Oi pessoal, estou lendo o Understanding Exposure, e em alguns trechos (até o capítulo que estou) o autor fala de medições no céu azul, perto do horizonte. Pra tirar fotos de flores ou de uma águia, sempre em externas.
Pode ser que o livro explique mais pra frente, mas vamos lá: qual o motivo? O azul do céu tem tonalidade parecida com o cinza?
Olha, o azul do céu realmente é considerado um tom médio, assim como o verde da grama, etc.
Quando fotografo em externas, tenho feito a medição no céu azul e obtido bons resultados. O histograma tem saido bom.
Medir o céu é uma boa estratégia, sempre lembrando que não é aquela parte mais clara nas proximidades do Sol, e sim nos pontos onde o azul é mais profundo. Quando não há outra referência e queremos uma espécie de transcrição naturalista, dá resultado botar o céu no meio do fotômetro.
mas dependendo de onde vcs está, é melhor vc achar um meio termo…é sempre bom vc analizar um tom médio, dependendo do assunto fotografado…ás vezes medir no céu te dá uma boa exposição para não estourar nuvens e conseguir uma boa tonalidade de azul, mas na área de terra/ vegetação abaixo, comforme a disposição do sol, vc terá uma fotografia subexposta…então é smpre bom fgazer uma melhor avaliação de onde medir.
Eu me referi à utilização do céu quando o mesmo ocupar grande parte do enquadramento na imagem e estiver envolvendo o motivo.
Para outras situações procuro sempre o tom médio dentro do meu enquadramento.
Medir no céu parece uma boa, já que o terror das fotos de câmera digital é o céu estourado. Expondo no céu, pelo menos o azul está garantido. Com negativo, é melhor superexpor o céu por ser mais difícil recuperar detalhes nas sombras do que nas altas luzes.
Bom, eu sempre procuro a área com maior tom médio dentro do meu enquandramento para que consiga uma exposição mais acertada, visto que existe a variação de luz incidente. Cada situação deve ser avaliada na hora, não tem jeito.
Outra coisa que faço, quando fotografo o céu e existem aquelas nuvens bem brancas é medir na nuvem e compensar +2. Assim, tenho comseguido preservá-las e garantir um céu bom também.
Mas, novamente cada caso é um caso e cada equipo também. Com a minha 350D velha de guerra atuo dessa maneira e tenho me saído bem. Faça testes e mais testes com sua cam e assim saberá onde ela se comporta melhor.