Fotografando na golden hour

Pessoal, vocês costumam/gostam de fotografar na golden hour? Aproveitam o contraluz? Usam rebatedor, flash…?

Estou querendo experimentar. Li um pouco sobre isso e vi coisas sobre regular o balanço de branco da câmera para determinada temperatura e tal.

Em fotografia de paisagens, eu praticamente só fotografo nesse horário.
Eu gosto de usar filtros ND graduados (quando possivel), para equilibrar a luz do céu e primeiro plano. Não costumo usar flash, apesar de ja ter visto bons resultados com flash de preenchimento.
O WB fica no automático, ajusto depois na edição.

Até hoje eu só tive 1 oportunidade de fotografar nesse horário, e achei que ficou muito legal usar como contraluz. Como meu flash não tem HSS eu não conseguia usar ele como preenchimento.

Agora sobre o balanço de branco, como fotografo em RAW eu nem me preocupo com isso :assobi:

Embora exista quem diga que fotografar a hora dourada seja covardia ou até clichê, para paisagens a diferença e as possibilidades são tamanhas que posso dizer que não explora la é um erro. Não que em horário mais normais não renda boas fotos, mas se vc pretende captar uma vista ampla, a luz lateral, frontal, tênue e quente das horas extremas são realmente mágicas. Se for pra conseguir resultados satisfatórios e aproveitar todas as possibilidades vc precisará sacrificar um pouco o conforto, acordando antes do dia sequer dar as caras e no fim da tarde extender até o breu total. Mas com certeza testemunhará momentos únicos.

Não uso flash, prefiro fazer exposições diferentes e focos diferentes para a profundidade de campo mais completa, caso ache necessário.

Embora tbm um pouco tabu para alguns, considero o tratamento uma parte primordial do processo, aonde o WB por ex pode ser ajustado corretamente ou de acordo com o desejado.

As fotos mais legais que já fiz do tobi são na “hora de ouro”.
Mas como já foi citado, a edição faz toda diferença.

Um antes e depois.

by , no Flickr

by , no Flickr

Na boa, a edição nem fez tanta diferença assim, gostei até mais da primeira… As duas ficaram ótimas… Mas esse cachorro é meio moribundo… rsrrsrsrrsrss

Gostei mais da foto sem edição.