Flash X redutor de olho vermelho

Tenho uma Sony DSC-H1 que é meio lenta para tirar fotos (acho que é o que se chamam de “shutter lag”), um lapso - algunas frações de segundo - entre o acionamento do disparador e tomada de imagem. Quando se usa o flash em modo “redutor de olho vermelho”, o shutter lag fica pior, muitas vezes o assunto já saiu do foco. Além do mais, o redutor de olho vermelho nem sempre apresenta um resultado satisfatório.

Para sanar esta demora, deixei o flash em modo normal e não é que houve uma melhora notável??!! Porém, a maioria das fotos parecem ter tiradas de uma festa de vampiros - um desfile de olhos vermelhos.

Gostaria de saber como vocês fazem: usam realmente o flash no modo redutor de olhos vermelhos ou usam o flash no modo normal e preferem depois fazem um tratamento por software? Tenho a impressão de que a maioria dos fotógrafos “profissionais” (desses contratados para os casamentos) usam flashes no modo normal mesmo ou estou equivocado?

dos outros eu não sei…

mas eu prefiro tirar os olhos vermelhos depois… Esse pré-flash nunca me agradou em nada.

Sobre os profissionais, é que com a reflex tu vai usar um flash externo bem distante da objetiva, então não sofre muito com o problema de olhos vermelhos… Se tirá-lo do eixo vertical da lente então, melhor ainda. Mas resumindo, o importante é que o flash esteja longe da lente, assim os olhos não irão refletir a sua luz diretamente pra objetiva. Já quando vais usar o flash embutido, não tem jeito, só usando o redutor de olhos vermelhos mesmo :confused: