anjo, foge de Sodoma antes da chuva de fogo, e quando uma mulher olha pra tras, ela eh transformada em sal como puniçao pela ganancia de ter deixado bens materiais pra tras. Acho q esse garoto de costa meio q simboliza “olhar para tras”, talvez com saudade de onde ele estava.

Interessante como essa foto eh impactante, mesmo com errinhos bobos de composiçao, como o corte na cabeça do homem e o garoto cortado no primeiro plano. Quem sabe, sabe!!! Ele sabia q tem muita coisa boa nessa imagem pra ela nao ser publicada devido q isso q citei.