Flash Ligado = ISO baixo???

Pessoal,

Sou iniciante com flash externo e tenho uma dúvida:

Ao ativar o flash para um evento noturno ou pouco iluminado (como uma festa de aniversário de noite, ao ar livre) devo aumentar a potência do flash e diminuir o ISO ou manter o ISO em um nível aceitável e o flash na potência normal?

Estou em dúvida porque tirei fotos de um aniversário, com as pessoas na mesa, e senti as fotos ficaram muito parecida com fotos tiradas por compactas cyber-shot, mesmo apontando o flash para cima com aquele rebatedor que vem no flash aberto. Nessas fotos, utilizei o TTL do flash, abaixei o ISO para 100 e potência 1/1 no flash.

Provavelmente essa impressão se deu porque o fundo ficou escuro.

Lembre-se que o flash tem um alcance relativamente pequeno, e a intensidade da luz decai muito rapidamente com a distância. Usando um ISO muito baixo, o flash vai disparar com intensidade para iluminar o que está em foco, normalmente o primeiro plano. Atrás dele, a luz não vai alcançar e vai continuar escuro, dando a impressão de foto de compacta.

Não existe regra, vá experimentando até chegar ao ponto que vc gosta. Fotografe em RAW para ter maior controle na redução de ruído na pós. E não esqueça de olhar o resultado impresso, olhar fotos em 100% no monitor não vai adiantar muito.

Eu daria como ponto de partida ISO 800 para fotos com flash em ambiente com uma boa iluminação ambiente.

Não entendi, usou ttl ou usou potencia manual definida em 1/1?

Iso alto ajuda o flash a reciclar mais rápido alem de não drenar as baterias.
Eu sempre uso 800 ou 1600 em eventos noturnos.

Coloquei no MODE “TTL” e, nos botões + e - alterei deixei a potência em 1/1… pelo menos foi isso que eu entendi…
Eu acho que estou fazendo alguma coisa errada rsrsrrs já até comprei, ontem, o livro “Flash Dedicado”, do Neil van Niekerk, pra ver se consigo entender melhor o significado de cada coisa e evitar de fazer besteiras rsrsrrsr