Eu não cheguei a ver a cena relatada no artigo, mas após um incidente onde um tigre ficou encurralado por vários carros de safari, onde os turistas estavam mais interessados em chamar atenção de um tigre, com berros e gestos, que fotografar o animal na natureza. Este teria sido o ponto que fez com que este parque natural proibisse fotos com celulares. Câmeras dedicadas continuam permitidas - mais provavelmente pelo comportamento deste tipo de fotógrafo em comparação com o fotógrafo de smartphone.
Daí tem o número crescente de pessoas feridas por bisões em parques nacionais dos EUA:
E o já famoso caso do cara que deixou o celular cair no vulcão, tentou recuperar e caiu lá dentro, tendo que ser resgatado:
Creio que veremos cada vez mais proibições de usar smartphones pra fotografar em vários lugares. E pensar que, poucos anos atrás, reclamávamos que em vários lugares se deixava fotografar com celular, mas não com câmera…
E agora teremos fotografia em filmagme com óculos inteligentes, que vai ser toda uma outra coisa…
uma circunstância que também deveria ser cogitado proibir tirar fotos de celular (de repente pode até já ser em muitos lugares e eu não to sabendo) é especialmente em trilhas de montanhas em geral que pessoal fica se pendurando em lugares de altissimo risco pra tirar foto , selfie (tipo daquela mulher que na australia se não me enganho estava dentro de uma cachoeira foi fazer um video de selfie e se esborrachou na queda livre da cachoeira, e por um milagre sobreviveu e só teve algumas fraturas). Ou então podia se cogitar leis/regulaçoes locais do tipo, precisou acionar o resgate pq tava fazendo merda pra tirar foto… multa!!!
Terreno escorregadio… Apesar de eu concordar 100% com multar quem age de forma inconsequente, na prática é bastante difícil demonstrar que houve este comportamento.
Tem um ditado que diz “se tem placa, tem história”. Se todo mundo tivesse bom senso, não seriam necessárias tantas regras.