Farei uma viagem a New York em outubro. Pretendo levar uma câmera ML full frame com apenas uma lente, pois detesto ficar carregando peso.
Sabendo que vou fazer fotos com pessoas (eu e a esposa) ou sem, tanto em lugares abertos (ruas, prédios, parques, pier, etc) como em lugares fechados (museus, etc), o que acham melhor: levar uma 35mm ou uma 50mm?
Zeidan, acho 35mm muito melhor para essas situacoes todas. 50, tem horas que acho fechado. Se quiser chegar perto com 35mm, ainda da, mas mais longe, tem vezes que nao tem espaco.
Em minha opinião, também a 35mm. Sem considerar gostos pessoais, apenas estatística de meu uso vendo aqui no Lightroom, 40% das fotos que fiz lá foram com a 24mm e 20% com a 85mm, o resto distribuído entre 35 e 50mm. Como para retrato a 24 distorce muito, a 35 seriam um bom compromisso…
Vc já deve conhecer a cidade e deve ser alguém com grande força de vontade e determinação, portanto vai resistir à tentação de ir à B&H e desprezar todas estas sugestões…
A 35mm distorce os retratos de rosto e busto, eu aceito mas não gosto muito, e conheço um monte de gente que adora, tirando isso, ela é ótima para retratos de meio corpo, corpo inteiro, grupos de pessoas, e ainda manda bem para as cenas urbanas e demais fotos de viagem que vc vai fazer. A 35mm é minha lente principal, saio só com ela sempre…
Ah, mas dar um passeio na B&H e sair sem nada… só com muita penitencia e concentração… éh difícil… kkkkkkkkkkkkk
Zeidan, nao fui com a cara de nenhuma dessas lentes gigantes para mirrorless. Acho-as todas aberracoes rs
Apesar que dizem que a otica eh muito boa. Mas se eu quisesse usar algo assim, usaria reflex + sigma art, que tem melhor empunhadura e custa BEM menos.
Ano retrasado a Amazon entregou rápido demais um de meus pacotes e ele chegou antes de eu fazer check-in, e o resultado foi que o hotel devolveu o pacote. No mesmo dia à noite a Amazon mandou um email perguntando se eu queria o $$$ de volta ou que ela enviasse novamente.
O problema é que alguns hotéis não recebem se vc não tiver feito check-in simplesmente pq não vão guardar algo para alguém que pode não aparecer…
Cara, estive em novembro em NY e só usei uma EOSM com a 22mm (o que deve ser próximo na 35mm na full frame). Cara, foi o suficiente pra mim. Mas confesso que foram poucas fotos com pessoas, pois eu tava sozinho… Mas se fosse mais fechado eu acho que sentiria falta em vários lugares, em especial nos museus.
Fui pra NYC em Fevereiro e estava com a D750 + 20 1.8G + 50 1.8G. Confesso que não senti falta de nenhuma outra lente, talvez só uma 85 pra fazer retratos da esposa.
Entre as duas, eu levaria a 35mm. As fotos que eu mais gostei da viagem foram as paisagens, que foram feitas todas com a 20mm.
Bom, pra falar a verdade senti falta de uma 14-24 pra pegar ângulos ainda melhores das paisagens, mas isso estava fora de questão… :hysterical:
Acho que quem quer carregar apenas uma lente deve optar por uma Zoom.
Uma 24-70 mm serve bem.
Eu pessoalmente prefiro uma 16-35 mm (Ou 17-40 mm), em FF.
Embora, ainda que no bolso, eu levaria a 50mm.
dentro dos museus e prédios (ou no alto deles…) sempre usei a mais ampla que tinha, entre 18 e 24mm;
a 35mm ou a 50mm com as pessoas na frente dos pontos mais bacanas (“estive aqui…” :D)
e uma tele média ou curta para aquelas águias e esculturas no alto dos prédios…
Assim, a lente ideal das marcas conhecidas para fazer o papel de “uma só”, em minha opinião, seria uma 24-120 ou 24-105 na Nikon e Canon FF, justamente a razão pela qual a Canon e a Nikon as colocam como “kit” nas FF para “entusiasta”… Particularmente acho a 24-120 pesada demais e uso a 18-35G grudada direto com a 85/1.8 no bolso, mas essas lentes “kit de alto nível” são, em minha opinião, as ideais…
A 18-35 pesa quase o mesmo que a 85/1.8 (umas 350g), mas se vc optar pelas zoom com abertura constante f/2.8 ou f/4 aí não tem jeito, é muito vidro mesmo…
Entretanto, a 18-35 com a 85/1.8 fazem uma excelente combinação para uso amador na cidade e, nesse caso, o problema é o trambolho do próprio corpo FF. Por isso mantenho a Olympus E-M10 que, com a 12-40 Pro, pesa o mesmo que só o corpo da D750…