Galera seguinte, eu já ouvi falar em um monte de tipo de filtros e ainda não entendo muito do assunto…
Gostaria de saber:
- O que é?
- Quais os tipos existentes/ pra que serve?
- Quando é interessante utiliza-los?
Podem me ajudar?
Galera seguinte, eu já ouvi falar em um monte de tipo de filtros e ainda não entendo muito do assunto…
Gostaria de saber:
Podem me ajudar?
Para cêmeras digitais não é preciso filtros de correção de cores, pois isso é feito por software. Não faz diferença serem DSLRs ou compactas. Então os filtros útueis são:
UV, Skylight ou simples proteção - para proteção da lente em ambientes agressivos como à beira mar.
Polarizador - elimina a luz multidirecional permitindo que somente uma direção de luz sensibilize. Serve para tornar o céu azul, para eliminar reflexos de vidros ou simplesmente para deixar as cores mais saturadas.
ND - Um simples vidro cinza no fundo. Serve para diminuir a luz permitindo velocidades menores, especialmente útil para fotos de cachoeiras ou outras onde se queria longa exposição.
Graduado Cinza ou ND Graduado - metade cinza, metade transparente com a transição em degradê. Bom para paisagens permitindo reduzir a luz do céu e com isso encontrar uma fotometria boa para o céu e a terra (coisa difícil).
Duplo polarizador - Serve como um filtro ND regulável, isto é, de acordo com as polarizações combinadas a luz se reduz mais ou menos. É um filtro caro e raro. Podem ser comprados dois polarizadores para fazer o mesmo efeito.
Sobre o UV, neste sábado fui a uma festa na casa de um amigo que tem uma G5 e ele pegou a câmera para fotografar. A lente estava tão suja que vi de longe isso. Falei para ele que me disse a ter usado na beira da praia em Florianópolis, onde passou um período de férias. Isso é terrível, encher a lente de maresia. Para isso o filtro de proteção é essencial.
Valeu as dicas… Ivam…
Leoberaldo, não abriu o link que você postou aqui…
Mais uma coisa, fui em um brecho aqui na minha cidade e encontrei umas lentes close-up, os caras chamaram de filtro close ups… como funcionam??? (a principio pareciam umas lentes de aumento apenas)
Alteram a dioptria da lente e permitem que vc possa fazer fotos mais próximo do objetivo, são muito usados para macro, até o +4 as alterações de dioptria comprometem pouco a qualidade, mas de +4 para cima começam a ter perdas grandes.
Teles longas (200mm ou mais) tbm tem dificuldades com +4, recomendo o uso de lentes até 100mm para este tipo de filtro.
No caso o ideal para quem tem uma DSLR é comprar ou tubos de extenção ou uma lente macro, que fazem o mesmo efeito da closeup, mas com bem mais qualidade.
As fiferenças entre um filtro closeup e uma lente macro são muito gigantescas?
Entre custo e benefício o filtro close up é mais intressante que uma lente macro?
Aproveitando: o que são os tubos de extensão?
A diferença de qualidade é grande sim, eu recomendo que se vc tiver condições financeiras compre uma boa lente de macro (note que estou falando de boas lentes de macro e não aquelas lentes que dizem ter macro ou que usam closeup para gerar 1:1), as boas lentes macro são de distância focal fixa.
Tudo de extenção é um tubo que vai entre a lente e a câmera, afastando a mídia da lente e por consequencia alterando os pontos de foto e distância focal da mesma, são opções mais viáveis que o closeup, porém um pouco mais caros. ![]()
Leo, tenho uma V3. É possivel usar os extensores ou a lente macro com o adaptador 58mm dela? Ou esses acessorios servem apenas para dSLR?
Tales os tubos de extenção e as lentes de macro são acessórios exclusivos das câmeras com lente intercambiáveis (evite usar o termo SLR pra este tipo de câmera, pois existem SLR que não possuem lente intercambiáveis e outros tipos de câmeras como as Rangefinders e as de túnel de vidro que possuem lentes intercambiáveis).
Para as compactas de lente fixa somente os converters frontais e os filtros serão acessórios possíveis.
Po leo, pode crer
(mais repostas, mais perguntas heheh)
Esses tubos de extensão são (ganbiarras) ou são desenvolvidos por empresas mesmo?
Onde posso ver/analizar/comprar esses adaptadores?
Qual os pros e contras de utilizar esses tubos?
São desenvolvidos com bastante precisão, a maioria deles inclusive retém a capacidade do AF da câmera. ![]()
Casas de fotografia de qualidade costumam ter esse tipo de acessório, a B&H tbm tem, para quem curte loteria… ![]()
esse tubo vai antes da lente?
è muito caro:?:
Não é muito caro.
Vai entre a câmera e a lente.
Valeu obrigado!!!
leoberaldo,
Gostei do link sobre os filtros…
Esse texto é de quem?
Abraço,
Fernando
PS: Leo, pensei que talvez voce poderia comentar um pouco sobre filtros no curso também… E a gente colocaria isso também na apostila! ![]()
(...) Então os filtros útueis são:UV, Skylight ou simples proteção - para proteção da lente em ambientes agressivos como à beira mar. (…)
To querendo comprar um Filtro polarizador na B&H, um amigo mora nos EUA e mandaria de lá pra mim.
A minha é uma Fuji S5100 55mm, gostaria de saber é melhor uma linear ou uma circular, e qual a diferença? Queria dicas sobre isso.