Foco Manual

Bom dia pessoal.

Pesquisei aqui no fórum e não encontrei um tópico especificamente sobre o “foco manual” encontrei alguns trechos apenas… Caso esteja errado, por favor, façam o que dever ser feito pelas regras do fórum ok, e desculpe se coloquei no lugar errado.

Bom após 2.897 cliques com minha Nikon D5100 estou começando a me sentir seguro para usar o foco manual da mesma. As primeiras que fiz não ficaram boas então parti para o automático e me preocupei com outras coisas. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas duas formas de foco - o automático e o manual – as vantagens, desvantagens, se os profissionais usam mais o manual do que o automático… Pelo que andei lendo acredito que o foco manual nos dá uma possibilidade melhor de desfocar e focar de forma pessoal a cena, não?

Abraço a todos.

Foco manual eh para quando vc tem tempo de focar e deseja desfocar algo proximo da lente. Ex: alguem de costas para a camera, apreciando uma bela paisagem. A pessoa desfocada a frente da paisagem focada. O foco automatico sempre foca a pessoa, nesse caso. Entao vale a pena desligar o foco automatico e ir pro manual, nesse tipo de foto.

Outro caso, seria “um foco misto”: varias lentes permitem q se altere o foco no anel de foco apos a confirmaçao do foco automatico. Vale a pena entao dar uma mexida no anel de foco para se focar o q se deseja. Ex: ao focar um passarinho numa arvore, o foco pega um galho a frente do passaro. Se corrige isso no anel de foco e bate a foto. Nem toda a lente permite esse tipo de recurso ( mover o anel de foco no modo automatico ).

De maneira geral, quando se quer focar algo q se estah mais distante ( o foco automatico tende a focar o q estah mais proximo da lente! ) da camera, vale a pena o modo manual ou “misto”, se a lente permitir.