Outro dia durante uma conversa com o Alex sobre filtros coloridos fiquei com a seguinte dúvida.
É possível conseguir os mesmos efeitos do uso de filtros coloridos através do Photoshop?
Por exemplo, lembro de ter lido que ao se usar um filtro laranja para fotografar pessoas em p&b consegue-se esconder imperfeições de pele.
Se eu fotografar sem o filtro e aplicar posteriormente ele no Photoshop, consigo o mesmo efeito?
Além disso outra dúvida é a seguinte. A fotografia p&b digital é igual a analógica?
Sei que essa pergunta é muito relativa já que o processo de revelação do filme p&b sendo manual acaba sofrendo influência do “gosto” da pessoa que manipula a revelação. Mas na questão de teoria (uso de filtros coloridos em especial) pode-se dizer que funcionam da mesma maneira?
vai no photoshop… separa os… mmmmmmmmm… perai… vou achar um link que mostra bemo que eu ia falar:
edit:
ACHEI!
claro que isso tudo tbm se consegue na analógica. Mas é bem amis complicado (ou nem tanto… quem sabe filtros verdes, vermelhor ou azuis ajudam… ma isso nunca testei)
Mas continuei com a mesma dúvida. Será que esse pós processamento tem o mesmo efeito de um pré processamento?
Apliquei as camadas no céu e o efeito foi bem interessante. Em contra partida apliquei elas a uma foto de perfil onde o rosto do modelo tem algumas marcas.
Coloquei 50% red/50% green mas não tive muito benefício. Claro que tb nunca usei um filtro amarelo para saber se realmente o benefício é mágico.
Minha humilde opinião é a seguinte: consiga o máximo que puder na captura. Use o PS apenas para uma correção final.
Sim, o PS consegue simular praticamente todos os filtros disponiveis, com excessão, pelo que sei, do polarizador, do infravermelho e do ND. Mas como disse, ele simula. Resultado real, só na captura usando filtros.
Claro, como disse, é aminha opinião, que pode ser mudada depois de tirar a prova.
Aproveitando: comprei hoje o ND, um laranja e um magenta. Pretendo ir a algum lugar nesse fds pra estrea-los, junto com um filme PB. Já experimentei o PB com bom resultado, mas sem filtros. Vamos agora ver os filtros
Mas continuei com a mesma dúvida. Será que esse pós processamento tem o mesmo efeito de um pré processamento?
Apliquei as camadas no céu e o efeito foi bem interessante. Em contra partida apliquei elas a uma foto de perfil onde o rosto do modelo tem algumas marcas.
Coloquei 50% red/50% green mas não tive muito benefício. Claro que tb nunca usei um filtro amarelo para saber se realmente o benefício é mágico.
Leo, vc que fotografa peoples, dá uma força
Putz, de pré-processamento não posso falar… Minha experiência com filtros ainda é nula…
como ja falaram o ps simula, mais eu axo q vc consegue melhores resultados com o filtro, pricipalmente se vcs ja souber o efeito q quer!
pois o ps vai trabalhar com os canais de cor, entao dependendo da maquina q vc usar, um dos canais pode ter muito ruido, e se vc escolhe justamente esse canal p trabalhar o resultado nun vai ser legal nao!
Lembrei agora de um detalhe: pra fotos digitais, é melhor usar PS mesmo. Como a imagem é capturada usando os sensores sensiveis apenas a vermelho, verde e azul, se usar um filtro de uma dessas cores ele n~çao vai conseguir capta-la, aumentando o moiré, e talvez com alguma aberração cromatica, se é que podemos chamar assim, pois ao inves de formar outras cores com 3 cores primarias, teriamos apenas duas, não formando corretamente as cores intermediárias.
Claro, novamente é especulação baseado em logica, nunca experimentei, mas já ouvi alguem aqui comentando algo do genero…
Tem um plugin do PS chamado VirtualPhotographer da Optik Verve Labs que simula uma combinação infinita de filtros coloridos e consegue-se obter resultados muito interessantes…
Tem um plugin do PS chamado VirtualPhotographer da Optik Verve Labs que simula uma combinação infinita de filtros coloridos e consegue-se obter resultados muito interessantes...
tem também o nik color efects, o Pictus colocou ele num link aqui em algum lugar...é muito bom também...
:snack: Ah! Esqueci de comentar: pelo que sei, a foto PB de filme é superior a digital no sentido que ela gera uma estetica diferente, tem uma granulação muito bonita. Mas ela atinge a sua superioridade apenas se for ampliada manualmente, em papel proprio pra PB. O primeiro filme que fiz de experiencia com PB foi, até agora, ampliado apenas em minilab digital, por isso só fiz a prova, nem chega a 10x15. Mandei ontem fzer as ampliações, pego o resultado amanha.
Já fiz ampliações PB de fotos capturadas diretamente em PB e outras convertidas posteriormente, ambas em digital, e gostei, mas acho que não atingiu o potencial estetico que percebi em ampliações PB de filme.
Vamos ver amanha o resultado…
Ps.: esse filme PB que mandei ampliar foi sem filtros…
Resta agora alguém confirmar essa questão dos filtros para a fotografia digital.
Lembro que teve alguem aqui que colocou uma foto usando filtro laranja em camera digital. Na imagem reduzida parecia muito bom o resultado. Mas acho que foi o Leo que também citou essa possibilidade de haver moiré…
Da uma procurada na galeria de imagens, esse topico foi de uns 3 meses atras. Acho que o nome do topico era aalgo sobre filtro laranja mesmo…
eu ainda prefiro o PB de filme, mas talvez pq eu tenha dificuldades ainda de manipular fotos em PB digitalmente.
vou tentar melhorar =o)
gostei do site que colocaram aí… ótima dica.