uahauh deixa pra lá… =o)
Neocosmo, voce precisa medir a tensão do flash com um multímetro e depois ver no manual da câmera se é compatível.
Hunm... tb fiquei com dúvidas... Tipo, como vou saber se o flash que estou usando é de baixa ou alta tensão?http://www.botzilla.com/photo/strobeVolts.html
Montei o circuito passado pelo Elder e funcionou perfeitamente.
O esquema é este aqui:
Muito simples de montar e com custo baixíssimo. Vale a pena para quem quer gastar pouco ou aproveitar um flash de alta voltagem que em outras circuntâncias ficaria “aposentado”. A voltagem na sapata após a alteração ficou em menos de 3v, com corrente baixíssima. Em vez de bateria dedicada, usei duas das quatro pilhas do flash para alimentar o circuito.
Paguei R$35 no flash(usado, bem simples) e gastei cerca de R$4 nos componentes para montar o circuito. Custo total: R$39 ![]()
RuleZ !
Teria um circuito para fazer um disparador de flash via fotocélula ?
legal, mas pô Ripper, não dá pra desvendar um pouco o hieróglifo eletrônico aí em cima? :o
Puxa.!
Muito bom o seu esquema… só que não entendi nada… hehehe
![]()
No caso, vc fez uma plaquinha e colocou no flash “genérico” que vc comprou - na parte das 4 pilhas, mas vc fez com 2 pilhas?
(desculpe a ignorância)
Ah, e qual o resultado final?
O flash superou suas expectativas?
Tipo, se eu te pagar, vc num faz um flash desses pra mim?
(além do custo, quanto vc iria querer de comissão? se é que vc pode fazer outro desses…)
Bom, todo o caso, depois vc me fala.
Abraços,
Renato
Teria um circuito para fazer um disparador de flash via fotocélula ?
Seria isso que vc quer? : )
Bem, tentei “traduzir” o esquema para algo mais compreensível! Hehehhe
O circuito é bem pequeno, e não montei em plaquinha não, fui soldando um componente no outro mesmo, e usando fios. Depois isolei com fita isolante, enfiei tudo dentro do flash, e liguei no compartimento de pilhas, só que usando apenas duas.
O componente principal aí é o acoplador(ou isolador) ótico MOC 3021(pode ser 3022 ou 3023), que serve para isolar as duas partes do circuito.
Renato, de onde você é?
Mineiro, era isto mesmo !
Obrigado !!
hunm… interessante… mas eu “mal sei fazer contas” de física, muito menos fazer o esquema … hehehe
Mas muito obrigado pelas dicas… :lol:
Renato, de onde você é?Eu sou de Mococa, interior de SP. A cidade fica entre Rib. Preto e Campinas, só que ao invés de ficar no meio do mapa, fica no canto direito - perto de minas gerais, (vamos dizer assim).
Então, eu fiquei intessado no seu “engenho”… se depois vc tiver tempo para fazer outro, você me fala. ![]()
Abraços,
Renato
esse tópico veio a calhar … pelo menos para mim.
Tava preocupado, pois não queria gastar um rio de dinheiro num flash. Penso em usar só como rebatedor, já que o da FZ20 tem um alcançe de 7m.
Fabiano
Fala Renato. Bem, o “engenho” não é meu hehehe
Algum gringo inventou(na verdade é algo bem simples para quem conhece eletrônica), e o Élder aqui do fórum me passou o esquema. Não conheço bem eletrônica, mas tenho uma noção de elétrica, pois meu pai trabalhou com isso por muitos anos.
Eu poderia fazer um pra você sim, o problema é que sou do Rio.
Vende no mercado livre que vc vai ganhar um bom dinheiro… o cara paga o frete e voce so envia ![]()
Se o flash de estúdio for de baixa tensão pode usar a sapata sem menor problema, senão é importantíssimo o uso de acopladores óticos, pq os flashs de estúdio não são brincadeira, quando eles operam em alta tensão eles fritam a câmera em poucos disparos (diferente dos a pilha que demoram um tempo maior para queimar o equipamento).Leo,
um flash de estúdio q não seja de baixa tensão, sendo usado no contato PC da câmera (EOS 5) oferece risco à câmera? sempre tive essa dúvida e como nunca usei esse PC da cam…
agradeço a quem mais puder restonder tb!
valeu pessoal
Ripper, valeu pela traduçaõ! agora deu pra entender!
Olha o 420EX não controla escravos, vc precisa de pelo menos um 580EX ou 550EX.Minha cam. é uma Rebel 300D. Tenho interesse em comprar o flash Sigma 500 DG ST. Leo, vc sabe dizer se ele controla escravos como o Speedlite 550EX e se posso usar o Sigma na sapata e outro mais simples como auxiliar?
Opa!
E ae Ripper?
Blz?
Então, sobre você ser do Rio, não tem problemas, aliás, tem um pouco, mas tudo se resolve nos correios…
Bom, se fosse para você fazer um flash desses para mim, quanto cobraria?
Te pago os materiais, o seu serviço e o frete.
Se tiver interesse (e quiser me ajudar heheh), deixe seu email aí pra gente combinar ou então, me mande um tb em renatoventura@uol.com.br
Abraços,
Renato
Claudio,
Sigmas não controlam Canons nem vice-versa… Acho que o melhor seja, pelo custo beneficio, uma Sigma 500 Super… E depois voce adquire, caso necessite, um 500 ST que pode ser controlado pelo 500 Super…
Mas eu acho que o ST inicialmente tá de muito bom tamanho!}
Abraço,
Fernando
Claudio,
Sigmas não controlam Canons nem vice-versa… Acho que o melhor seja, pelo custo beneficio, uma Sigma 500 Super… E depois voce adquire, caso necessite, um 500 ST que pode ser controlado pelo 500 Super…
Mas eu acho que o ST inicialmente tá de muito bom tamanho!}
Abraço,
Fernando