Fotografia com fundo muito claro.

Caros amigos deste fórum, sou novo por aqui.
Me chamo João, gosto de fotografia, mas sou bem leigo no assunto.
Tenho uma nikon L840, gosto muito dela. Para o meu uso, está adequada. Venho aqui humildemente perguntar como fazer fotos de boa qualidade em um lugar que não ajuda muito. Vou explicar:
Tem uma exposição que acontece no jd. Botânico de bonsai. Só que as plantas ficam expostas em um lugar de baixa claridade, sem lâmpada e aberto… Não tem paredes, apenas telhado e colunas o que faz entrar uma claridade absurda de fora para dentro.
Já pensei em fotografar a favor da luz, porém a “frente” da planta fica para quem está dentro do lugar. Foto com o flash da máquina reparei que não fica legal… muito claro, artificial a cor…
Vocês poderiam me dar alguma dica?
Um abraço. :slight_smile:

Você já acertou metade do caminho, que é usar o flash. Agora é saber como usá-lo. Você precisa de modificadores: caso sua foto fique azulada, você pode precisar de um gel amarelado pra casar com a cor do fundo. Provavelmente vai precisar de um difusor. Aqui entra o problema, pois dificilmente você vai encontrar um bom difusor pra colocar no flash da câmera. Você pode tentar colocar um refletor acima dos bonsais, entre sua câmera e o bonsai, de forma que a luz do flash que vai pra cima seja refletida e incida no bonsai.

O ideal seria pelo menos um flash externo com softbox ou sombrinha.

Provavelmente é um toldo branco né!? Rebata o Flash no teto!

Provavelmente o popup não será suficiente rebatido, então terá que ser um externo

Boas dicas do pessoal. Se puder, poste uma foto que você fez da planta e não gostou do resultado. Fica mais fácil de avaliar o que pode ser feito. :ok:

Usar modificador e rebater acho que não é possível pelo tipo de câmera. Ela só tem o pop-up e não tem sapata para flash externo, correto?

Não entendi quando você diz no começo que o local é pouco iluminado, mas depois diz que entra uma luz absurda…kkk

A sugestão do amigo de colocar uma foto aqui realmente é boa. Tá difícil de entender o cenário, pelo menos pra mim…

Sua câmera tem bastante zoom né? Se tiver controles manuais, talvez colocar ela num tripé, aproximar bastante com o zoom e aí usar os controles manuais pra tentar driblar essa falta/excesso de luz.

Espero ter contribuído.

Agora que vi. Realmente não tem sapata pra flash. E acho que também não tem controle manual. Ficou difícil.

Tripe ajuda muito, desde que a maquina tenha ajustes manuais.

:clap:
Primeiramente gostaria de agradecer todo o apoio que tive de cada um que pode doar um pouquinho do seu tempo para me ajudar.
Eu vi que ficou um pouco confuso mesmo o ambiente. Vou postar o link de um dos eventos que eu fui, mas ainda não tinha esta máquina.
Contudo, o lugar, a disposição e organização estão praticamente inalterados.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24604&sid=4cb853254c404d56ebd4f3ad0d180ccb

Sou o João Pinheiro lá e postei as fotos no dia 12/04/2015.
Só uma observação: as plantas de fora do lugar são as que estão a venda. As expostas ficam lá dentro. Atenção a planta chamada de “buxinho” e “shimpaku” que são claramente o que eu tentei exprimir aqui por palavras.

Um abraço a todos.

Opa, com essas fotos ficou mais fácil

Pelo que vi possui bastante espaço atrás das mesas, leve uma cartolina grande e coloque atrás das plantas, tudo resolvido! :ok:

pode fazer um fundo branco com TNT, e o mais barato que existe,
em lojas de embalagens geralmente ha de varias cores, a largura do rolo e 1,20/1,50
compra 3 metros por centavos. Nao comprar isto em lojas de fotografia (e suicidio, :hysterical: :hysterical:)
fundo duplo ja da um branco razoavel, ja usei muito para still , em estudio portatil.

:worship:
Sensacionais!
Obrigado meus caros! Ótima idéia, além de ser acessível.
Só tenho a agradecer.
Dúvida resolvida!

Quem se interessar pela exposição, dias 07, 08 e 09 de outubro terá outra, a de primavera. Lugar muito legal para conhecer mais sobre bonsai e também se aprofundar um pouco no assunto. Além do jd. Botânico ser incrível pela paisagem.
Dúvida sanada. Só tenho a agradecer e deixar o meu abraço a todos. Até uma próxima! :ok: