Ultimamente tenho usado um radio bem simples, o YN 603c, nos casamentos que tenho fotografado. Monto o flash nesse radio, posiciono o tripé e faço uns testes antes do casamento começar. Porém, em muitas situações, preciso controlar a potência e como o radio não é TTL e não tenho controle no menu da câmera, acabo ficando limitado. Sem contar que o TTL mesmo, em muitas situações, seria de grande ajuda.
Penso em comprar outro radio, que seja TTL para facilitar em algumas situações e que me dê controle total no menu da própria câmera. Penso em 01 flash remoto, talvez 02 (face a face nos salões de festa).
A dúvida… o barato YN 622c dá conta do recado ou tenho mesmo que investir nos caríssimos RadioPopper, Digi 8, Pixel King etc… ?
Quais as diferenças práticas entre eles?
O YN622C vai servir exatamente para o que você quer. E outra, além de funcionar como TTL e HSS, ele funciona em modo manual, ou seja, você pode, pelo menu da câmera, regular a potência do flash. Se tiver usando mais de um flash pode configurar a potência de cada um dos grupos direto pela câmera também.
De fato, prefiro o radio pelo fato de não me limitar quando há obstáculos entre a câmera e o flash.
Por que será que o pessoal gasta mil reais pra mais num radiopopper se pode gastar 300 no YN?
Há diferença na transmissão do sinal radio ou é por acréscimo de outros recursos existentes nesses radios mais caros? :ponder:
Amigo, eu uso o YN 622c, e vou te dizer… Adoro, hehehehe.
Não falha nunca, é rapidinho pra aprender, se você tem uma camera a partir da 40d, e um flash EXII ou YN, que seja TTL, vc controla o flash pelo menu da camera.
Como eu uso o flash sempre manual, altero a carga rapidinho, sem depender de assistente, hehehe.
Eu recomendo de olhos fechados.
OBS: Na minha assinatura tá 550EX. Ele só funciona no manual, com ajuste no flash. Os 430 e 580 EX também são assim.
Todos os “EXII” e o 600ex funcionam através da camera.
Atualmente to usando um 430 EXII, funciona filé.
Abraço.
Beleza, Mike Castro!
Vi as fotos no seu blog e são muito boas!
Pretendo comprar dois YN 568ex II para usar com os radios. Na câmera deixo o Canon 580ex II.
Vou acabar comprando esse radio da YN mesmo, o 622c. Um kit com 3 transceptores já será mais que suficiente pra mim, poderei explorá-los bastante durante um bom tempo.
Então, com esse esquema de luz não tem como dar errado, hein.
Eu mesmo já to pra encomendar um kitzinho a mais pra mim, gostei muito desse radio.
Meu ex-patrão tinha um Popper, achava ele uma bela bosta, pra funcionar, tinha que ester com o flash em cima da camera, etc… Era horrível e caro pra caramba, ainda por cima, hehehehe
Eu particularmente, não uso mais flash na camera. To até “desaprendendo” como se usa, kkk
gosto daquela luz que você viu nas minhas fotos, meu próximo passo é treinar um 2º assistente pra fazer iluminação “contra” aí o negócio fica louco, hehehehe…
Sim, tenho feito todos os meus trabalhos assim…
Casamento:
Aniversário 15 anos:
Aniversário infantil:
Abraço.
Cara, deixa eu ver se é isso que vc perguntou:
Ao comprar um kit, vem dois tranceptores. Tem esse nome porque ambos funcionam como transmisso e receptor.
O que você colocar na camera já fica como transmissor. E o do flash, fica como receptor. Você pode usar qualquer um pra qualquer função.
Só o canal que tem que ser o mesmo.
Aê garoto, acho que é isso mesmo. Eu ia comprar um ST-E2, mas acho que esse vale mais a pena…você tem só um kit?
E será que vende só tranceptor separado?
Não sei se existe ou qual é a diferença de valor entre o 568EX II e o 568EX I, mas a única diferença entre eles é o II funcionar como master por controle ótico, se você vai usar sempre ele como slave ou com o YN622 vai pagar a mais pra não usar o recurso nunca.
Cara, não mexe com ST-E2 não, é zica braba, hehehe… ele usa o sistema ótico “master/slave”, falha que é um horror, tem que ficar em determinada distância e angulação, etc…