Sendo possível, como sou novo na área, gostaria de saber se alguém conhece a técnica utilizada para dar sensação de acetinado nas fotos digitais. Pelo que sabia a respeito de revelação P&B isso era obtido por meio de filtros e papel apropriado. Na área digital o esquema é o mesmo?
Não entendi muito bem sua dúvida. Vc diz sensação de acetinado ao toque, quando impressa?
Se for isso, com impressão fine-art, você consegue bons resultados, uma vez que o papel utilizado possui outras fibras - como de algodão e de bambu - além da celulose.
Se não foi bem isso o que você perguntou, por favor poste um exemplo para que eu entenda melhor.
Tentando esclarecer: há fotos em pb que, quando ampliadas, dão a impressão de suavidade tremenda, parecendo até acetinado. Pelo que me lembro da revelação pb, isso era feito com a utilização de papel diferenciado e filtro usado no ampliador. Esse toque de “cetim” era conseguido assim. Já no modo digital, com a impressão de fotos em impressoras jato e laser, não sei como conseguir isso. Fiz-me entender? Abraço, Domy
Se for no tratamento digital, o que você quer me parece mais com algum plugin de soft skin para o photoshop.
Seria o tratamento que você procura ou impressão?
Se a intenção é imprimir em casa, a Dina Fotográfica comercializa papéis especiais da Hahnemühle (um dos melhores do mundo) - Papéis para impressão FineArt, fotografia, pintura, desenhos e gravuras - Dina - e saem a R$ 6,00, R$ 7,00 a folha A4. Só que para ter o melhor resultado possível você precisa de uma impresora especial, ou pelo menos o kit de bulk ink para preto + 5 tons de cinza. Não conheço quem venda esse kit no Brasil.
Outra alternativa é procurar laboratório que trabalhe com esse tipo de impressão, mas vale lembrar que é como revelar e ampliar filme 120 manualmente: raro e caro.