Pessoal, se fotografia é escrever com luz, porque a necessidade latente de boa gama atual de não usar a luz ao seu favor para se diferenciar? Vejo tópicos e mais tópicos sobre equipamentos, capacidade de ISO, ruído, o uso abusivo de luz natural em situações cada vez piores e nunca vejo por aqui o interesse ou a intenção em entender como funciona uma boa iluminação, como manejar um flash de forma correta, etc.
Caro moderador, não precisa falar sobre o assunto, a D850 já foi lançada! :hysterical:
Eu tenho estudado sobre a influencia das estações na luz natural, tenho me divertido fotografando as mesmas cenas próximas à minha casa em diversos horários,
percebendo as nuances da angulação, dureza, temperatura e afins.
Devemos nos atentar mais a discutir sobre o que importa de verdade!
Antes de começar a estudar, eu detestava flash, colocava no automático s/ flash na esperança de que a câmera fizesse ficar o mais natural possível, porque o flash popup chapava a imagem e tal…
Depois de começar a estudar eu ainda evito, dependendo do que será fotografado, porque acho que o flash é um estorvo nas pessoas ao redor…
Mas quando é pra algum trabalho que me contrataram, A qualidade é o que importa, uso da maneira que minha técnica permitir e/ou necessitar!
Meu problema reside no “popup” sem modificador fica ruim e externo não é nada prático, quando se trata de foto em viagem…
É estranho mesmo, no caso dos flashes speedlight, por exemplo, vejo pessoas querendo saber de equipamentos TTL wireless, querendo usar vários flashes em TTL, mas não consigo ver a luz que eles realmente querem fazer…
Pq a maioria das pessoas que se interessam por fotografia se apegam mais ao prazer de brincar com a ferramenta, mais do que o trabalho fotografico em si, que quando se interessam eh apenas para copiar algo que viu perguntando “como faz” (o que em outras palavras estao perguntando qual eha configuracao que devo aplicar para fazer foto X). Ou seja, veem a fotografia como sets de configuracoes meramente tecnicas/mecanicas.
Nao que haja algo de errado nisso tudo, mas apenas explica um pouco.
Mas nada impede de vc mesmo trazer questoes ao forum sobre iluminacao, falando de algo que vc tenha feito ou comentando sobre o que tenha visto por ai.
Por exemplo, essa foto foi feita com flash direto e com um gel laranja. O cena do ambiente nao era azul como esta na foto e nao eh photoshop. O gel laranja deixa a pele da modelo quem alaranjada/amarelado e ajustando o WB obtenho uma pele com uma cor mais “bronzeada” e smooth e a cor do ceu e da agua mais azulada.
Ou seja, usem gel que faz magicas.
Se eu fosse fazer no photoshop isso tomaria muito meu tempo e daria muito mais trabalho. Com o gel go flash nao precisei perder tempo no computador.
Pois é, esses dias entrei na galeria, olhei algumas postagens e fiquei pensando exatamente isso, bota flash, bota sombrinha, bota softbox, bota o caral** a 4, e o resultado é medonho. Será que era isso que o fotógrafo queria?
Mas no final das contas, acho que o problema sou eu, por que só tecem elogios nestes tópicos.
A geração é mimimi, e até os mais “experientes” andam no “chororô”
Em um ambiente mais saudável e maduro poderíamos tecer sem “rasgação de seda” o que realmente pensamos.
É uma "p*taria dos infernos! Só vejo tópico dizendo que T6i não foca, é foto com 70-200 IS que não “fotometra” direito,
de que comprou um puta equipamento e quer a “receita” de fotometria para fotografar casamento.
Tem nego no fórum com equipamentos dos sonhos e o maior problema é de BIOS! (Bicho Ignorante Operando o Sistema)
Outra p*taria generalizada é o GAS! “Ai, minha câmera tem 0,00001 de EV à mais, eu faço ISO 12.800.000 e fotografei o buraco negro…”
F*da-se a D850! a 6D Mark II e discussões sobre preciosismos! Eu tenho certeza que os equipamentos atuais são melhores que 99% dos fotógrafos!
Comprar equipamento novo é “modinha” para suprir minhas carências e fotos medíocres!
Acordei atacado, abração pra turma e vamos escrever com a luz!
Na verdade, o que vejo é que as pessoas estão numa corrida desenfreada em busca de equipamentos de ultima geração, com conectividade até com satélites da NASA, pois querem simplesmente apertar o botão de disparo e ter um fotografia ótima - as pessoas estão com preguiça de aprender e isso vai desde o básico, até o que realmente importa, que no caso de fotografia, é a luz.
Por outro lado, em função do grande número de desempregados que o Brasil tem, as pessoas estão buscando tornar os seus hobbies (fotografia, por exemplo), em profissão e isso é bem fácil notar só de dar uma passada pelo mercado livre - as pessoas estão trocando tudo por equipamento fotográfico (nunca vi tanta guitarra ser anunciada com intensão de troca por equipamento fotográfico profissional).
Não desmerecendo ninguém e nem querendo que as pessoas não venham para a fotografia, pelo contrário, mas acho que para se entrar em algo, tem que buscar aprender e falo isso, porque quando comecei com fotografia, o lance era com filme, onde se eu não tivesse certeza da hora certa de disparar o click, com certeza uma ou tantas outras fotografias seriam reveladas e não serviriam para o que eu queria. Hoje não, as pessoas clicam desenfreadamente, para depois escolher as melhores.
Curioso o uso de flash.
Sempre gostei de usar até que eu esses dias estava revendo as fotos que o fotógrafo do meu casamento entregou no CD pra gente escolher… e percebi que a maioria das fotos foram feitas sem flash em ISO alto algumas passando até de 2000 em uma D600, abertura de 4 ou mais. interessante a forma que ele usou a luz natural da igreja e do salão de festas… o cara que sabe sabe… e escreve com a luz, pode ser natural, do ambiente ou orquestrada pelo flash mas todas tem sua beleza.
é preferência. Não condeno quem prefere luz natural e quer uma câmera q dê conta do recado em condições mais extremas e quem prefere ter o controle total da luz e criar uma cena a partir disso.
São diferentes abordagens e cada tipo requer diferentes ferramentas. Um lado depende de uma câmera melhor, do outro requer flashes mais potentes e por aí vai. O sensor ainda tem muito o que evoluir em DR.
Falaram em filme aí mas como se filme fosse difícil mas na realidade não é. A princípio, em teoria, parece ser mais difícil pq não dá pra prever. Só que mesmo errando o setting, dificilmente a foto estourava e a recuperação na revelação não tem precedentes ainda. Mesmo cagando no clique, vc recuperava a imagem como se tivesse acertado a fotometria na hora do clique. Difícil mesmo era ter que revelar por conta própria, mexer com produtos químicos, ter um ambiente adequado, etc. O clique em si nunca foi barreira pra ninguém dos anos 70 pra cá desde que produziram em grande escala para consumidores casuais.
o errado é o “natural” falar mal e odiar os flashes e o cara do flash falar mal de cara q prefere trabalhar com condições naturais… :ponder: Deviam se amar mais.
Na verdade acho que o lance não deve ser nem preferência, mas sim conhecer, pois em determinados casos o fotógrafo pode passar por uma situação que se ele não conseguir tirar leite de pedra, ele não vai conseguir fazer o trabalho.
Claro que a preferência vai sempre contar e até mandar, mas acho que o fotógrafo não pode ser bitolado - se a pessoa gosta de fotografar com luz natural, acho que seria interessante buscar fotografar com flash e vice-versa - isso só faz com que o fotógrafo cresça profissionalmente.
também acho que não passa pela preferência, é imperativo que o bom fotógrafo (ou que queira ser um), saiba quando e como usar adequadamente tanto a luz artificial quando a natural.
aí que tá a beleza da coisa, pelo menos acho isso. você olhar a cena e pensar vou escreve-la desta forma! e conseguir extrair o que você pensou em uma imagem…
Acho que em geral, muitos fotografos querem mostrar seus esquipamentos atravez de sua fotos. Por exemplo DOF curto de suas lentes f1.8 ou 1.4 ou o zoom de suas telelentes.
Acho que o flash eh a mesma coisa, quanto mais evidebte o efeito (luz) para apreciar a ferramenta, para eles melhor. E assim penso que tende a sair resultados medonhos. Como por exemplo a luz do rebatedor exatltada deixando evidente que eh uma luz de rebatedor, para mostrar na foto que foi usado tal ferramenta no lugar de simular luz natural em que nao deixa evidente quantos flashs, rebatedores ou o tipo de lentes, etc usado.
Se usar ferramentas e nao ficar evidente nas fotos, para muitos eh como ir para Paris e nao postar no Facebook que esta em paris. Ou seja, perde o sentido para elas…