Filtro Polarizador

Olá,

Estou comprando um Filtro Polarizador na B&H (um amigo mora lá e manda pra mim), e gostaria de saber a diferenca do Linear e do Circular, ou mais alguma informação adicional que possa me ser útil. E tambem uma marca legal. Minha camera é uma Fuji S5100.

Pode ser o linear, mais eficiente e mais barato. O cirdcular só é necessário para câmeras reflex com autofoco.

Marca boa> Hoya, Tiffen, B&W, A última é mais cara.

Com a economia do circular, compre um filtro graduado cinza, d´fícil de encontrar no Brasil e muito útil.

Ivan

Ivan, Obrigado pelas dicas. Achei um Hoya por $10,00 usado no B&H, vou comprar esse. Indica mais algum filtro do tipo?

O filtro ND é útil para fotografias onde se queira velocidades bem baixas, tipo fotografia de cachoeira, etc.

O filtro graduado cinza´que falei acima é utilíssimo para paisagens pois erve para reduzir a luz de um ceú muito luminoso e equilibrá-la com a da paisagem

Um filtro de proteção tipo UV ou Skylight é essencial para ir à praia ou à beira do mar

Ivan

Se você gosta de fotos macro, um close-up +4 ou +10, vão ser bastante útil…

Fora esses que o Ivan já citou, que são praticamente obrigatórios…

Arquejo:

Enfatizo o graduado porque os demais são fáceis de encontrar no Brasil, mas um graduado não é. Estou há meses procurando um graduado cinza e não encontro (é claro por um preço razoável)

Ivan

Experimenta um sistema Cokin. Ser quiser te empresto e meu. Comprei um graduado e em ND8

Mas não tira a nitidez, Paulo?

É legal?

Ivan

Olha, por falta de oportunidade não experimentei adequadamente. Não saberia dizer. Dê uma olhada neste post.

Eu tenho uma misera Canon A70 e tenho apenas o filtro UV, gostaria de sugestão de vcs qual filtro mais necessito ???

Eu tenho uma misera Canon A70 e tenho apenas o filtro UV, gostaria de sugestão de vcs qual filtro mais necessito ???
Um polarizador é um filtro quase obrigatório pra mim... além de tirar os reflexos, ele satura bem as cores do céu principalmente... você pode ver claramente quando mira a câmera para o céu e roda ele... tem posição que o céu e as nuvens são uma coisa só, e tem outra que o contraste entre o azul do céu e as nuvens é muito elevado... é um filtro muito bom!!!
Um polarizador é um filtro quase obrigatório pra mim... além de tirar os reflexos, ele satura bem as cores do céu principalmente... você pode ver claramente quando mira a câmera para o céu e roda ele... tem posição que o céu e as nuvens são uma coisa só, e tem outra que o contraste entre o azul do céu e as nuvens é muito elevado... é um filtro muito bom!!!
mas no caso eu posso usar um polizador linear ou tem que ser circular ???

Circular nao eh melhor? Ele tem 2 camadas. O linear fica ruim para máquinas normais como as nossas.

O linear permite ser girado como o circular para que se possa dosar o efeito da luz polarizada?

O linear não prejudica o AF? Ou isso só acontece em câmeras reflex?

Para digitais não reflex o linear é mais barato e mais eficiente. Apesar de circular ele é redondo e pode ser girado.

Ivan

Pois é, apesar de não ter certeza de qual é adequado ainda, quando comprei o meu acabei optando por um Tiffen circular depois de consultar um amigo fotógrafo profissional, por alto ele relacionou o circular mais com o autofocus do que com o fato da câmera ser reflex, se estava certo ou errado não sei. No site da Tiffen na época em que comprei constava como sendo o circular o adequado para câmeras com autofocus e o linear para manual.

O linear funciona com a 300d.

Arquejo:

Enfatizo o graduado porque os demais são fáceis de encontrar no Brasil, mas um graduado não é. Estou há meses procurando um graduado cinza e não encontro (é claro por um preço razoável)

Ivan

Mas me diga, de qual graduado vc está falando??

Ele é um de COR graduado? (tipo azul, verde, vermelho)

Ou ele é um ND graduado ?

valeu

[s]