Flashes fora da sapata

Bom dia pessoal,

É o seguinte nunca fotografei eventos usando o flash dedicado fora da maquina,
todo evento só fotografo com o yongnuo acoplado na minha 50d.
Pois ainda tenho muito medo de me embanar com ele fora da sapata kkkk.
fotografo apenas num pequeno stúdio que eu tenho em casa com duas tochas
atek, com radio yongnuo 622c.
Mais olhando alguns videos de making off de fotógrafos aqui de imperatriz ma,
percebi que eles fotografam com dois flashes dedicados acoplados cada um em um tripé
sendo disparados com o rádio.
É colocado um flash em cada lado da igreja rabatendo totalmente no teto.
a minha dúvida é a seguinte no caso desse esquema de iluminação precisa ter um
flash acoplado na máquina para luz de preenchimento?
Sei que cada situação requer um tipo de iluminação, mais como nunca fotografei dessa forma
e não tenho coragem de me arriscar no escuro. Gostaria de dicas do pessoal que conhece
esse esquema de iluminação!

Desde já agradeço a todos!

Rafael,
eu quase sempre fotografo com esse esquema de luz: um flash de cada lado da igreja rebatendo luz no teto ou na parede, próximos ao altar. Um, pouco à frente dos noivos. Outro, pouco atrás. No início da cerimônia (entrada dos noivos, padrinhos etc) aponto um dos flashes para a nave central.
Frequentemente tenho usado um terceiro flash na nave lateral.
Gosto da luz que tenho obtido com esse esquema.

Alguns exemplos:

Nesta aparece um dos flashes sobre o tripé:

Quando o tripé pode atrapalhar a passagem ou ficar muito exposto, eu arrumo algum apoio para o flash.

:ok:

padilhadim,

Ficaram boas, mas flash no teto não me agrada.
A luz de cima para baixo deixa sombra nos olhos.
Vc deixa alguém para mover os flash ou trabalha só?

vangelismm,
trabalho com outro fotógrafo, mas sem assistente de iluminação.
Neste caso, os assistentes são os tripés e as paredes.

:ok:

Também uso o flash fora da sapada, mas gosto da luz atingindo diretamente o assunto/modelos.


by , on Flickr


by , on Flickr


by , on Flickr

Existem muitas formas de se trabalhar com o flash fora da câmera, em tripés, com assistente, rebatendo nas paredes, etc… Não há uma receita de bolo. Você vai ter que experimentar, e ver o que te agrada mais.
No meu caso, eu uso apenas um flash, direto, em modo manual, acionado via rádio e com assistente.
No último ws que ministrei sobre o tema, muitos tiveram dúvidas como a sua. Por isso, no ws que farei em maio, já me programei pra falar sobre isso.

:ok:

Boa noite a todos é esse esquema aí mesmo dim
eu vou esperar um evento de algum parente pra
testar e ver como vou me sair.

O método do Mike também é muito bom mais aí
precisarei ter dispesa com um assistente e o que
é pior o assistente vai ter ainda que pegar o jeito
na questão de posicionar o flash e tal.
Por isso eu me interessei muito por esse metodo de
usar dois flashes em tripés que pelo o que me parece
é muito prático e sei que tem muita gente querendo
fazer dessa forma.
Mike tenho visto as fotos dos ws que vocês fizeram
aí, cara eu fico só na vontade, moro no Tocantins aí
não dá pra mim.
Rapaz o unico professor que eu tenho é o fórum e que
tenho aprendido demais e o resto é praticando mesmo.
Larguei a música pela fotografia, e falo a vocês “tenho
sofrido mais do que suvaco de alejado”.

O Frankie Costa usa muito flash fora da camera apontado direto pro assunto, sem modificadores.
E ele geralmente faz o casamento sozinho.

tem gente q trabalha com tocha virada pra cima,no caso de casamentos,para fotos no altar…ai ja nw sei sobre as sombras.Meu irmao usa tipo de um monope,com suporte para dois flashs,usa em ttl e direto,mas no ultimo q fui com ele,vestido lilas no lcd ficou meio azulado kkk fora q o ttl erra demais ou ele q nw regula direito