[font=Verdana]Prezados;
Depois de mais de um ano ausente, o Leo avisou-me sobre a reformulação deste fórum, e vim vê-lo novamente.
Saudações a todos, tanto aqueles que já me conhecem de antes ou de outros fóruns quanto os que chegarm depois e agora habitam este espaço.
Atualmente minhas energias estão dirigidas a uma newsletter sobre teoria fotográfica, e oportunamente estou divulgando em diversos meios o elenco de artigos já postados desde o seu início, como segue abaixo.
Abraços.
Prezados;
A Newsletter Fotografia em Palavras completou 7 artigos postados desde sua inauguração em maio de 2007. Sete é um número cabalístico, e sete, no período de pouco mais de quatro meses, significa que não cumpri minha promessa de um artigo por quinzena, estando algo abaixo disso, mas, por outro lado, me dá a tranqüilidade de eu não ter entupido a caixa postal de ninguém.
Link para a newsletter:
O que se segue abaixo é um índice de artigos desde o primeiro, com um pequeno pedaço de seu conteúdo e o link para leitura completa. É uma espécie de balanço destes primeiros sete, e ao mesmo tempo o oferecimento de uma visão de conjunto para quem não os leu e venha ter interesse em fazê-lo.
Fotografia em Palavras pretende sempre manter seu foco em temas pouco debatidos em listas e fóruns, como linguagem, estética, semiologia, relacionamento entre instrumento e produção fotográfica, arte, percepção visual nas artes plásticas, etc.
Quem quiser assinar para receber mais ou menos quinzenalmente um novo artigo, basta mandar um email em branco para fotografiaempalavras-subscribe@yahoogrupos.com.br
Lista por ordem de Postagem:
-
Fotografia Autoral. Ortografia, Gramática, Estilística, e o que mais?
maio de 2007
Yahoo | Mail, Weather, Search, Politics, News, Finance, Sports & Videos
“O que é narrado na fotografia? O que cabe no retângulo fotográfico que não é o objeto retratado e não é a técnica de retratá-lo? Poderíamos mudar a pergunta e refazê-la usando a palavra poesia em lugar de fotografia. Ficaria mais ou menos assim: O que é falado na poesia que não se resume às palavras ou às rimas?” -
Criação Fotográfica e Comunidades Virtuais
maio de 2007
“Parece-me ser um dos maiores motivos o fato do domínio do aparelho fotográfico ter muitos desafios. Há uma operação básica -saber as regulagens-, que é aparentemente pequena, resumindo-se, grossíssimo modo, em acertar o foco, a abertura e a velocidade. Esses três parâmetros, contudo, têm influências recíprocas e combinadas, então as possibilidades são imensas. E é preciso uma longa experiência para antever o resultado de uma combinação ou para identificar a combinação adequada. Ao longo do tempo em que a fotografia vem existindo, algumas dessas combinações foram testadas com sucesso em certos contextos e definiram esquemas de uso capazes de produzirem respostas características…” -
Uma imagem vale mais que mil palavras?
maio de 2007
“Se uma imagem em um canto de uma revista seria vista dez ou quinze vezes, em aprofundamentos sucessivos de compreensão e significação, agora a fotografia deve mostrar-se inteiramente em poucos segundos, pois do contrário interromper-se-ia o fluxo. A linguagem fotográfica vai se adequando a essa nova cadência de transmissão, e a fotografia vai cada vez mais adotando aquela maneira chamada pelo Barthes de Fotografia Unária, simplificada em apenas um objeto ou em um truque fotográfico, pois é preciso que ela seja o mais explícita possível.” -
Há uma nova fotografia surgindo?
junho de 2007
“Se nos parece pouco realista uma fotografia de viés hiper-realista/HDR, ela, afinal de contas, nos informa coisas sobre a cena que seríamos capazes de distinguir se lá presentes, pois o funcionamento de nossa visão é sempre adaptativo à iluminação do objeto (e assim distinguimos os detalhes muito claros e os muito escuros na mesma cena, coisa que a câmera não faz)” -
Desfoque do fundo: uma linguagem oriunda do aparelho fotográfico 35 reflex
julho de 2007 (republicação)
“O fundo desfocado, tão caro a todos os que se dedicam a retratos, não corresponde contudo a uma experiência perceptiva reconhecível, e se contrapõe à representação da perspectiva cônica com a qual a fotografia é aparentada. Nós não percebemos com fundo desfocado, pois a percepção visual é integrativa e junta uma infinidade de pequenos fragmentos percebidos em um quadro completo e de profundo DOF.” -
A Cena e o Assunto
agosto de 2007
“Uma fotografia é uma cena. Uma cena simples ou complexa, mas uma cena. Os diferentes elementos da cena fazem dela um envelope para uma mensagem qualquer. A palavra mensagem é perigosa, pois normalmente é entendida como uma mensagem verbalizável, e nem sempre é. Uma foto pode passar uma sensação, uma maneira de sentir…“ -
Olhar Fotográfico: o que é isto?
setembro de 2007
“que ao fotografar é exatamente isso o que acontece; o abandono do olhar sem ver, do olhar utilitário e automático por nós usado para nos movermos e atuarmos no mundo. Fotografar impõe um olhar analítico, um olhar selecionador, um olhar julgador e não um olhar distraído.”
[/font]