Não sei se é somente comigo, mas eu tenho uma certa birra de Bresson, talvez pelo meu analfabetismo em arte fotográfica, talvez pelo fato da hipocrisia envolvida quando analisamos (geralmente quando somos iniciantes) o trabalho do cara.
É muito curioso o efeito manada que as fotos dele causam quando analisadas em fóruns e redes sociais, todos batem palmas, endeusam o cara exclamando “Gênio!!!”. Mas a pergunta que fica: Quantas das pessoas que se derretem por Bresson fazendo dele uma quase unanimidade fotográfica realmente entendem do que estão falando? Não posso negar a importância dele para a fotografia, afinal a forma com a qual ele pensou a sua fotografia foi no mínimo curiosa. Questionamentos acerca do “Instante Decisivo”, em não cropar as fotos, etc… Temas que sempre geraram muita discussão em nosso meio.
Eu acho curioso ele ter fundado a Magnum e hoje termos por lá fotógrafos infinitamente melhores que ele esteticamente falando. Acho as fotos do Bresson feias! Fotos fora de foco, com erros de alinhamento que intencionais ou não ao meu ver continuam sendo feias ao meu olhar. Enfim! A minha implicância com ele é a cagação de regra que os seus fãs conseguiram impor.
Uma boa foto não precisa ser tecnicamente perfeita (bem focada, nítida, 90 graus “certinho”, etc). Fotografia não se trata disso em sua essência. A beleza está no momento que ele tirou e a expressividade da foto. Da história que a imagem pode contar, entre outras coisas.
Independente de eu manjar ou não sobre arte eu gosto muito dos trabalhos dele porque acho bonito os momentos que ele registra. Nada além disso.
Tem essa modinha em pagar pau mas tem uma pior. A modinha em ficar odiando modinhas. :ponder:
E tem outra.
Ao julgar pelos seus trabalhos, vc vem de outro pensamentos e idéias do que é fotografia. O que deve ser uma boa foto, etc. Com isso é difícil compreender outras vertentes. Eu exploro vários campos da fotografia e sou mais flexível pra fazer leituras de diferentes fotos. Eu consigo compreender os trabalhos do Bresson e apreciar .
Pode ver que vc não consegue dar conta quando faz fotografia de rua. É bem diferente de quando vc faz ensaios na rua e retratos em estúdio em termos de qualidade.
adendo:
inclusive tive esse problema com alguns usuários aqui. Umas três ou quatro pessoas indiretamente falaram que meus trabalhos são uma merda. “Isso é fotografia?” numa discussão acalorada. E quando fui ver o perfil do cara, percebi que tinha uma bagagem mais técnica e pro lado profissional da fotografia. É um perfil diferente e por consequência não achou nada agradável minhas fotos por não seguir uma norma estética que o cara considera bom.
O que eu posso fazer? Nada ne A vida é assim.
A frase que carrego na assinatura é muito importante pra mim
Eu entendo o que você diz.
Bresson não seria um excelente fotógrafo na visão de hoje. As fotos dele sem o contexto perdem um pouco do peso.
Penso que ele entrou pra história pelo seguinte:
1 - Formação artistica: estudou arte, desenvolveu um olho afiado pra composição, luz
2 - Timing: era discreto e ousado, sabia pegar o o momento certo, tinha paciência e rapidez no click, em detrimento de detalhes como ajustar foco
3 - Viajou pra caralho: viveu e testemunhou momentos históricos e estava lá pra registrar tudo com muitas muitas fotos
4 - Ser o primeiro com todas essas características NA DÉCADA DE 30!
A questão é que bresson foi o primeiro ou um dos primeiros bons artistas com uma máquina fotográfica.
Recomendo a leitura da biografia dele (O olhar do século) pra entender como sua cabeça funcionava e o momento histórico em que viveu.
Entendo.
Aquela da bicicleta fora de foco que o pessoal tenta rabiscar mil conceitos em cima e aquela outra do horizonte torto na praia, que tb é manjada, não me agradam.
Mas pelo pouco que já vi, ele tem fotos bem melhores.
:ponder:
Não sei o porquê escolheram o HCB para Judas… vários outros fotógrafos de renome têm fotos que, na minha opinião, não são boas… e outras trocentas que acho excelentes. O fato de ter um nome não significa que todo o trabalho que fez (ou faz) é excelente… o problema, aí concordo com você, é a manada… o parar de pensar diferente só porque alguns pensam de outra forma. Mas também acho que a ojeriza a todo o trabalho de alguém é um problema tão grande quanto a manada…
exatamente. É até covarde julgar pela ótica atual. Olha o que ele fazia no tempo dele… com o que tinha em mãos.
E mesmo assim até hoje é considerado ótimas fotografias
Agora que vi que é você! Oi Alexandre!! Bem-vindo…
Adoro o trabalho do HCB… mas consigo ver que há fotos que não são boas, mas curto muito…
Odiar o Bresson já é um avanço, é indica alguém que esta fora da babação Bresssoniana (babação que é comum aos principiantes).
Faz tempo, eu tbm cansei, talvez porque Bresson seja tão falado e aclamado que isso acaba enjoando, como aquela musica que toca demais e a gente fica de saco cheio… Fotografia não é só Bresson, aliás Bresson é pouco em relação ao todo da fotografia.
Ou… talvez vc esteja querendo desconstruir tudo aquilo que ele fez e os conceitos que ele deixou, eu acho ótimo!!! Vai em frente e esquece esse cara… ou então subverta tudo aquilo que ele deixou. São essas inquietações que promovem o novo, o diferente, e pode sim acabar em sabores que a gente nunca viu.
É inegavel a importancia dele na fotografia, agora odiar o cara pq ele é aclamado por todos?
As minhas fotos preferidas dele são as menos conhecidas, acho que ele foi um dos primeiros fotografos mundiais(fotografar diversos países e culturas).
Ele não é meu fotógrafo favorito, mas não odeio o cara.
Bresson é tipo o George Lucas da fotografia enquanto outros contemporâneos (Weegee, Robert Capa) eram o Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian De Palma. O Bresson estava fazendo fotos com uma temática agrada-multidão, tipo Guerra nas Estrelas, enquanto os outros estavam mais na vanguarda fazendo coisas ousadas tipo Taxi Driver, Scarface e O Poderoso Chefão. Bresson estava fotografando coisas poéticas e bonitas que não incomodam ninguém, enquanto Weegee fotografava nego sangrando na calçada depois de tomar porrada da polícia e o Capa estava fotografando soldado tomando tiro na guerra.
Quanto ao povo dizer que gosta de uma fotografia e de um fotógrafo só pra se adequar ao resto, sim concordo. A maioria nunca consegue explicar porque gosta de um fotógrafo ou uma foto. Teve um tópico umas semanas atrás onde a idéia era nomear um fotógrafo que a pessoa gostava, e explicar os motivos. Somente uma pessoa, além de mim e o autor do tópico, respondeu. E ele disse algo como “uhm, bem, sei lá, Elliot Erwitt?” e não disse o porque :hysterical:
Isso é bacana mas não pode ficar só no papel.
Seria legal ver na prática quem defende esse tipo de argumento Falou apenas por falar ou tem algo excepcional pra nos mostrar?
Não entendi… vc quer fotos que subverteram os conceitos básicos Bressonianos??? Ora, basta olhar o Facebook, o Instagram, etc, vai encontrar zilhões de fotografias… agora se vc quiser ver grandes e reconhecidos fotógrafos, é só ver os outros movimentos que ocorreram ao longo da história…
Eu não sou um graaaande fã do Bresson, mas admiro muito o seu trabalho. Seria hipocrisia dizer que não carrego nada dele, ou que ele não seja uma grande influência pois sempre que a situação me permite tento utilizar os conceitos de momento e tempo a meu favor, além de seus conceitos estéticos.
Falando sobre conceitos puramente técnicos me alinho mais com os pensamentos de Ansel Adams, pelo refinamento técnico aliado ao descompromisso com paradigmas puristas, como a rejeição ao crop e à posterior edição.
Já perdí alguns amigos por fazer a mesma sugestão que vou fazer agora, por favor não se ofenda, não é essa a minha intenção. Para quem acha que Bresson não “fez nada demais”: pegue uma câmera de 1930, com uma 50mm fixa f/2, o pior filme P/B de Iso 100 disponível (afinal, em 1930 as emulsões não tinham a mesma qualidade do fim dos anos 2000) e desenvolva algo novo, vanguardista, que se torne uma herança para as próximas gerações.
Cheguei pra criar polêmica he he he
Brincadeiras a parte eu já imaginava que o meu texto poderia gerar algum ruído, foi proposital mesmo, inclusive o título rsrs. Eu me coloco em uma posição inferior e alego não ter condições, e tampouco bagagem artística para avaliar o trabalho do cara, e suspeito que se trata de algo muito complexo. Meu comentário foi referente à estética somente. Com absoluta certeza ele tem ótimas fotos. Sim! Mas sabe quando vc olha as fotos e pensa “pffffff” oq tem aí??? É isso.
Pois é amigo. Eu tb cansei! Não nego em absoluto a importância do cara para a Fotografia. Ele foi um cara que criou uma nova forma de fotografar, mas acho chato, feio, sem graça. E talvez os bressonianos tenham contribuído um pouco com essa implicância q eu fiquei em relação a ele. rsrsrsrs
Concordo com seu texto.
O “odiar” foi uma hipérbole para que vcs pudessem elucidar mais facilmente a minha opinião. O cara foi inegavelmente um grande fotógrafo, isso é fato consumado. O meu post é uma provocação q vai contra o status quo fotográfico tal como conhecemos. Acho q já estou viajando demais rsrsrsrsrsrs
Obrigado por comentar.
Nao eh preciso fazer esse experimento mental, basta olhar os contemporaneos do Bresson. Doisneau, Weegee, Capa, Lartigue… eles todos fizeram fotos bem diferentes do que o Bresson fazia, e todos estavam limitados aos mesmos equipamentos e recursos da epoca.
Eu tô com uma Canon IIF aqui e mal consigo colocar filme nela! Quem dirá fotografar sem fotômetro com as velocidades 1/40, 1/60, 1/100, 1/200 e 1/500 (aliás, alguém me explica isso???). O visor minúsculo com o zoom pra focar é um desafio a parte.
Vamos entrar naquela discussão: E se o Pelé jogasse hoje? Será q conseguiria ser o mesmo? A questão não é a habilidade q ele tinha com seu equipamento e sim a imagem q ele entregava. Coloca uma MK4 ou uma D810 na mão do Bresson rsrsrsrsrsrsrsrs. Surgiu até um questionamento, será que o Bresson fotografaria com câmeras digitais se vivesse entre nós hoje?