Foto mais cara do mundo! 4,3 milhões de dólares!

:eek:

Não entendo como essa foto pode valer tanto! :ponder: :ponder:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/foto-mais-cara-do-mundo-e-tao-cara-quanto-blase/#more-53287

:no: :no: :no: :no:

Inacreditavel mesmo…na boa…que porcaria de foto !!

Eu não pagaria R$1 por uma foto sub-exposta e pouco nítida como esta. :no: :no: :no: :no: :no:

Caraca… devo ter uma fortuna no meu HD antigo…
Tenho uma porrada de fotos ruins assim de quando comecei a fotografar…rsss

Seria interessante saber a história por tras disso, pra valer tanto.
Abs.

Olha aí as 15 fotos mais caras da história…

http://www.buzzfeed.com/daves4/the-15-most-expensive-pictures-ever-taken

Esse Andreas Gursky tem também a 3ª foto mais cara da história…feita num supermercado, que na minha humilde opinião também não vale nem o trabalho do “click”! :dizzy_face:

Algum fotógrafo por favor responda a grande dúvida sobre essa fotografia, PORQUE VALE TANTO DINHEIRO UMA FOTO “SEM SAL” COMO ESSA???

Abs,

Beto

Credo que fotinho sem graça meu. Se pinta aqui no corredor polonês nego metia o pau valendo… :dizzy_face:

Pô sinceramente a ÚNICA foto ali que eu gostei foi a 16º. Não tinha décima sexta? Put’s então não goste ide nenhuma…

O valor de uma foto é como o de um quadro. Independe de pessoas gostarem ou não. Pode-se agregar valor histórico, estilo, técnica. Tudo depende de se você foi o primeiro ou não a fazê-lo. Se trouxe alguma novidade de formato ou não.

Não tenho conhecimento artístico para avaliar ou analisar uma obra.
Infelizmente o valor $$ atualmente passa por estes critérios somente nas vertentes mais altas. O valor de obras de arte de valores medianos e baixos… digamos, abaixo de 150.000 dólares, passaram a sofrer influência de amigos. Um exemplo foi um pintor brasileiro (não me lembro o nome) contemporâneo, que era amigo, se não me engano, de Dona Lili Marinho, teve o patrocínio de amigos, que passaram a adquirir seus quadros que valorizaram muito a partir deste ponto.

Mas, faz parte da nossa sociedade. Principalmente no Brasil que possui uma sociedade relacional, influenciada por amizades e movimentação social.

Limito-me a dizer se gosto ou não, e porque… comprar, nem dinheiro pra isso eu tenho. :frowning:

PS: Ontem, um quadro de DaVinci (não me lembro o nome, mas é um retrato) foi leiloado por 400 milhões de dólares.

Desculpem, o quadro leiloado foi este:

http://sabiens.wordpress.com/2011/07/13/descubren-una-obra-perdida-de-leonardo-da-vinci/

Não achei o valor. Ontem à noite foi noticiado a venda e que se tornara o quadro mais valorizado do mundo, vendido por mais de 400 milhões, não tenho certeza se de dólares, euros ou libras, mas acredito ser a última, pois Monalisa vale mais de 550 milhões de dólares, e agora é o segundo mais caro.

Alguem do Fórum tem conhecimento ao menos pra nos dizer os porquês dos valores dessa foto?
Estilo / História / Autor / Lavagem de dinheiro…rsss
Uma luz pra quem não tem amínima ideia de como ocorre essa escalada nos preços.

Abs.

Isso sim é uma foto que vale uma grana, tem todo um contexto histórico…

http://img14.imageshack.us/img14/2162/obeijonatimesquare78118.jpg

Pois é…posto isso, temos que perguntar a quem comprou. :dizzy_face:

Simples…
Nego cheio de grana e cheio de “cana”(ou coisa pior) nas ideias não sabe o que fazer com o excesso de dinheiro…

Ridículo. Prova da teoria que com bom papo dá pra vender gelo pra esquimó !

Olha eu tambem não gostei acho que e por isso que ainda estamos trabalhando. pois pagar o que pagaram por essa foto. Concordo que temos que procurar a fundo a Historia dessa foto.
deve ter algo que nao esta sendo difulgado exemplo: Qual condição esse rio apresenta essa situação. ! e um exemplo.
:

Caramba, voces tao com muito odio no coracao… Eu gosto da imagem e tambem da foto do supermercado. Tambem gosto de outras coisas dele. Nao tanto quanto gosto do Elliott Erwitt, por exemplo, mas o trabalho do cara eh bacana. Nao eh imagem pra ser vista na tela; acho que nem em livro da pra ter uma nocao da dimensao da obra. Essas fotos sao prints enormes de quase 4m de largura. Pode ate ser que qualquer um de nos pudesse ter feito, mas a verdade eh que quem fez - e conseguiu inclusive deixar trabalho em exposicao permanente no MoMa e no Tate - foi ele e nao eu! :slight_smile: O cara nao fez essa foto e chegou la… Sao anos de trabalho ate desenvolver essa linguagem. Pra mim, o maior merito do fotografo eh conseguir ter linguagem propria e o fato eh que esse sujeito fez alguma coisa que ate entao ninguem tinha feito e conseguiu mostrar isso para o mundo. Se isso nao tem valor, eu nao sei mais o que pode valer alguma coisa.

Eu, com todo o dinheiro do mundo, provavelmente nao pagaria 4 milhas pra ter isso na minha casa. Mas alguem que tinha uma parede de 4m sobrando decidiu pendurar la uma imagem igual (na verdade eh um print um pouco maior) a outras quatro que estao expostas nos museus mais legais do mundo. Problema do cara, ne? Essa quase que futilidade de gastar tanta grana numa imagem so se tornou estupidez pra mim por um unico motivo: eh um print cromogenico montado em painel de plexiglass… Por tanta grana, o minimo que eu gostaria era de poder deixar para os meus netos! Dependendo da idade do comprador, ele ainda vive pra ver esse rio do print de 4mi ficar mais turvo do que o rio tiete heheheh

Mas nada disso desmerece o trabalho do fotografo. A foto pode ate ser feia para alguns olhos, mas eh tao caracteristica do Gursky (a foto de verdade, ao vivo, com 4m de largura) quanto uma pintura do Pollock eh caracteristica do Pollock, ou uma foto do Salgado eh caracteristica do Sebastiao… Pra mim esse eh o valor e eu nao saberia traduzir em reais ou dolares quanto isso representa.

Pra quem pagou os 4 milhoes, provavelmente vale tudo isso que eu falei acima, mais o custo de poder olhar (e mostrar, ou talvez ate ostentar) com exclusividade uma obra que por todos esses motivos - e nao necessariamente pela sua beleza estetica/plastica - eh reconhecida no mundo todo.

“fine art” minha gente !

Já entendi, a foto na verdade é um investimento para daqui alguns séculos vc poder vender como raridade tirada por um conhecido da fotografia, o dia que a aguá acabar no mundo e esse rio secar! É só questão de tempo para essa foto dobrar de valor rss.

Outra teoria que encontrei é que tem muito nego burro e absurdamente rico para gastar a grana em uma foto que não e raridade nem de alguém famoso das antigas.

Vou tomar um LSD para ver se consigo entender melhor a essência desta foto!

Não sei se concordo muito com isso de que o valor da obra tem a ver com o fato de que ele fez e ninguém antes tinha feito. Gente, tem muita gente boa e talentosa por aí e que talvez nunca venha a ter reconhecimento. Quem é que pode ter certeza que ninguém nunca teve a mesma ideia antes e não produziu algo parecido? Basta dar uma volta pelo flickr e vamos encontrar muitas fotos parecidas com essa aí. Até melhores, inclusive. Pra mim, é questão de ter contatos, de divulgação… de marketing. Algumas pessoas tem sensibilidade e talento, mas nenhuma disposição para essas coisas práticas que ajudam no reconhecimento público.

Ah na boa, essa foto não vale nem R$ 5,00. E sem essa de papinho artístico, que o fotógrafo tem nome ou que essa foto possui um contexto histórico. É como o amigo disse acima aqui no tópico, se essa foto aparecesse no Corredor Polonês, ela seria destruída sem dó. Ou seja, isso não é arte nem aqui e nem na China (ou talvez Alemanha).

Isso está cheirando a trambicagem.