Pessoal, este é um tema antigo ainda tenho algumas dúvidas a respeito.
Sou amador e nos meus passeios fotografo sempre em raw com a camera e em jpg com o celular. Ao retornar importo separadamente as fotos raw e jpg em pastas distintas no FastStone. Após editar um arquivo jpg, salvo também em jpg, na mesma pasta do arquivo original adicionando -2 ao nome do arquivo para evitar conflitos.
O arquivo fica:
[nome].jpg
[nome]-2.jpg
Entendo que o jpg original está sendo preservado, sem degrada-lo.
Edito os arquivos raw no Affinity Photo e salvo sempre como tiff, também na pasta original para posterior impressão ou postagem na WEB
O arquivo fica:
[nome]_CR2
[nome]_TIFF
Não existe certo ou errado, e sim o modo de trabalhar de cada um. O que pode funcionar bem para um pode não funcionar para outro.
A única dica que dou é não ficar editando jpegs sucessivamente pois a qualidade da imagem é degradada por causa da compressão.
Mas ao meu ver tem uma etapa aí meio que desnecessária, não faz muito sentido guardar o raw e o tiff a não ser que tenha uma razão muito boa pois dependendo acaba ocupando muito espaço em disco. Eu não curto ficar editando jpegs.
E se por algum motivo precisar editar sucessivamente um JPEG, antes de começar, converta para TIFF e faça o tratamento necessário. Ao finalizar converta novamente para JPEG e descarte o TIFF. Assim evita a compressão do padrão JPEG toda vez que salvar a imagem.
Pessoal,
Agradeço a atenção e as respostas ao meu questionamento. Especificamente ao AFShalders, confesso que também sempre fiquei em dúvida sobre manter tiff e raw no arquivo, até hoje faço isso 'porque alguém disse há anos" Talvez seja melhor descartar os arquivos tiff após impressão ou postagem e preservar apenas o raw. Obrigado a todos!
Ele usa o Affinity, pode deixar no formato nativo dele se precisar no caso de uma manipulação muito grande como você mencionou. Isso garante que ele possa voltar atrás, refazer, etc.