Flash auxiliar que atrapalha...

Colegas foristas,

Ontem fui ao cartório da São Luis e passei “por acaso” na rua Cons.Crispiniano, onde acabei comprando uma fotocélula para brincar com o flash que tem sobrando em casa (Mirage MV328).

Comecei a testar a FC fazendo algumas fotos com a pequena SD300 e qual não foi a minha surpresa ao ver que as fotos feitas com os dois flashs estão mais escuras que as efetuadas só com o flash da máquina. :boos2:

Alguém ajuda a “iluminar” a solução ?

's


Só com o flash da SD300


Com o flash da SD300 + Mirage c/ FotoCélula

Esses dias eu tive o mesmo problema. Usava o flash embutido com um auxiliar FC. Então coloquei um flash externo no hot shoe, e dai correu tudo bem. Mas o mais estranho é que depois testei novamente com o embutido (se não me engano, com a mesma velicidade de disparo)… e funcionou!

Fróide explica?

Xiru, velocidade não afeta no flash, o que afeta é a abertura.

A explicação é bem simples, sua câmera usa um sistema TTL por pré-flash, quando vc dispara antes de ela fazer a foto (milisegundos antes) ela dispara um pré-flash qeu é usado para medir a luz, nesse caso ela dispara o pré-flash, que dispara o flash secundário e mede a intensidade de luz com o flah secundário junto, porém alguns ms depois ela faz a foto com o flash, porém o flash secundário não tem mais carga para fazer a foto (ainda não teve tempo de recarregar), portanto a câmera mede o quadro com muito mais luz do que vai ter disponível (porque o flash não irá disparar na hora que tem que disparar), causando uma consequente subexposição (foto mais escura).
Operar em modo manual funciona em alguns casos onde o flash tbm passa para modo manual, caso contrário além de trabalhar em modo manual vc tbm terá que usar uma fotocélula compatível com pré-flash, existe inclusive um esquema aqui na parte de artigos que mostra como é feito esse circuito. :slight_smile:

Caros colegas, o que provavelmente está ocorrendo é que nos modos automáticos
a cam dispara um pré flash para analisar a cena e fazer a fotometria.
Esse disparo ativa o flash auxiliar, o que acaba por confundir a analise da cam
( que interpreta como se a cena estivesse muito mais clara)
e faz com que a foto saia escura.

Para corrigir isto deve-se usar o modo manual, ou o flash da cam no modo manual
(quando houver).

Tem também um circuito de disparo de flash aux. que ignora o pré flash e foi postado na seção de artigos pelo pksato.

Acho que é isso,
Abraços…

Foi mal aí :wallbash:
Respondi e depois vi que o Leo já tinha respondido !
Pelo menos acho que não falei besteira… :drinks2:

T+

Obrigado ao Leo e ao Surtão.
Entendi a explicação. Já tinha até conhecimento desse esquema de pré-flash, porém achava que a velocidade seria perceptível ao olhar humano. Ledo engano.

Bem, acho que com a SD300 não vai “rolar”, pois ela é meio semi-automática. Vou tentar com a XT e ver se tem alguma maneira de inibir esse pré-flash.
Vou verificar um feature chamada FEL (Flash Exposure Lock) - checarei o manual quando chegar em casa.

's

Que bom que alguém teve esse problema antes de mim :slight_smile:

Estou esperando chegar minha FZ20 e esse modelo tem hot-shoe. Mas duvido que exista um adaptador para ligar flash externos (tipo aqueles que vão em sombrinha) nesse hot-shoe.

Então pensei nessa solução, um circuito com fotosensor que dispara-se os flashs auxiliares. Mas estava meio receioso de haver um delay muito grande entre o disparo do flash embutido, captura pelo circuito e disparo do auxiliar.

Então realmente é viabel uma solução dessas?

Heheheheh Mas existe sim adaptador de hotshoe para PC Sync. :slight_smile:
E é até comum e barato de se conseguir, a única restrição é que o flash de estúdio usado não ultrapasse e limite de tensão permitido nos terminais.

Xiru, velocidade não afeta no flash, o que afeta é a abertura.

A explicação é bem simples, sua câmera usa um sistema TTL por pré-flash, quando vc dispara antes de ela fazer a foto (milisegundos antes) ela dispara um pré-flash qeu é usado para medir a luz, nesse caso ela dispara o pré-flash, que dispara o flash secundário e mede a intensidade de luz com o flah secundário junto, porém alguns ms depois ela faz a foto com o flash, porém o flash secundário não tem mais carga para fazer a foto (ainda não teve tempo de recarregar), portanto a câmera mede o quadro com muito mais luz do que vai ter disponível (porque o flash não irá disparar na hora que tem que disparar), causando uma consequente subexposição (foto mais escura).
Operar em modo manual funciona em alguns casos onde o flash tbm passa para modo manual, caso contrário além de trabalhar em modo manual vc tbm terá que usar uma fotocélula compatível com pré-flash, existe inclusive um esquema aqui na parte de artigos que mostra como é feito esse circuito. :slight_smile:


:mf_tongue: :mf_tongue: :mf_tongue: :mf_tongue: (eu pra mim mesmo…)

Putz, a resposta tava embaixo do nariz. E o pior é que não acho jeito de desativar esse pré-flash… Só o redutor de olhos vermelhos, essse sim dá pra desativar.

Sobre a velocidade: falei dela porque talvez alguém pensaria “ah, decerto na primeira vez tu colocou uma velocidade tão alta que o flash nem iluminou a tempo…”

Numa outra tentativa, ocorreu tudo bem entre a fotocélula e o embutido. Talvez eu tenha mudado a posição da FC, e isso influenciado… É, deve ser.

Caros colegas, o que provavelmente está ocorrendo é que nos modos automáticos a cam dispara um pré flash para analisar a cena e fazer a fotometria. Esse disparo ativa o flash auxiliar, o que acaba por confundir a analise da cam ( que interpreta como se a cena estivesse muito mais clara) e faz com que a foto saia escura.

Para corrigir isto deve-se usar o modo manual, ou o flash da cam no modo manual
(quando houver).

Tem também um circuito de disparo de flash aux. que ignora o pré flash e foi postado na seção de artigos pelo pksato.

Acho que é isso,
Abraços…

Acontece que , com varios meses de uso, eu não fiz dez fotos de modo programado/prioridade. É sempre no manual, e na ocasião também.

Fica a dúvida: mesmo em manual, a câmera faz isso de interpretar que a cena está muito clara e por isso fazer a foto mais escura? Não deveria acontecer…

Bom, obrigado aí pelos esclarecimentos, pessoal! :thmbup:

Xiru o que pode acontecer que a câmera no manual opera com abertura e velocidade no manual, mas continua operando com o flash em TTL (o que é bastante comum) poucas câmeras passa o flash para carga total quando passam para o modo manual, a maioria continua em TTL, para usar o flash sem o pré-flash ou vc precisa de um flash totalmente manual ou precisa desativar o circuito TTL. :slight_smile:

Certo, Leo, valeu! Já é mais uma peçla qu encaixou no quebra cabeça. Sempre tem muita coisa pra descobrir.

um abraço

Xiiiiiii Xiru !

Tava vendo o manual da F717 e não menciona sobre desligar o TTL do flash.
Mas acho que no modo manual o flash não deve funcionar em automático.

Em todo caso, faça o seguinte:
em modo manual, desligue qualquer automatismo (foco, modo auto flash)
selecione no menu o nível de potência do flash para LOW
Selecione uma abertura em que ocorreria uma subexposição (indicada pelo fotômetro da cam)

Fotografe e veja se deu certo. Faça vários testes mudando as opções e tire suas conclusões.
Se não der certo, então só com o circuito mencionado mesmo.

Espero que ajude,
Abraços…

Legal Leo isso de ter o cabo para hot-shoe.

Sobre o limite de tensão nos terminais, esses terminais são os do hot-shoe?
Não ficou claro isso para mim.

Caso seja, essa informação encontro no manual da camera ou tenho que me armar de multimetro para medir?

Sim, é o limite do hotshoe, é importante ver porque se o flash for de 300V por exemplo e o shotshoe for de 24V pode queimar o hotshoe, se bem que é raro os flashs novos terem esta tensão, massss.

Valeu Leo!

Xiiiiiii Xiru !

Tava vendo o manual da F717 e não menciona sobre desligar o TTL do flash.
Mas acho que no modo manual o flash não deve funcionar em automático.

Em todo caso, faça o seguinte:
em modo manual, desligue qualquer automatismo (foco, modo auto flash)
selecione no menu o nível de potência do flash para LOW
Selecione uma abertura em que ocorreria uma subexposição (indicada pelo fotômetro da cam)

Fotografe e veja se deu certo. Faça vários testes mudando as opções e tire suas conclusões.
Se não der certo, então só com o circuito mencionado mesmo.

Espero que ajude,
Abraços…


Vou tentar mesmo Surtão! dai te digo aqui se funçou… mas também, se não der certo, tudo bem. Geralmente eu ponho flash no hotshoe mesmo… qdo uso o embutido é só pra algum prenchimento fulero, sem grandes caprichos. Qdo uso o FCéliula, dai é junto como externo mesmo.

abraço!

Sobre o limite de tensão nos terminais, esses terminais são os do hot-shoe? Não ficou claro isso para mim. Caso seja, essa informação encontro no manual da camera ou tenho que me armar de multimetro para medir?
Cuidado especial com esse negócio de tensão!

P.ex., a tensão suportada pela XT é de apenas 6 V. Por curiosidade, medi a tensão de disparo do flash Sigma: 4 V, portanto abaixo da voltagem da sapata.
Mas, o outro flash, Mirage MV328, nunca ligaria direto na sapata, pois tem voltagem de disparo de 230 V, medida por mim.

's

Helix, as Canon são 8V de tensão suportada de disparo. :slight_smile:

Pessoal,

Agora consegui ver os dois flashs. Não, não tenho olho de mosca (processa quase o triplo de quadros/s que um ser humano). :mf_w00t2:

Fiz o seguinte: deixei o flash na 2ª cortina e Tv com 1". Daí é só disparar e ver logo no início o pré-flash, que é mais fraco, e 1 segundo depois o flash pra valer.

Bem, não consegui desabilitar isso com o flash da XT, mas quando coloco o Sigma regulado para manual (em H ou L) não acontece o pré-flash. Foi o contorno até agora.

Maldito TTL. :boos2:

Continuo os experimentos.

's

Marco.

E como contornar esse problema do Flash externo ter uma tensão muito maior que o suportado pelo hot shoe?