flash deixando rostos muito brancos

Não tenho certeza se esta é uma questão de técnica ou de câmera mesmo, mas as fotos noturnas, ou mesmo diurnas em ambientes fechados que tiro com flash com cameras compactas simples da samsung e da sony deixam os rostos das pessoas muito brancos… Geralmente onde está o problema?

É o flash pop up da câmara ?
Use um difusor DIY nela e poste aqui o resultado.

Segue um exemplo…

Não, estou falando de compactas simples, com flash acoplado no corpo da camera expostos o tempo todo, sem pop up…

O problema é o equilíbrio de branco (WB), acredito. ==> Getting the White Balance Right for Neutral Colors
A temperatura das cores muda com o flash. Pode ser resolvido ajustando-se o WB no software editor de imagens que possivelmente veio com a câmera ou em outro editor, como Photoshop.

Uma alternativa um pouco mais difícil seria trabalhar com os canais de cores, fazendo ajustes manuais em cada frequência até um resultado próximo à realidade da cena. Qual o modelo da Sony?

Também tenho esse problema com uma cybershot w320. Só com um editor se consegue acertar isso?

Então, depende do modelo (por isso perguntei). Tem compacta que permite configurar o WB antes do clique - já que só gravam em JPEG.

Tem algum exemplo de foto com rosto mto branco?

Olha, pela descrição do autor, esse “branco” não se refere à temperatura de cor.

É luz estourada mesmo:

Isso é causado geralmente, porque o fotometro das camerazinhas é ruim de serviço, e por ver o breu à sua frente, joga um monte de luz e ignora os rostos das pessoas.
Experimenta fotografar mais de longe, e usa o zoom pra aproximar o assunto. Muito provavel que melhore. :slight_smile:

É, se for estouro, aí fica difícil… :frowning: Tomara que não seja.

Isso, posta um exemplo pra gente! :ok:

pra mim, flash de câmera compacta era melhor que não existisse, assim a câmera sairia mais barato pra comprar… rs…

provavelmente é caso de estouro… bem complicado ter resultado bom em ambiente de pouca luz com esses flashs…

pra melhorar, tire do automático (se tiver função pra isso) e aumente um pouco a sensibilidade ISO. vai fazer o flash disparar mais fraco e atenuar um pouco o problema.

fotografar de mais longe um pouco puxando o zoom como o Mike comentou também ajuda.