Fotografia aérea com drone

Prezados,

Alguém aqui no fórum tem algum conhecimento sobre fotografia aérea com drone e queira compartilhar? Acho fantástico esse tipo de fotografia, porém sou totalmente noob na área.

Me parece que a maioria dos modelos que já vêm com a câmera “fixa” tem qualidade de imagem bem ruim (parece aquelas fotos de câmera VGA), mas mesmo assim creio que alguns modelos proporcionem uma qualidade de imagem aceitável (semelhante à de uma boa câmera compacta). Que modelos seriam esses? Vale a pena investir em um desse ou é melhor partir logo para aqueles feitos especificamente para carregar câmeras reflex ? (seria apenas para hobby)

Há alguma boa loja especializada em drones aqui no BR?

Agradeço caso alguém tenha alguma experiência e queira compartilhar…

se tiver alguma loja aqui vai ser bem abusivo. Vai ser caro demais

O melhor que se tem hoje é da phantom mas a GoPro acabou de anunciar a sua drone integrada na GoPro5 chamado Karma… e a qualidade de imagem é sensacional pra uma compacta.

Difícil ter algo integrado com reflex. Pelo fato dos controles da câmera não serem integrados com o Drone. E o motivo principal: PESO. Drone tem q ser leve. Ele mal da conta por si só (duram em média 20-30min no ar). Imagina com uma DSLR de meio quilo… fora a lente! 5D Mark IV + 70-200mm? :ponder: Difícil.

e por fim… o tópico ta na área errada.

Até lá fora se vc quer um drone para fotos boas ou filmagem vai ter que se especializar e saber montar um ou contratar alguém para isso, e sai beeeeeeem caro. Não existe atalho.

O karma parece ser ridiculamente fácil além de portátil. É o diferencial dela perante os concorrentes

o próprio controle parece aquele videogame portátil da nintendo que vc tem uma tela embutida em um controle de videogame

cogitando pegar uma dessa mas prefiro esperar a outra versão ano que vem quando desenvolverem uma bateria melhor que dure mais de meia hora pelo menos :ponder:

O trabalho pode ser uma ótima justificativa pra ter um brinquedinho desse :sunglasses:

Esse karma ta lindo mesmo, mas a primeira versao eu não pegaria tbm, certamente na segunda ja vai ter varias melhorias e correções de algum bug se tiver.

Obrigado pelas dicas :ok:

Bem interessante mesmo esse Karma! Vi que no Brasil ele será lançado em março do ano que vem. Ficarei acompanhando… :ponder:

pensei no mesmo

talvez um controle mais compacto, melhor bateria.

tanto a bateria do controle, quanto a do bastão steady cam tem duração pequena. Drone nem se fala. Todos tem pouca duração

outro plus é o preço. 300-400 dólares mais barato e acompanha esse bastão steady, gopro5 e a maleta.

O Karma veio pra tomar um bom espaço da DJi. Ótimo projeto, preço bom, compacto, steady-cam, a go-pro vc pode usar em diversos suportes e ambientes, enfim, tem tudo pra ser o hype do momento.
Continua dica do Dji Phantom 4 e Solo HD.

Um colega no grupo que usava drones para fotografias aéreas era o Ricardo Guion.
Não o vejo mais participando com frequência, mas sei que as fotos dele eram muito boas.

Existem varios drones para DSLR.
A integração é bem simples, cabo e disparo remoto.

Imagino que a preferência seja por usar lentes fixas.

Qualidade de imagem no caso de drones é muito relativo, você quer usar para o que?

Uma grande parte dos aerolevantamentos feitos com drone utiliza uma câmera fulerex como a antiga Canon SX 260.
Outra câmera que vem sendo muito usada em drones é a QX-10 da Sony. Essa câmera é excelente e muito leve. Só não é barata,rs.

As câmeras fixas dos Phantom são muito boas também. Na real eu tinha um preconceito contra elas mas quando passei a usar Phantom para trabalhos de Aerolevantamento me surpreendi.

Obviamente não chega perto de uma DSLR mas é uma questão de custo benefício. Montar um drone que aguente um payload de 1,5Kg não é o fim do mundo mas é um pouco caro. Comprar um pronto então é o fim do mundo.
E, no fim, você vai perder todos os controles da DSLR. No máximo vai ter um comando para disparar a foto ou iniciar/parar a filmagem.

Mas, sinceramente, não vejo necessidade. Em uma foto feita com drone você tem muita coisa na foto, não vai ter algo em detalhe como o rosto de uma pessoa, então não vai perceber tão fácil eventuais problemas com a câmera.

Apesar de ter Phantom também tô sonhando com esse kit,rs

Mas existe uma diferença fundamental: enquanto o Phantom você pode usar para alguns trabalhos sérios o Karma é somente for fun. Além da bateria menor tem a questão da câmera: a GoPro é GA enquanto a do Phantom é equivalente à 35mm. E GA não combina com vários tipos de trabalho.
Ah! E tem a questão do aplicativo também. O fato já tem um ecossistema de aplicativos de controle. Para o Karma isso vai demorar e também não vi nenhum SDK sendo anunciado para desenvolvimento de apps de terceiros.

O Casey fez um teste com o Karma. Aqui nesse ponto ele mostra o “gimbal de mão” dele, achei excelente! https://www.youtube.com/watch?v=Cf16mp6Nbh8&feature=youtu.be&t=414

Concordo com você. O Karma veio para hobby, ele é focado naquele filmmaker que procura algumas tomadas aéreas, youtubers, vloggers, etc…
Ja tive 03 DJi, primeira, segunda e terceira versão. Para trabalhos, o conjunto (câmera + software + autonomia) é excelente. Por sorte eu tinha acesso ao Pix4D na faixa… imagina pagar $3.500 só pelo software anualmente…

Conta aí a barbada que estou precisando :smiley: :smiley: :smiley:

assim como usam a Go Pro pra trabalhos profissionais acho que vão usar Karma tbm. Não vejo motivo pra não usar

ambos os drones costumam trabalhar em uma certa distância pra captar bastante o entorno. Então essa questão de ser GA e outra 35mm não é tão impactante ao meu ver. Só ver os inúmeros trabalhos por aí

Não sabia que a câmera da phantom era melhor (qualidade de imagem) que uma go pro. Achei que era bem equivalente

Para filmagens de casamento, etc, até que vai. Para aerolevantamento uma GA “jamé”.

lembrei agora que a gopro não é apenas GA. é fish eye :ponder: aí complica dependendo deo trabalho

DJI está lançando o Mavic PRO

Está A-N-I-M-A-L.

pqp :wub: