Haverá uma aresentação amanhã no Theatro Municipal do RJ onde fui convidado, e pediram para fazer algumas fotos.
Qual Abertura / Velocidade / ISO devo usar?
De preferência para não necessitar usar o flash.
Abs.
Haverá uma aresentação amanhã no Theatro Municipal do RJ onde fui convidado, e pediram para fazer algumas fotos.
Qual Abertura / Velocidade / ISO devo usar?
De preferência para não necessitar usar o flash.
Abs.
Estou com essa mesma duvida…
É uma pergunta que exige uma resposta muito precisa se fornecer muitos dados… Essa equação tem muitas variáveis…
Resumindo, vc vai ter que usar o que conseguir. A luz (ou falta dela) nesses casos nem sempre é a ideal para fotografar. Dependendo da velocidade dos movimentos no teatro, vc vai definir sua velocidade mínima de exposição para não sair com blur. A abertura, normalmente vai ter que ser a maior possível para aumentar a velocidade de exposição sem aumentar mto o ISO. O único porém da abertura é a profundidade de campo. Em fotos onde vc precisa de mais elementos q não estão exatamente no mesmo plano em foco, vc vai ter que fechar o diafragma e variar a velocidade e o ISO. E o ISO, vai depender muito dos outros fatores. Mas não tenha medo de ISOs altos, é preferível uma foto com granulação do que borrada, a não ser que seja o efeito desejado.
É uma pergunta que exige uma resposta muito precisa se fornecer muitos dados... Essa equação tem muitas variáveis...Resumindo, vc vai ter que usar o que conseguir. A luz (ou falta dela) nesses casos nem sempre é a ideal para fotografar. Dependendo da velocidade dos movimentos no teatro, vc vai definir sua velocidade mínima de exposição para não sair com blur. A abertura, normalmente vai ter que ser a maior possível para aumentar a velocidade de exposição sem aumentar mto o ISO. O único porém da abertura é a profundidade de campo. Em fotos onde vc precisa de mais elementos q não estão exatamente no mesmo plano em foco, vc vai ter que fechar o diafragma e variar a velocidade e o ISO. E o ISO, vai depender muito dos outros fatores. Mas não tenha medo de ISOs altos, é preferível uma foto com granulação do que borrada, a não ser que seja o efeito desejado.
Ah, só um detalhe que lembrei agora: não sei qual a câmera utilizada, mas desligue a luz auxiliar para AF. Se a iluminação do espetáculo for insuficiente para que o AF da câmera funcione sem a luz auxiliar, faça foco manual.
Ah, só um detalhe que lembrei agora: não sei qual a câmera utilizada, mas desligue a luz auxiliar para AF. Se a iluminação do espetáculo for insuficiente para que o AF da câmera funcione sem a luz auxiliar, faça foco manual.Em Bruno, mas por que desligar a luz do AF? Pra não acabar tirando a atenção das pessoas na peça?
Abraço,
Ah, só um detalhe que lembrei agora: não sei qual a câmera utilizada, mas desligue a luz auxiliar para AF. Se a iluminação do espetáculo for insuficiente para que o AF da câmera funcione sem a luz auxiliar, faça foco manual.Em Bruno, mas por que desligar a luz do AF? Pra não acabar tirando a atenção das pessoas na peça?Abraço,
Ah é, você tá certo… agora entendo.
Abraço,
Use lentes claras ( de preferência 2.8 … se rolar algo mais claro, melhor ).
Velocidade ? Isso depende da iluminação. Eu não gosto de usar menos de 1/60 porque perde-se muitas fotos. ISO tbm vai depender da iluminação… mas normalmente gira entre 800-1600. Prefira trabalhar com ISO 1600 e 1/90 do que ISO 800 com 1/45. Fotos com ruído é só tratar…tremida ou sem nitidez fica bem mais complicado.
Se vc conseguir um monopé é legal para te dar mais firmeza.
NUNCA: Use flash nem luz auxiliar, como explicado pelo Bruno.
boas fotos !
Nossa, foi de grande ajuda todas essas explicações…agradeço muito…essa eh a minha maior dificuldade…fotos em teatro
ainda mais que eh dança conteporanea…