Formato da foto

Olá, amigos.

Sou novo aqui no Forum, e gostaria de pedir uma opinião a vocês: uso uma Canon SX60 HS, embora eu tenha uma Canon t3i também. Uso mais a SX60 por conta do zoom, já que pássaros é um dos meus temas prediletos.

Quanto ao formato da foto, um fotógrafo aqui da minha cidade me recomendou utilizar 4:3. Só que eu venho utilizando 16:9 desde que iniciei. Tenho observado no Flickr, onde tenho um álbum, que o pessoal lá está usando mais o 4:3. O que vocês acham? Obrigado pela opinião de vocês. (eu vi um tópico como esse de 2011, mas fui aconselhado a abrir um novo. Realmente, as tendências podem mudar de lá para cá)

Desde já, muito obrigado.

Marcus

Vai do seu gosto… Tanto faz desde que lhe agrade

eu, por exemplo, uso o padrão 3:2 qualquer foto que seja. No máximo eu dou um crop pra deixar mais wide. Seja 16:9 ou 2.25:1

Provavelmente a sua câmera deve cortar a imagem original pra deixar 16:9 então tire a foto com a resolução nativa (ratio original do sensor da câmera) e vc corta na pós produção se achar necessário. Melhor vc ter o controle. Pode ser que em alguns anos vc acabe mudando de gosto, etc. Aí pelo menos vc tem os arquivos originais intactos.

Lee, obrigado pela explicação. Vou experimentar sua idéia do 3:2. Abraço.

2x

Mantenha sempre o máximo que puder, seja tamanho, qualidade, para depois, se ou quando for o caso, cropar ou reduzir conforme precisar.

Não deixe a câmera reduzir, resumir ou traduzir nada por vc, exija sempre o máximo dela.

O formato que melhor encaixa com o enquadramento da foto.

Foda-se a tendencia ou como fulano faz.

Em que tipo de mídia suas fotos serão vistas primariamente? Para smartphones, tablets, e demais aparelhos em que é possível rotacionar a tela, usar 16:9 aproveita melhor o espaço da tela, tanto para fotos horizontais como verticais. 16:10 também não fica tão ruim.

Não sei como você está conseguindo achar fotos em 4:3 no flickr, só as câmeras amadoras utilizavam 4:3, acho que você confundiu com 3:2.

1:1 também é interessante.

Claro que, o ideal é tratar toda a foto no formato original e deixar para cropar na exportação.

4:3 do flickr deve ser tudo de celular.

Olímpus tb é 4:3.