Fotografia de Casamento - Comprar equips ou pagar divulgação?

Fala galera, tudo bem?

Queria tirar uma dúvida com o pessoal que mexe com fotografia de casamento aqui no Fórum.
Eu e um brother estamos atuando com fotografia de casamento, mas ainda estamos bem no começo.

Tudo que conseguimos até agora foi pelo famoso Boca-a-boca, uma indicação aqui, outra ali e foi indo.
Mas acho que isso está indo um pouco lento e chegamos à conclusão que seria interessante divulgar um pouco mais o nosso trabalho.

Fechamos mais um casamento recentemente e vai sobrar uma graninha e surgiu a dúvida: vale a pena gastar essa graninha em divulgação ou nos equipar um pouco mais?

Dei uma lida nesse tópico pra ver a opinião da galera mas não cheguei a grandes conclusões:

Até mesmo pq sigo vários dos passos que disseram (marcar todo mundo nas fotos, usar horários nobres, temos parceria com cerimonialista, etc…) e ainda botei uma graninha pra impulsionar a página no Facebook e no Adwords.

Resultado: centenas de likes, números razoáveis de acessos no site e ZERO pedidos de orçamento.

Não acho que nosso trabalho seja tão ruim pra ninguém pedir orçamento :hysterical:, até mesmo pq estamos sempre ouvindo alguns elogios do pessoal por aí.
Recentemente pedi uns orçamentos pros grandes portais das noivas, tipo Casamentos.com.br, Casar é um Barato e sites parecidos, mas em geral a cifra fica em torno de 1.5k por ano. Dá pra usar um orçamento desses de forma melhor, em outros meios de divulgação e que vão trazer mais resultados?

OU seria melhor usar esse orçamento pra nos equipar melhor (lentes, flash, etc…) ?

(desculpa o texto longo, desculpa tantas perguntas e desculpa mais um tópico sobre esse assunto)
Valeu!

OPINIÃO PESSOAL:

Eu investiria em equipamentos. Primeiro, melhoraria meu equipamento para que pudesse apresentar um trabalho ainda melhor. Ponto. Depois de investir, pensaria sim em fazer mais publicidade. Estou te falando isso porque eu fiz assim. Investi pesado em lentes e demais produtos para só depois investir em publicidade.

Tenho obtido retorno significativo. Apesar de não estar investindo em quantidade de casamento, estou me especializando e criando um “público”, para que cada vez mais as pessoas reconheçam o meu trabalho…

E ano que vem vou investir massivamente na publicidade, pois até lá conseguirei ser um pouco mais conhecido e as pessoas já terão me indicado como já tem feito.

Mas te falo, o maior marketing é a indicação. Não tem jeito. Por melhor que seja seu trabalho, quando uma noiva faz um serviço contigo e indica para outra, a junção do seu bom trabalho com a indicação é o que faz fechar o contrato na minha opinião…

Espero ter te ajudado um pouco com a experiência que estou vivenciando.

Muitos fotógrafos aqui fazem investimento em propaganda e tal, eu escolhi os equipamentos e depois a publicidade, e por enquanto não me arrependo.

Qualquer dúvida me fala! :ok:

Olha amigo, eu não sou o maior expert no assunto, mas acredito que não haja divulgação tão assertiva a ponto de te gerar um numero razoável de contratos.
A divulgação te levará a obter mais público, que por sua vez pode se agradar ou não com seu portifólio.
Pra mim, a melhor divulgação para casamento são exposições em espaços específicos para este público, como feiras de noivas.
Aqui no minha cidade esse tipo de evento costuma render bastante (pelo que escuto de amigos que são fotógrafos de casamento).

(só para complementar)
Eu investiria sim em propaganda, mas não em larga escala.
Usaria a maior parte do retorno obtido no evento com investimentos em equipamentos e intensificaria a divulgação nas redes sociais, que são “gratuitas” e geram bastante envolvimento.

Entendi. Eu levantei essa questão com o seguinte pensamento:

  • Como conseguir + clientes? Divulgando! Divulgando mais, consigo mais clientes e ganho grana pra mais equipamentos. Repito o ciclo e sucesso!!
    Mas pela pouca experiência que tive no Facebook e no Adwords não deu muito certo isso, não foi bombástico como eu estava imaginando. E por termos poucos clientes até agora, o boca a boca é pequeno.

Tenho uma colega cerimonialista que paga esse Casamentos.com.br. Ela me disse que recebe rios de pedidos de orçamento, mas NENHUM fecha. Como se a galera lá só ficasse orçando pra ter uma média de valores. Ela conversou com outro fotógrafo que pagou também pra divulgar lá e ele disse a mesma coisa.

Mas acho que vou seguir sua dica, usar uma parcela pequena do orçamento pra impulsionar só um pouquinho nossa fanpage e o site, e investir + pesado em equipamentos, álbum de portfólio e etc.

Pior que não manjo muito dos eventos voltado a noivas. o máximo q eu manjo (Até msm pq a esposa me arrastou pra lá quando a gente ia casar) foi o Expo Noivas, mas acho que é uma pequena fortuna participar, e não podemos nem cogitar, por enquanto.

Acho que vou seguir sua dica e do Lizandro!! =D

Pegue as dez ultimas pessoas desconhecidas que curtiram sua Fanpage no Facebook e pergunte por inbox se elas curtiram sua pagina, você vai entender por que tantas curtidas e nenhum pedido de nada. Quando você paga pela divulgação, até defuntos dão curtidas.

Invista em equipamento. O marketing para funcionar tem que ser um marketing pesado (R$) e olha lá, o melhor marketing é a recomendação, com todos os amigos de profissão que eu converso, ouço sempre a mesma coisa, 99% dos clientes vem pelo “boca a boca”.

vc pagou no adwords para divulgar a fanpage?

jogou dinheiro fora, adwords tem que ser um anuncio de venda e com uma landing page com formulário de contato. assim quem está procurando fotografo para casamento, ver seu anuncio e já cai na pagina para solicitar orçamento.

Entendi. Realmente vieram muitas curtidas, mas sei lá, ninguém que realmente parecia ser potencial, por isso achei que foi dinheiro jogado fora.

Na verdade não, paguei Adwords pro meu site em geral, e fiz alguns testes com a Fanpage. Paguei pra impulsionar uma postagem ($ jogado fora), paguei pra ganhar likes ($ jogado fora), paguei pra ter mais acessos ao meu site através do Fb ($ jogado fora), paguei pra impulsionar a página ($ jogado fora)

Enfim…
Mas achei interessante isso que vc falou, do Adwords. Eu fiz pro meu site direto, aí a pessoa caía no site e já saía, dava um número perto de 100% na taxa de rejeição pq a pessoa não clicava em nada no site. No máximo dava uma olhada em algumas fotos e já saía. Quase nada de cliques na página de orçamento. =(

Não seria o caso de você correr atras de mais parcerias? Com buffets, decoradores, videomakers, etc… Este network pode te ajudar muito.
Pelo que pude perceber até agora, não existe divulgação melhor que uma mulher eufórica falando bem de seu serviço para as amigas :smiley:

Tinha entendido que era do adwords para a fanpage.

Você tem que fazer uma pagina para cada anuncio do adwords, eu cometi esse vacilo no começo, de direcionar para a home do site.

Eh, seria uma boa sim. Hoje tenho parceria com uma galerinha Videomaker e uma cerimonialista.
Só não sei como “chegar” nos outros fornecedores =(
Já deixei cartão em buffet e salão de cabeleireiro onde as noivas fazem Making of, mas só

Procuro sempre tirar fotos da decoração e depois enviar para o pessoal da decoração e também do salão (se for o caso). E quando posto, tento marcar eles na publicação (no Facebook).
Também peço informações e pego material de divulgação dos fornecedores para indicar eles, avisando eles todas as vezes que indico.
Faço isso para tentar estreitar o relacionamento com os fornecedores.
Isso pra mim tem funcionado. Tenho fechado contratos em cidades próximas, tudo baseado em indicações locais.

Show. Eu costumo tirar as tais fotos, mas esqueço de mandar pra eles e/ou taggear eles nas postagens :aua:
Vou começar a me policiar e fazer isso melhor.

Vou relativizar um pouco a resposta, cada vez mais me dou conta de que o cliente (salvo raras exceções) te exige “melhor equipamento”. Nitidez, aberração cromática, distorção de bordas, ruído, etc…não são nem se quer percebidos por eles. O que “chama a atenção do cliente” é uma foto com muita energia (pq nem de composição os clientes entendem bem), aquela foto que vai ser capa do álbum ou vai ganhar trilhões de curtidas no facebook.

E para isso só depende de vc, do seu estilo e da EDIÇÃO. E ai que mora o problema, vc compra uma Canon 24mm 1.4 L que é uma obra prima de engenharia e taca um preset que imita negativos antigos e deixa a foto com vinheta e ruído? Pra que? Era melhor ter feito como uma lente mais barata.

Resumindo, eu hoje estou muito criterioso para “melhorar” de equipamento por causa do cliente, não te apega a isso não, pensa mais em equipamento que vai te permitir trabalhar com tranquilidade.

:ponder:

Acompanhando aqui…

ainda estou aprendendo,mas por ter meu irmao e cunhada no ramo,acho que posso dar uns pitacos rsrsrs.Aqui no japao,pelo fato de muita gente nao conhecer,nao dominar a lingua ou simplesmente nao ter o dinheiro suficiente para contratar um japones legitimo para o servico,eles recorrem aos descendentes que atuam no ramo.E como nao poderia deixar de ser,muitos querem poupar,entao vao atras dos meia-boca que se “prostituem” e vendem seus servicos por merreca!Eh claro que posteriormente vem as reclamacoes,pq os caras aqui nw sabem trabalhar e tb querem praticidade para nw ter q ficar horas durante a semana tratando fotos,pq os mesmos tem o seu trampo do dia-a-dia.Resumindo,prometem mundos e fundos,entregam porcaria por valores baixos,nw tem comunicacao,nw aceitam palpites e a tal da praticidade em troca de menos trabalho,matam ate a iluminacao do ambiente.Como meu irmao tem parceria cm uma empresa que organiza e decora festas,eles automaticamente indicam,mas o caso do cliente aceitar eh outra historia $$$…entao qd nw o contrata para as fotos,eles vao fazer “bico” ajudando na decoracao.E eh inevitavel nw olhar a forma de trabalho dos fotografos concorrentes…tem um que usa tochas cruzadas no altar da igreja,na festa,onde tem iluminacao planejada,acaba por afetar tudo,entao para qm analisa e compara fotos dos concorrentes,esse simplesmente nw sera indicado pra ninguem.
Moral da historia,o boca a boca eh muito forte,entao tem que saber trabalhar,comunicar,vender,entre outras coisas.Aqui,das vezes que os acompanhei nos eventos,os casais gostam da forma como sao tratados,a disponibilidade sua sobre a questao do tempo do casorio,o pos casamento e sua honra com os compromissos marcados com eles.E antes de fechar contrato,muitos materiais para serem analisados,eh a grande procura rsrs.Enfim,ser bem tratado qd remunerado,todo mundo gosta!
Acho que eh isso,talvez nw focar em uma soh coisa,mas no todo,modificar a forma como vem trabalhando e acrescentar somente coisas que vao melhorar seu servico.Boa sorte ai!

Tem uns artigos no site Marketing para Fotógrafos que são bem interessantes.

http://marketingparafotografos.com.br/5-regras-faceis-de-usar-para-conquistar-seu-cliente/

http://marketingparafotografos.com.br/como-fechar-contrato-de-fotografia-contornando-objecoes/

http://marketingparafotografos.com.br/onde-atender-o-cliente/

Sempre pensei nisso quando via aquele efeito de baixo contraste.

Não sou fotógrafo, mas o que leio por ai é que equipamento não é diferencial significativo (ou é e todo mundo mente? >:D).
Com algo descente acima de kit de entrada estaria bom para mim, claro que confiável e bkp de tudo. Se ainda não está nesta etapa investiria em equipamento

Conversando com uma agência outro dia tive algumas informações legais

Primeiro que é fácil jogar $$ fora nos canais que sitou, por exemplo você comprar a palavra “fotografo barato” no GG é caro e o publico que vai até vc é ruim (vai fechar por valor).
Hoje em dia esta agência esta captando clientes que jogaram rios de $$ fora e não tiveram resultado em outras agências, o mercado parou de ser comprador.

Já usou o mailchimp? É de graça até um numero de remetentes

Tenho estudado muito mais sobre comercio online ao invés de material técnico, pra não virar um ilustre desconhecido e confesso que sem grande evolução

Todos os canais de mkt levam “acessos” até seu site ou fanpage e é lá que vc conquista o cliente. Ter conteúdo e parcerias no caso do fotógrafo parece ser interessante.

O William Lima (fotógrafo de casamento e frequentador do fórum) outro dia disponibilizou um hangout muito bom , foi no amor mas agora só comprando

Então, outro dia fizemos uma formatura e o segundo fotógrafo (amigo meu) estava com uma 6D, uma 24-70mm II (valor, cerca de 6 mil k). Ai quis ser prestativo e me mandou as fotos dele “já tratadas”. Meu deus, abusou e exagerou na edição, cheio de preset. E a dificuldade de explicar pra ele que pra fazer isso com as imagens não precisa de equipamento sofisticado.

Então insisto, pensa no que vc vai realmente usar e vai ser prático.