Gostaria da ajuda de vocês se possível.
Estou com uma nikon D700 com a lente que vem nela 18-105mm, e precisava de algumas dicas de qual melhor maneira configura a máquina para tirar algumas fotos de joias.
Eu sei que precisa de muita iluminação, da lente macro e tudo mais, só que preciso mostrar umas fotos mais o menos para o meu patrão para que ele faça o investimento e pague o curso para mim kkkkk.
Então se alguem puderem me da uma dica ficaria agradecido.
Essa é a foto que eu to conseguindo sem nada de iluminação com uma folha sulfite, e mechi um pouco no nível no photoshop para iluminar a peça.
Com essa lente acho que vai ser difícil conseguir o resultado que você quer. a distancia focal mínima dela é de 45cm, ou seja, está bem longe de ser macro.
o quesito iluminação varia muito. tente variar os ângulos, e a incisão de luz, tente uma iluminação mais indireta.
Meu conselho é que você tente transformar essas joias em retratos, usando um manequim ou modelo.
Aí sim você vai conseguir extrair o melhor da sua lente.
Valew pelas dicas galera, mais mesmo usando uma modelo acho que num vai ficar legal pois num vai ter como aparecer muito o detalhe das joias né, mais vou tentar alguma coisa aqui.
Acredito que um filtro close-up pode te trazer resultados satisfatórios.
Mesmo tendo uma perda de qualidade, é algo para se considerar devido ao baixo custo (15 dólares)
Com boa iluminacao a 40mm da Nikon dá certo (mas vc fica ha 5-9 cm do objeto (distancia da lente para o objeto e nao do sensor) que perde iluminaçao, entao precisa de iluminacao próxima e talvez mais de uma para tirar sombra). cito a 40mm por ser a mais barata, claro que tem outras onde vc fica mais longe e nao se preocupa tano com iluminaçao
Mas o pior não será a falta de iluminaçao. O problema com macro será que vc perderá muita profundidade de campo. Seja com esta ou com qualquer lente macro. O que vai te “influenciar” a querer fotografar F 1/22 (no mínimo, outros vão F1/32 e os mais “chatos” F1/45) e aí vc vai precisar de tripé
São questoes comuns de macro que o pessoal que usa sabe se virar bem. Só quis te explicar para nao sair comprando uma e se decepcionar com o comportamento “delas”.