Pessoal, comprei uma 70-300 Is Usm usada e estou com alguns problemas.
Estou com uma bela falta de nitidez aos 300mm, tentei fotografar pássaros e ela se saiu pior que a minha 55-250 em questão de nitidez. Não sei o que pode estar acontecendo, mesmo focando no manual não fica tão nítido. Seria um problema na lente?
Outra coisa fiz aquele teste de diafragma, de segurar aquele botão lateral da câmera e ir aumentando o diafragma, em alguns diafragma ela pula a abertura, ou seja, por exemplo vou passar para f13, ela ameaça ir pra f13 e fica aonde estava, aí se eu solto o botão lateral da câmera e aperto novamente, ela fecha em f13.
Em APS-C a 70-300 é um pouco menos nítida e tem mais aberração que a 55-250 STM nas pontas longas, como pode ser visto aqui:
Mas a diferença não me parece ser tão grande. Talvez seja problema de back/front focus.
Tente testar focando no live view. Se no live view ficar mais nítido, provavelmente é problema de front/back focus e pode ser resolvido com micro ajuste de foco se sua câmera tiver.
Se for a primeira realmente em 300 milímetro ela deixa a desejar, a 55-250mm STM supera ela em nitidez, estabilização, foco. agora a SÉRIE II da 70-300mm Nano é a melhor destas lentes de entrada atualmente estou com ela e nitidez e velocidade de foco ela se destaca comparando com as duas
Então no Live View também fico com essa diferença na nitidez, é muito visível, e eu sou muito chato com essa questão de foco, nitidez kkkkk.
Quanto ao link que você enviou, é muito perceptível também a diferença de nitidez entre uma lente e outra, e eu aqui achando que estava fazendo um ótimo negócio pegando a 70-300.
Sim é o primeiro modelo, ou seja primeira série. E realmente da muita diferença na nitidez.
Normalmente faço o teste de abertura do diafragma assim quando vou comprar alguma lente usada, posso estar enganado mesmo, mas é uma forma de ver o funcionamento dele.
Seguem duas fotos, claro estou subindo em um site de hospedagem e vai perder um pouco de qualidade .
As duas fotos estão com ISO400,é nítido como os pássaro da primeira foto está bem mais nítido que o da segunda, isso que foi a melhor foto que consegui na 70-300
Entendi quanto ao teste, porém quanto a lente, essa questão da nitidez, só seria resolvido se eu usasse uma câmera Full Frame ? Pois não consigo a nitidez que eu tanto quero. Pensei que por ser uma lente mais premium conseguiria imagens melhores
Já tive essa lente, ela realmente tem sérios problemas de nitidez em 300mm. Ao ponto de eu preferir usar em 250mm mais ou menos e depois cortar a foto, ficava mais nítido mesmo com menor resolução. Mesmo fechando a abertura pra uns f/8 ou f/11, ainda assim perde muita nitidez nos 300mm.
Opa Humberto, bom escutar um relato de quem já teve ela, então realmente não deve ser culpa minha kkkkkk.
Eu comprei ela para usar em 300mm mesmo, mas não consigo, acabo me irritando quando vou ver resultado da foto. Testei agora no almoço em f11 f13, e a mesma coisa, perdendo nitidez.
É, não tem jeito mesmo, é característica do projeto… Hoje em dia eu tenho uma 75-300 que é a mesma coisa, chega em 300mm perde muita nitidez. Acho que você está mais bem servido com a 55-250, mesmo que tenha que cortar a imagem depois.
É verdade, vou manter a 50-250 stm, pois peguei a 70-300 para usar os 300mm, mas no fim não me deu um resultado satisfatório, creio que só vou conseguir isso na 70-300 nano como o amigo falou antes.
Exato, se você usa cropada e já tem a 55-250, que é ótima, não tem porque manter a 70-300. Só faria sentido se você tivesse cropada e FF (que é meu caso).
Cara, esse problema da sua 70-300 só atinge em 300MM de 270 pra baixo costuma ser nítido.
Agora cara, essa 55-250 STM eu já tive e ela e acho uma lente tele muito boa e barata; ela entrega mais na ótica do que o preço cobrado. O contra dela é a construção à la “lente de kit”, mas na ótica ela entrega muito bem detalhes já na abertura máxima.
Percebi isso também, fiz algumas fotos em 250mm e realmente a qualidade já fica muito boa, mas como comprei ela para usar em 300mm não vai me servir, infelizmente.
Pois peguei para ter 480mm com o fator de 1,6x, para tirar fotos de pássaros.