Após longos 90 dias de espera chegou em casa o tão esperado FlashAir da Toshiba que eu havia encomendado na DX, fiquei muito feliz com o resultado e resolvi compartilhar a experiência.
Para quem não conhece o FlashAir ele é um cartão de memória no formato SD que pode ser colocado em algumas câmeras compatíveis com estes sistema (Eye-Fi) e oferece a possibilidade de acessar seus dados na máquina fotográfica sem a necessidade de utilizar cabos.
Depois de colocar o cartão basta ativar o recurso na câmera e acessa-lo através de um celular, computador ou tablet. É necessário instalar o programa do cartão em seu dispositivo, no meu caso uso um Android.
Automaticamente depois do logon no cartão são exibidas miniaturas da imagem e ao clicar ela é transferida para seu dispositivo quase que instantaneamente. Eu havia visto em alguns locais que era demorado para transferir os dados mas fiquem muito satisfeito ao ver o desempenho do aparelho.
A praticidade dessa ferramenta, bom eu posso mandar as fotos para meu telefone e enviá-las por e-mail ou para uma nuvem e armazenar o arquivo de forma muito mais prática, ja que não tenho que ficar caçando cabos ou tirando o cartão da máquina.
Existem inúmeros cartões desse tipo por ai como o ezShare, Eye-FI, PQI-air etc …
Para quem quiser aguardar uma vida pela chegada e pagar as amargas taxas que podem ser cobradas pelo alfândega e pelo correio eu indico esta ferramenta.
Tenho um, mas quase não uso.
Comprei pra usar na E-PM1 e por azar não funciona direito nessa câmera.
Segundo esse guia, a estrutura da câmera torna a transmissão difícil.
Provavelmente por causa da quantidade de metal no slot do cartão.
Comprei o melhor Eye-Fi pra usar numa T2i mas não gostei. Minha intenção era facilitar a transferência das fotos para o PC. Mas demorava uma cara e acabava com a bateria. Isso com jpg, com raw então era impossível, uma carga completa não era suficiente para descarregar as fotos de uma tarde no parque.
Talvez para a finalidade de visualizar no celular seja mais interessante, não cheguei a experimentar muito porque comprei outra câmera.
Com o relato do colega talvez eu me anime de usar de novo esse brinquedo, está lá empoeirando.
Estou usando uma Fuji HS50EXR, é fundamental pesquisar se sua câmera da suporte aquele ao cartão específico que você vai usar porque podem ocorrer incompatibilidades.
Eu uso para passar apenas poucas fotos para o telefone e enviar para uma nuvem e acessa-lo depois para editar, eu não cheguei a fazer o teste para mandar todas as fotos mas deve ser mais demorado mesmo.
Acho que é ideia é um acesso rápido mesmo e a possibilidade de compartilhar os arquivos com facilidade. No caso de querer passar umas 1000 fotos para o computador eu nem pensaria 2 vezes, colocaria o cartão direto no micro.
a canon 70D já tem wifi direto na camera, acho bem demorado passar pro pc e consome mta bateria, agora em jpg normal pro cel é bem tranquilo, acho que esse procedimento via cartao deva ter o mesmo problema.