Boa tarde.
Sou fotógrafo de casamentos a 10 anos já.
Surgiu a oportunidade de eu trabalhar em parceria com uma academia de dança, com aproximadamente 100 alunas.
A idéia é fazer algo semelhante a aquele trabalho onde o fotógrafo vai a escola, tira fotos dos alunos (em grupo e individualmente) e depois vende as fotos, álbuns, ampliações, etc.
O problema é que eu nunca trabalhei nesta área. Não tenho a menor idéia de valores cobrados e tipos de produtos a oferecer.
As dúvidas são as mais diversas:
Como é feita a cobrança?
As fotos não são cobradas por aluno, mas sim por ítem adquirido?
Qual seriao valor de uma imagem? Este valor vai caindo dependendo da quantidade selecionada pelo cliente?
Existe algum software que gerencia todo esse processo, desde a escolha das fotos pelo cliente em galerias online, até o pagamento disso?
O que eu estava pensando em fazer:
Faço as fotos em sequência das alunas, dedicando uns 10 minutos a cada uma.
Em um outro dia, eu retorno a academia de dança, já com as galerias prontas, onde eu me reuniria com cada aluna para a escolha das fotos que ela irá adquirir (utilizaria o Photo Mechanic ou Bridge para ela classificar as escolhas). Nesta mesma reunião, ela poderia ver amostras de álbuns, onde eu apresentaria 2 ou 3 opções (uma bem acessível, uma média e outra mais requintada).
Feitas as escolhas (quantidade de fotos e produtos a adquirir), eu usaria uma máquina de cartao para processar o pagamento.
Feito isso tudo, com todas as alunas, eu retornaria na semana seguinte ou mais (dependendo da disponibilidade dos itens encomendados) e faria as entregas.
Gostaria de saber se este é o procedimento correto, se existem formas mais práticas de se executar este trabalho e estou aberto a sugestões!
obrigado!
Ricardo