Xiru, velocidade não afeta no flash, o que afeta é a abertura.
A explicação é bem simples, sua câmera usa um sistema TTL por pré-flash, quando vc dispara antes de ela fazer a foto (milisegundos antes) ela dispara um pré-flash qeu é usado para medir a luz, nesse caso ela dispara o pré-flash, que dispara o flash secundário e mede a intensidade de luz com o flah secundário junto, porém alguns ms depois ela faz a foto com o flash, porém o flash secundário não tem mais carga para fazer a foto (ainda não teve tempo de recarregar), portanto a câmera mede o quadro com muito mais luz do que vai ter disponível (porque o flash não irá disparar na hora que tem que disparar), causando uma consequente subexposição (foto mais escura).
Operar em modo manual funciona em alguns casos onde o flash tbm passa para modo manual, caso contrário além de trabalhar em modo manual vc tbm terá que usar uma fotocélula compatível com pré-flash, existe inclusive um esquema aqui na parte de artigos que mostra como é feito esse circuito.
:mf_tongue: :mf_tongue: :mf_tongue: :mf_tongue: (eu pra mim mesmo…)
Putz, a resposta tava embaixo do nariz. E o pior é que não acho jeito de desativar esse pré-flash… Só o redutor de olhos vermelhos, essse sim dá pra desativar.
Sobre a velocidade: falei dela porque talvez alguém pensaria “ah, decerto na primeira vez tu colocou uma velocidade tão alta que o flash nem iluminou a tempo…”
Numa outra tentativa, ocorreu tudo bem entre a fotocélula e o embutido. Talvez eu tenha mudado a posição da FC, e isso influenciado… É, deve ser.
Caros colegas, o que provavelmente está ocorrendo é que nos modos automáticos
a cam dispara um pré flash para analisar a cena e fazer a fotometria.
Esse disparo ativa o flash auxiliar, o que acaba por confundir a analise da cam
( que interpreta como se a cena estivesse muito mais clara)
e faz com que a foto saia escura.
Para corrigir isto deve-se usar o modo manual, ou o flash da cam no modo manual
(quando houver).
Tem também um circuito de disparo de flash aux. que ignora o pré flash e foi postado na seção de artigos pelo pksato.
Acho que é isso,
Abraços…
Acontece que , com varios meses de uso, eu não fiz dez fotos de modo programado/prioridade. É sempre no manual, e na ocasião também.
Fica a dúvida: mesmo em manual, a câmera faz isso de interpretar que a cena está muito clara e por isso fazer a foto mais escura? Não deveria acontecer…
Bom, obrigado aí pelos esclarecimentos, pessoal! :thmbup: