Alguém aqui no fórum tem algum conhecimento sobre fotografia aérea com drone e queira compartilhar? Acho fantástico esse tipo de fotografia, porém sou totalmente noob na área.
Me parece que a maioria dos modelos que já vêm com a câmera “fixa” tem qualidade de imagem bem ruim (parece aquelas fotos de câmera VGA), mas mesmo assim creio que alguns modelos proporcionem uma qualidade de imagem aceitável (semelhante à de uma boa câmera compacta). Que modelos seriam esses? Vale a pena investir em um desse ou é melhor partir logo para aqueles feitos especificamente para carregar câmeras reflex ? (seria apenas para hobby)
Há alguma boa loja especializada em drones aqui no BR?
Agradeço caso alguém tenha alguma experiência e queira compartilhar…
se tiver alguma loja aqui vai ser bem abusivo. Vai ser caro demais
O melhor que se tem hoje é da phantom mas a GoPro acabou de anunciar a sua drone integrada na GoPro5 chamado Karma… e a qualidade de imagem é sensacional pra uma compacta.
Difícil ter algo integrado com reflex. Pelo fato dos controles da câmera não serem integrados com o Drone. E o motivo principal: PESO. Drone tem q ser leve. Ele mal da conta por si só (duram em média 20-30min no ar). Imagina com uma DSLR de meio quilo… fora a lente! 5D Mark IV + 70-200mm? :ponder: Difícil.
Até lá fora se vc quer um drone para fotos boas ou filmagem vai ter que se especializar e saber montar um ou contratar alguém para isso, e sai beeeeeeem caro. Não existe atalho.
cogitando pegar uma dessa mas prefiro esperar a outra versão ano que vem quando desenvolverem uma bateria melhor que dure mais de meia hora pelo menos :ponder:
Esse karma ta lindo mesmo, mas a primeira versao eu não pegaria tbm, certamente na segunda ja vai ter varias melhorias e correções de algum bug se tiver.
O Karma veio pra tomar um bom espaço da DJi. Ótimo projeto, preço bom, compacto, steady-cam, a go-pro vc pode usar em diversos suportes e ambientes, enfim, tem tudo pra ser o hype do momento.
Continua dica do Dji Phantom 4 e Solo HD.
Um colega no grupo que usava drones para fotografias aéreas era o Ricardo Guion.
Não o vejo mais participando com frequência, mas sei que as fotos dele eram muito boas.
Qualidade de imagem no caso de drones é muito relativo, você quer usar para o que?
Uma grande parte dos aerolevantamentos feitos com drone utiliza uma câmera fulerex como a antiga Canon SX 260.
Outra câmera que vem sendo muito usada em drones é a QX-10 da Sony. Essa câmera é excelente e muito leve. Só não é barata,rs.
As câmeras fixas dos Phantom são muito boas também. Na real eu tinha um preconceito contra elas mas quando passei a usar Phantom para trabalhos de Aerolevantamento me surpreendi.
Obviamente não chega perto de uma DSLR mas é uma questão de custo benefício. Montar um drone que aguente um payload de 1,5Kg não é o fim do mundo mas é um pouco caro. Comprar um pronto então é o fim do mundo.
E, no fim, você vai perder todos os controles da DSLR. No máximo vai ter um comando para disparar a foto ou iniciar/parar a filmagem.
Mas, sinceramente, não vejo necessidade. Em uma foto feita com drone você tem muita coisa na foto, não vai ter algo em detalhe como o rosto de uma pessoa, então não vai perceber tão fácil eventuais problemas com a câmera.
Apesar de ter Phantom também tô sonhando com esse kit,rs
Mas existe uma diferença fundamental: enquanto o Phantom você pode usar para alguns trabalhos sérios o Karma é somente for fun. Além da bateria menor tem a questão da câmera: a GoPro é GA enquanto a do Phantom é equivalente à 35mm. E GA não combina com vários tipos de trabalho.
Ah! E tem a questão do aplicativo também. O fato já tem um ecossistema de aplicativos de controle. Para o Karma isso vai demorar e também não vi nenhum SDK sendo anunciado para desenvolvimento de apps de terceiros.
Concordo com você. O Karma veio para hobby, ele é focado naquele filmmaker que procura algumas tomadas aéreas, youtubers, vloggers, etc…
Ja tive 03 DJi, primeira, segunda e terceira versão. Para trabalhos, o conjunto (câmera + software + autonomia) é excelente. Por sorte eu tinha acesso ao Pix4D na faixa… imagina pagar $3.500 só pelo software anualmente…
assim como usam a Go Pro pra trabalhos profissionais acho que vão usar Karma tbm. Não vejo motivo pra não usar
ambos os drones costumam trabalhar em uma certa distância pra captar bastante o entorno. Então essa questão de ser GA e outra 35mm não é tão impactante ao meu ver. Só ver os inúmeros trabalhos por aí
Não sabia que a câmera da phantom era melhor (qualidade de imagem) que uma go pro. Achei que era bem equivalente