Exposicao, Abertura, Ajuste EV e ISO.

Ops, como usar bem esses recursos numa camera digital pra deixar as fotografias bem nitidas? Como carro em movimento, pessoas dançando, foto macro, etc…

Não me leve a mal, Zairon, mas sua pergunta quase exige um curso de fotografia para ser respondida.

Sugiro que vá lendo os posts passados nos quais há muito coisa sobre fotometria,

Outra alternativa é ler um curso básico de fotografia (há diversos na rede) de modo a poder lidar com essas variáveis no que é básico e depois poder entender as respostas que lhe forem dadas.

Vai ter em abril tbm o workshop de fotografia da comunidade onde tratamos deste tema.

Concordo c o Ivan. Td que eu aprendi, foi na Net em sites e principalmente aqui no Fórum e o resto foi mexendo na maquina mesmo.

Aconselho que sempre que quiser saber de algo, usa a ferramenta de busca do forum ( não esquecendo de NÃO especificar data) sobre o assunto, depois, quando nao encontrado, crie um novo tópico.

Abraços. :slight_smile:

Pois é. Não gostaria que o Zairon considerasse minha resposta como má vontade, até porque tenho sempre a maior boa vontade de respoder, pois ao respondermos arrumamos nosso pensamento também.

Mas a forma como ele formulou a pergunta abrange vários assntos: carros em movimento são diferentes de pssoas em movimento, são diferentes de macros, etc, de modo que isso mostra que não tem conhecimento suficiente para perceber essas diferenças (profundas). Aí não adianta tentar responder, pois só provocaria novas perguntas em nível mais básico. Mais útil é responder a pergunta certa no nível certo, mesmo que seja básico.

Sempre aconselho a pessoa a buscar o conhecimento antes de perguntar. Isso é importante, pois se já fizemos o dever de casa nossa pergunta será focada, e a resposta será muito útil, mas se não temos a base não saberemos aproveitar nem mesmo uma excelente e elucidadtiva resposta.

Poisé Ivan, seria quase um curso de fotografia digital ;]

Falar de um por um dos assuntos citados na pergunta ia levar um bom tempo. E são assuntos que com um pouquinho de pesquisa dá pra encontrar aqui no Forum.

E não só no forum, na Web tem muitas páginas com um breve apanhado de informações sobre quase todos esses tópicos.

PS: Dá uma olhada no Glossário criado aqui, muitas respostas se encontram lá.

Até.

Acho que uma visita a esse endereço, postado anteriormente em outro tópico, pode ajudar a “criar a base”:

www.sampaonline.com.br/reportagens/cursodefotografia.htm

E se estiver em S. Paulo, ou tiver condições de vir, o workshop é uma excelente oportunidade.

Abraços,

Fabio, gostei muito do site que vc indicou, valeu

desculpem… soh queria umas dicas basicas, nada de curso de fotografia… notei q muito material aqui na internet nao vale quase nada. por isso optei pelo forum… eh, acho que me enganei novamente!
mas de qualquer forma valeu ai…
gone.

hehehe, engracado, mas se voces notaram o tempo que perderam falando da minha idiotice? seria bem melhor terem dado as dicas e pronto :smiley:

tipo… olha cara, se voce usar o ISO alto, pra uma foto assim, seria melhor colocar o EV assado… hehhea

coisas da vida!

Zairon … talvez o material da internet não valha muito … mas tem sempre alguma coisinha pra tirar proveito …

aki é mesma coisa, toda hora vc nota alguma coisa diferente, um detalhe aki , e ali, q pode fazer diferença na hora da fotografia …

não é má vontade de ninguem … só o assunto q é grande mesmo …

eu mesmo tenho 6 meses q uso o forum e num sei quase nada direito de fotografia … . é questão de tempo e pratica mesmo … é bem mais complicado q agente imagina … e ao mesmo tempo, bem facil de aprender …

hehehe, engracado, mas se voces notaram o tempo que perderam falando da minha idiotice? seria bem melhor terem dado as dicas e pronto

Né não. Explicar isso exige mensagens enormes e várias, e que já foram postadas, inclusive. Achar que é questão de meia dúzia de dicas mostra o tamanho do que teria de ser explicado.

Agora, o conselho que eu dei vale mais que uma explicação. O conselho é: pesquise antes de perguntar.

Mas para você não achar que estou soegando informação, vão lá as dicas que voc~e pediu:

Carros em movimento = técnica de varredura ou panning se quiser borrar o fundo ou disparo muito rápido se não quiser

Pessoas em movimento: disparo medianamante rápido se a luz for suficiente, se não for auxílio do flash ou aumentar o ISO

Macro: diafragma bem fechado e velocidade mais ou menos rápida com a lente em máximo tele e modo macro ligado (se a cãmera tiver). Rebater o flash sobre o assunto ou dispor de outra fonte de luz abundante.

Pronto, Está aí o que você perguntou. Aproveite. Mas não me peça explicações sobre o que é abertura, como se regula velocidade, como se executa panning, se usar ISO alto é bom ou não, pois aí vira curso.

Ivan Parabéns pela boa vontade.

Zairon, então acho que é vc que está c má vontade de procurar os assuntos. Aqui mesmo no Arte atras das lentes, teve um outro menbro que postou links de sites que ensinam o Básico.
Nada cai do céu de graça vc tem que buscar. Palavras de um grande fotógrafo daqui do fórum que eu gostei:P

Qndo eu entrei aqui no fórum eu n sabia absolutamente nada.
Aprendi tdas essas duvidas que vc está tendo em questão de tempo. N é de uma hora pra outra que vc vai saber tudo.

Segue a dica dos colegas. Lê as materias publicadas daqui e veja os links que me ajudaram e muito. Abraços.

Zairon, faço minhas as palavras do Guto, aliás sobre sua outra pergunta eu indiquei onde vc poderia pegar as informações, sei que as vezes é complicado, pq é muita informação e a gente fica perdido mesmo.

Se for de sampa, recomendo que apareça no workshop no final do mês.

Zairon,

Se vc conseguir manter a calma, pode aprender muito aqui e em outros endereços da internet. Sò é preciso entender que a fotografia é um assunto amplo, que existem técnicas e que é necessário entender conceitos que são primordiais pra vc se desenvolver como bom fotógrafo. O que o Ivan quis dizer é que suas perguntas são muito “abertas”, a resposta pra cada uma delas demanda uma série de explicações que em muitas vezes - senão em todas - torna necessário um conhecimento prévio. É preciso entender os conceitos de abertura, velocidade, ISO, etc. Acredite, há bastante pra aprender e é fascinante, mas é necessário boa vontade. Eu te indiquei um link interessante, experimente-o. E sinceramente não acredite que fotografia é a simples resposta à pergunta “como tirar uma boa foto?” pois tem muita coisa envolvida.
Espero que você reavalie sua avaliação a respeito do forum e continue compartilhando o conhecimento do pessoal daqui, que é muito vasto. Além disso, todos têm muito boa vontade. Desde que conheci esse forum aprendi muita coisa, tenho evoluído bastante e estou satisfeito, tendo-o eleito como primeira opção sobre fotografia. De qualquer forma, a escolha é sua.
Só mais uma coisa: comprei e estou aprendendo bastante com o curso completo de fotografia na National Geographic em CD-ROM. Vale o investimento, a linguagem é objetiva e o curso é bem completo mesmo…
Abraços,

Realmente o curso em Cd-ROm da National geographic é muito massa … da pra ter muita noção de tudo …

eu infelizmente não tive grana pra comprar … mas consegui arrumar por aí (eMule)…

mas vale apena …

Zairon,

Infelizmente eu me sinto na responsabilidade de interar os comentários dos foristas acima.

Olha, ninguem aqui tem má vontade! Todos nós estamos sempre bem dispostos a discutir… Mas soa um pouco “arrogante” você se justificar. Acredito que vale uma pesquisa (tem um botao chamado pesquisa no topo do menu) que pode ajudar muito. Coloque lá a palavra abertura seleciona que voce quer ver sem controle de data. Voce vai encontrar vários tópicos, aí é só abrir o que tem mais a ver com sua necessidade.

Mas se voce se sentiu desvalorizado, saiba que esta não é nossa questão.

Inclusive, como o Leo mesmo sugeriu, se voce for de SP, estamos organizando um Workshop que dá uma esclarecida legal nesses assuntos. Acredito que pode te ajudar muito.

Mas é isso, sinta-se em casa, mas saiba que todo mundo aqui está sempre disposto a ajudar, no entanto é preciso atitude também.

“Não basta dar o peixe, é necessário ensinar a pescar!”

Abraço,
Fernando