Foto estourada

Pessoal, esse final de semana fazendo algumas fotos, e tive esta.
Notem que as crianças estão com exposição bacanas, mas a grade está estourada.

Além de mudar o ângulo da foto, para consertar essa superexposição??

Grande Abraço
Bruno. :wink:

O link para a foto não está funcionando.

:wink: Conseguí colocar a foto no ImageShack, usei o Firefox e rolou.

Posso estar falando besteira, mas será que um parassol não melhoraria o resultado?

Na hora voce pode fazer fotometria spot na área clara e usar um flash de preenchimento, ou pelo menos fazer uma subexposição e corrigir as sombras depois. Agora já estourada não tem jeito, a informação já se perdeu.

Na hora voce pode fazer fotometria spot na área clara e usar um flash de preenchimento, ou pelo menos fazer uma subexposição e corrigir as sombras depois. Agora já estourada não tem jeito, a informação já se perdeu.
Verdade.

Pelo menos as crianças ficaram perfeitas. :slight_smile:

Acho que nessa foto, daria para subexpor no máximo um ponto sem prejudicar a luz nas crianças, e não sei se isso resolveria o problema do “estouro”. E nesses casos, às vezes a velocidade de disparo é grande demais para sincronizar o flash. O ideal é evitar excesso de contraste na cena fotografada, especialmente com digitais.

• Se a foto tivesse sido feita em RAW, daria pra melhorar um pouco.

ola olha soh tive um probelama desse tb mas com o uso do flash
tenho uma eos 3000n, falsh 420ex canon e uma lente 28-105 sigma,
eu tava fotografando em modo manual com V 90 e nº F 11 mais ou menos,
por o falsh ser TTL n tinha q ter dado a leitura correta da luz?

Yuri,

Cara, provavelmente seu flash não tava em TTL, isso aconteceu comigo uma vez… Toda foto que eu batia tava estourada… Aí eu fui ver que o flash não encaixou direito e não tava fazendo o TTL. Com isso, todas as fotos saíam estouradas demais… Talvez seja isso… Principalmente pq no caso da sua, voce não conseguiu provavelmente ver se o TTL entrou…

Tenta de novo e veja se isso acontece… Acredito que tenha sido um problema de OsMar… Os Mar Contato! :smiley:

Abraço,
Fernando

como eu verifico se o TTL ta funcionado direito?
a luz de E-TTL do flash tava acesa…

Olha as soluções seriam:
1 - Uso do flash (a que eu mais gosto).
2 - Compensar a exposição negativamente para preservar toda a cena (o que causaria uma perda na qualidade de saturação do objetivo principal) e depois levantar a luz no Fotoshop no comando levels.
3 - usar um ND graduado em conjunto com um polarizador (sem dúvida uma grande opção mas extremamente complexa).
4 - Usar uma câmera com maior latitude ISO (como as Fuji com super CCD SR.

Bom são essas as soluções.

PS: Parassol não interfere em absolutamente nada na exposição, a função do parassol é evitar flare.