Foco Manual

Bom dia pessoal.

Pesquisei aqui no fórum e não encontrei um tópico especificamente sobre o “foco manual” encontrei alguns trechos apenas… Caso esteja errado, por favor, façam o que dever ser feito pelas regras do fórum ok, e desculpe se coloquei no lugar errado.

Bom após 2.897 cliques com minha Nikon D5100 estou começando a me sentir seguro para usar o foco manual da mesma. As primeiras que fiz não ficaram boas então parti para o automático e me preocupei com outras coisas. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas duas formas de foco - o automático e o manual – as vantagens, desvantagens, se os profissionais usam mais o manual do que o automático… Pelo que andei lendo acredito que o foco manual nos dá uma possibilidade melhor de desfocar e focar de forma pessoal a cena, não?

Abraço a todos.

Foco manual eh para quando vc tem tempo de focar e deseja desfocar algo proximo da lente. Ex: alguem de costas para a camera, apreciando uma bela paisagem. A pessoa desfocada a frente da paisagem focada. O foco automatico sempre foca a pessoa, nesse caso. Entao vale a pena desligar o foco automatico e ir pro manual, nesse tipo de foto.

Outro caso, seria “um foco misto”: varias lentes permitem q se altere o foco no anel de foco apos a confirmaçao do foco automatico. Vale a pena entao dar uma mexida no anel de foco para se focar o q se deseja. Ex: ao focar um passarinho numa arvore, o foco pega um galho a frente do passaro. Se corrige isso no anel de foco e bate a foto. Nem toda a lente permite esse tipo de recurso ( mover o anel de foco no modo automatico ).

De maneira geral, quando se quer focar algo q se estah mais distante ( o foco automatico tende a focar o q estah mais proximo da lente! ) da camera, vale a pena o modo manual ou “misto”, se a lente permitir.

Cenas de muito movimento, como esportes, animais em movimento, automobilismo, crianças correndo, um bom foco automatico eh mais interessante. Uma boa excessao eh quando se prevê a posiçao do assunto antes da foto e se espera o assunto alcançar a posiçao desejada. Tenho uma tamron 500mm mecanica e usei esse recurso varias vezes.

mad666, a minha lente só tem o A M o que vc fala de misto é o M/A M, no futuro comprarei uma dessa. Um tipo de foco que gosto é o que está na frente desfocado e o fundo nítido, uma pessoa, um animal etc.

Uma paisagem bonita e uma pessoa desfocada a frente, de costas, eh uma foto clichê mas q normalmente fica bem bonito.

Blza mad666, vou começar hoje a fotografar com o foco manual e tentar fazer boas fotografias, obrigado pela disseminação de conhecimento :slight_smile:

:ok:

Boas fotos e poste-as na galeria pra gente dar uma conferida, ok?

Bem explicado Mad666. :ok:
Eu uso dos dois modos.
Geralmente, quando dá tempo, uso no manual.
Mas não tenho nenhum problema em usar no automático tbm…

Vou postar sim! Deve ser legal a lente focar automático e vc poder modificar aquele foco :ponder:.

Deve ser legal mesmo …
Mas se a lente não tiver uma grande variação não faz muito sentido … faz? :ponder:

Variaçao de que? :ponder:

Range.