:thmbup: FOTOS COM FUNDO DESFOCADO ( FOTOS CLOSE-UP DE ROSTOS OU FLORES ).
Gostaria de receber dicas de como fazer fotos com fundo desfocado com essas câmeras digitais que normalmente tem a objetiva com a abertura máxima de 2.8. Com as antigas câmeras de filme era mais fácil pois as lentes tinham a abertura máxima de até 1.4.
Tenho uma câmera Panasonic FZ-30 e uma Casio Z-120 (7.2 MP) para carregar constantemente.
- Use a maior abertura possível;
- Use o maior zoom possível;
- Procure dar a maior distância possível entre o assunto e o fundo a ser desfocado.
Uma coisa que ajuda também é voce se aproximar ao máximo do objeto que vc deseja fotografar, isso diminui o DOF.
Abraço,
Fernando
Prezados Gustavo e Fernando,
obrigado pelas dicas. Estarei fazendo alguns testes e postarei em breve o resultado deles. Um forte abraço.
Na FZ30 é barbada.
- tome uma boa distância do assunto;
- aumente o zoom a gosto, verificando no visor se já obteve o desfoque desejado;
Baixando a resolução, o zoom da FZ30 passa dos 20x se eu não me engano, então fica fácil fazer desfoques absurdos do fundo, basta andar um pouco para trás
Nakinha, não havia visto que vc usava uma FZ30, um truque para conseguir um desfoque absurdo nessa cam é utilizar o supermacro ou telemacro (coloque em modo macro e em todo zoom), ela vai focar na metade da distância necessária normalmente e a profundidade ficará bem reduzida.
Na FZ30 é barbada.
- tome uma boa distância do assunto;
- aumente o zoom a gosto, verificando no visor se já obteve o desfoque desejado;
Baixando a resolução, o zoom da FZ30 passa dos 20x se eu não me engano, então fica fácil fazer desfoques absurdos do fundo, basta andar um pouco para trás
Francisco…
A melhor forma de conseguir desfoque é se aproximar ao máximo do objetivo e não afastar-se dele. Se vc prestar atenção, uma distancia maior do objetivo propicia um DOF maior também.
A idéia do Zoom é pq ele facilita o desfoque tbem!
Abraço,
Fernando
pergunta de leigo: as dicas que vcs dão pra Fz30 valem pra FZ20, certo?
Fernando Paes: correto, me expressei mal. Na verdade, só falei para ela se distanciar do assunto para conseguir enquadrar direito e conseguir focar.
Dois problemas de se fotografar com teles longas: obter foco perto do assunto e enquadrar. O ideal é tomar uma boa distância e ir se aproximando até obter o enquadramento ideal.
Abraço.
A melhor forma de conseguir desfoque é se aproximar ao máximo do objetivo e não afastar-se dele. Se vc prestar atenção, uma distancia maior do objetivo propicia um DOF maior também.A idéia do Zoom é pq ele facilita o desfoque tbem!
Acho que o Francisco quis dizer de se afastar o máximo do objeto e dar um zoom até “chegar” nesse objeto. Aí sim vc consegue mais desfoque do fundo do que chegar perto da pessoa e nao usar zoom.
Me corrija Francisco se eu estiver errado (!)
omeleteman, sim as dicas funcionam para a FZ-20.
Abraço,
Marcelo: é isso mesmo. Ficando muito próximo do assunto, não é possível usar um zoom grande. Ou, caso seja usado um zoom grande próximo do assunto, talvez não seja possível focar ou, mesmo que o assunto seja focado, o objeto a ser fotografado pode estar mal enquadrado (por exemplo, o enquadramento só comporta o nariz do modelo para uma foto de retrato).