Bem, a situação é a seguinte, foi me pedido para fotografar um casamento, mas eu nao tenho muita experiência e o meu material nao e o melhor.
Eis o que tenho :
Nikon D5100
18-105mm VR
50mm f1.8
18-55mm F/3.5-5.6
Sb-900
Peco - vos ajuda primeiro para me darem umas dicas sobre fotos D casamento , e depois sobre como render o meu material ao máximo …
Agradeço o vosso apoio
Eu creio que se num primeiro momento você usar a busca do fórum pelos textos “casamento” ou “social”, você obterá vários tópicos sobre o assunto pretendido.
Acho que pegando uma câmera reserva e deixando a 50mm em uma e a zoom com flash na outra, e tendo bateria e cartões de memória extra, com boa técnica, pode fazer um bom trabalho
Pela sua forma de relatar o problema, creio que uma solucao mais coerente seria voce convidar um fotografo mais experiente e voce ser o segundp. Nisso vais pegar mais experiencia e no proximo trabalho ja vais estar mais preparado. Mas fazer sozinho e despreparado eh jogar sujo com o cliente, casamento eh coisa seria.
Faz alguns freelas primeiro. Iniciar na fotografia de casamento é fácil, ficar nela é outra história. Comece bem, com responsabilidade, faça alguns casamentos como segundo fotógrafo primeiro.
A melhor forma de começar a fotografar casamentos é fazendo freela como segundo ou terceiro fotógrafo para conhecer o funcionamento da coisa, casamento é coisa muito séria se perder algum lance ou as fotos ficarem ruins pode ser processado, muitos fotógrafos já foram! e a maioria perdeu!
Fui segundo fotógrafo por 4 anos até eu começar a fotografar como primeiro, e já fiz até alguns casamentos sozinhos.
Muito cuidado ao entrar nesse mercado.
Não entendi bem se te pediram como um amigo que tem uma câmera boa pra ir lá e tirar as fotos ou se estão te pedindo te contratando… :ponder:
Ai tem duas coisas:
se é alguém que já viu fotos suas, e tá te contratando é uma responsabilidade imensa, que vc pode meter os pés pelas mãos… ai acho q vc deveria dizer pra pessoa que não tem experiencia e tal (eu particularmente não me atreveria a fazer uma coisa dessas sem experiência!), sugeriria um fotografo que você pudesse trabalhar com ele e iria como segundo…
Agora, já se é um amigo que não vai contratar fotografo (por não querer ou por não poder) e tá te pedindo pra tirar as fotos, pra não passar de liso e vc acha que consegue fazer umas fotos legais (e seu amigo tb acha!) acho que iria sim… afinal é uma coisa sem compromisso (onde você pode aprender mto pro futuro) mas deixaria bem claro pra eles que não deveriam confiar apenas no que você fosse entregar, uma vez q não tem experiencia e não estaria recebendo pra isso… Eu iria, faria o meu melhor, mas deixando claro que você não pode garantir que suas fotos ficarão como as de um profissional renomado…
Deixaria uma das duas zoom na câmera com o flash no momento do casamento, com um bom difusor, se não der pra rebater no teto ou se o teto não for branco, em TTL e se sentisse confiança (e se tivesse espaço) usaria a 50 mm para umas fotos (essa lente é muito muito boa!)
No mais, dê uma procurada por aqui no forum que tem alguns topicos (excelentes tutoriais, acho que um ótimo é até do Adam) dizendo do que você deve tirar foto, o que vc não pode esquecer… como se portar e tals…
o ideal seria fotografar alguns casamentos como 2º ou 3º fotógrafo, a depender da sua experiência.
Assim você pega o jeito, o ritmo das coisas e não corre risco de se atrapalhar muito.
É uma responsabilidade grande, e o equipamento vai contar menos do que suas tomadas de decisão na hora.
Seu equipamento é simples, mas atende um evento desse.
Se você tem experiência e confiança, e acha que consegue entregar boas fotos, vá e faça sem medo. Mas se está com receio de alguma coisa, recuse a oferta.
Não fotografe casamento sem corpo extra. normalmente os fotógrafos de casamento utilizam 2 cameras, para facilitar, num blackrapid, e além destas duas, uma câmera reserva na bolsa. Vários cartões de memoria (já vi fotografo encher 6 cartões, em média dá 3 a 5 mil fotos, par a noiva escolher umas 500.)
faça um check list do que tem de ser fotografado:
aqui tem um link que pode te ajudar nisso: http://www.noivasonline.com/check_list_fotos.htm
Anote em um papel e vá riscando. Você deve fotografar cerca de 70% de fotos como registro importante (checklist) e os outros 30% é pra tentar algumas fotos artísticas…
Leia , pesquise incansavelmente.
Contrate um segundo fotógrafo, e faça backup de suas fotos.