Assim como há várias pessoas com suas compactas, superzoom e até mesmo DSLR fazendo fotos no casamento, acho que ninguém perceberia que vc está apenas praticando e não é alguém da família.
Só acho que as fotos devem ficar apenas com vc, não serem publicadas em sites ou foruns.
O casamento é um rito religioso (é… ainda é, por mais espetaculoso que seja). Se os noivos não se retarem com você, a família deles possivelmente se rete, ou o padre.
É melhor procurar os responsáveis pela igreja e falar que vc é iniciante e que gostaria de fotografar sem compromisso. Pedir indicação de algum casamento em que não haverá cobertura fotográfica e eles realizarem a ponte entre vc e os noivos.
Daí vc fotografa e o que salvar entrega em um CD/DVD com fotos tratadas.
Quer uma boa dica? Procure um cartório de registro civil. MUITOS casais realizam o casamento e não tem condição de arcar com fotógrafos e etc. Geralmente eles casam no cartório e fazem uma celebração em simples em outros lugares, inclusive em igrejas.
Procure a funcionária do Cartório e peça para que ela indique você para prática de fotos, ou então fique de plantão no setor de casamento que em 01 dia você já sai com alguns trabalhos filantrópicos! Hahahahaha
Inclusive, como eu não pensei nisso antes??? :doh:
Eu ideia era fazer o que o Alexandre falou, ficar ali no canto, como se fosse um convidado e não atrapalhar a cerimônia. Até achei a sua ideia de fazer um contato com os noivos interessante, mas com minha experiência em casamentos ( nunca fiz) mais meu equipamento super básico, não acho que vou conseguir boas fotos para entregar para o casal. Queria apenas praticar para no futuro entrar nesse mercado. Atualmente ainda estou na fase das festas infantis
Não sou profissional MAS na minha opinião você vai arrumar encrenca com a família, com os noivos e provavelmente com o outro fotógrafo que foi contratado. Pense na possibilidade de oferecer seus serviços mesmo que gratuitamente para o fotógrafo que foi contratado, tipo 3º fotógrafo.
Se a intenção é fotografar casamentos mais tarde o ideal seria começar como ajudante de algum fotógrafo. Fotógrafos aleatórios só atrapalham o trabalho dos fotógrafos contratados!
Muitas vezes sim. Se não tem certeza, ao menos podem apontar a cerimonialista responsável pela organização de tudo. Ela com certeza saberá se haverá cobertura ou não.
Outra opção é ir nos cartórios.
Eles deixam disponível ao publico, aquela lista, com o nome e contato de todo mundo que vai casar, por uns 30 dias, hehehe
Se você for simpático e discreto, consegue anotar os telefones dos noivos, e conversar com alguns deles…
Quando eu estava pra me casar, me ligaram, um fotógrafo, dois músicos, uma tiazinha doceira…
É uma opção, pra não ter que ficar indo de igreja em igreja.
Eu comecei assim, fui como convidado e um casamento e pedi que a fotógrafa oficial me autorizasse a auxiliá-la, em troca, eu lhe cederia todos os arquivos.
Ela aquiesceu e assim com as fotos desse primeiro casamento consegui fazer o segundo pelo qual também não cobrei nada da noiva.
Com as fotos desses dois fechei um terceiro por R$800.
Com as fotos desse terceiro entrei no mercado e gradativamente fui aumentando os preços até o meu patamar atual.
Se quer prática, o que é louvável, tenta fazer freelance para outros fotógrafos assim vai pegando a manha!
Abraços,
Adam
viagem total! vc vai se limitar a ficar distante e nao ir a festa!!nem fotografar a noiva!!! larga essa ideia. chama um casal amigo e sai clicando com roupe de noiva aligada, vc vai aprender mais!!!
Ofereça-se para acompanhar “sem atrapalhar” o fotógrafo oficial, oferecendo suas fotos para que ele as inclua no álbum caso goste, fiz isso no início e sem nem 5% do que sei hoje, fiz uma foto da saída dos
noivos da igreja que salvou o fotógrafo oficial, que não pegou o momento tão legal, todos ganhamos, eu a experiência e material para portfólio e o fotógrafo oficial mais uma foto para o álbum, acredito que esse seja o melhor caminho possível para começar, só precisa de um pouco de cara de pau para se oferecer.
Faz assim: entre em contato com fotografos. Explique que quer aprender, e se ofereça para ir, como segundo fotografo.
Seja humilde, peça dicas…
Muitos vão dizer não, é claro. Mas alguém vai topar, e te convidar para ir fotografar junto com ele.
Não recomendo se oferecer para fotografar (mesmo que de graça), o casamento de algum amigo que não tenha grana para pagar um profissional. Mesmo quem não está pagando, vai querer fotos, pelo menos, razoáveis e, se vc não sabe se irá conseguir-las, melhor não arriscar, para não “queimar seu filme” (não resisti).