Olá, sou fotógrafo e há pouco tempo comecei a prestar serviços em que necessito de muitos detalhes e closes, tais como flores, pequenos animais, raízes de plantas…
Meu equipamento é uma NIKON F90 e, além de outras lentes, tenho uma antiga lente NIKON 55mm MICRO f/2.8 e foco manual. Minha dificuldade com ela, é que o campo de focagem é muito curto, mesmo com baixa velocidade para fechar o diafragma e ganhar mais profundidade. Preciso de uma lente que me ofereça um campo de profundidade maior. Tenho pesquisado em sites e uma dúvida surgiu: lentes maro ou micro? Qual a diferença? Percebo que há lentes 105mm Micro e 70-300mm macro. Para o meu tipo de trabalho com detalhes muito pequenos, qual a melhor opção?
Olá, sou fotógrafo e há pouco tempo comecei a prestar serviços em que necessito de muitos detalhes e closes, tais como flores, pequenos animais, raízes de plantas...
Meu equipamento é uma NIKON F90 e, além de outras lentes, tenho uma antiga lente NIKON 55mm MICRO f/2.8 e foco manual. Minha dificuldade com ela, é que o campo de focagem é muito curto, mesmo com baixa velocidade para fechar o diafragma e ganhar mais profundidade. Preciso de uma lente que me ofereça um campo de profundidade maior. Tenho pesquisado em sites e uma dúvida surgiu: lentes maro ou micro? Qual a diferença? Percebo que há lentes 105mm Micro e 70-300mm macro. Para o meu tipo de trabalho com detalhes muito pequenos, qual a melhor opção?
Geralmente “micro” é a denominação que a nikon usa para o mesmo fim que as outras marcas usam “macro”. Sobre a profundidade de campo em foto macro, não tem muito jeito: as aberturas devem ser muuuito pequenas. Por isso se recomenda o uso de flash e um bom tripé. Mas veja: dependendo de qual for a mínima abertura da sua lente, você não vai mudar nada nesse sentido (DOF) comprando outras.
NOOOOSSA!!!
É… pelo visto ainda sou apenas um fotógrafo…
Vi suas fotos e fiquei impressionado com a cor, qualidade, profundidade e ângulos, que conferem às fotos, um toque especial.
Como obtém estes resultados? Seria pedir muito vc pudesse informar dados técnicos como tipo de lente, abertura de diafragma, velocidade…
Se não quiser, tudo bem.
Ainda trabalho com negativo (não slide - muito caro), e não consigo obter cores tão vivas e vibrantes, além da nitidez da imagem. Minhas fotos, diriam que são comuns. Tento me aperfeiçoar, mas ainda tenho limitações de equipamentos, por isso, sempre busco ajuda e informações que possam desenvolver meu rabalho.
Como todos puderam perceber, sou novo no fórum e não tenho prática com técnicas mais apuradas em fotografia.
Primeiro, agradeço a paciência de todos em responder questões que os mais experientes já devem estar cansados de explicar. Devem pensar: “Pô, essa galera não aprende mesmo…”
Segundo, agradeço as fotos postadas, não esperava tanta atenção, pois conheço alguns fotógrafos que relutam em repassar o que já aprenderam.
Aqui no fórum, estou conhecendo pessoas que realmente podem me ensinar algo.
Obrigado e, fiquem à vontade para postarem fotos e dicas sobre este assunto.
Jc, vc tem uma excelente câmera nas mãos e ainda uma lente de qualidade impecável, com este kit vc consegue fazer macros de 1ª, mas claro q deve studar bastante e treinar mais ainda hehehe… se vc quer mesmo fazer macro o ideal é comprar um tripé. Abs