MÁRCIA SOMAN MORAES
FOLHA DE SÃO PAULO
08/09/2011 - 07h50
Exatamente às 10h28m24s do dia 11 de setembro de 2001, o repórter fotográfico Bill Biggart, 54, tirou a última foto da sua vida.
Morador de Nova York, ele correu para o World Trade Center assim que soube, por um taxista, que a torre norte do complexo fora atingida por um avião. Entre 9h09 e 10h28 daquela terça-feira, ele registrou mais de 300 fotos do maior ataque terrorista da história americana.
Talvez sem saber o real impacto do momento, às 10h28, Biggart morreu ao ser atingido pelos destroços do desmoronamento do prédio de 110 andares --que queimara por 102 minutos após ser atingido pelo voo 77 da American Airlines a cerca de 790 km/h.
(…)
Quatro dias depois dos atentados, Wendy recebeu a notícia de que as equipes de resgate haviam encontrado o corpo de Biggart sob os escombros da torre norte do WTC, junto a crachás de imprensa queimados, três câmeras destruídas, seis rolos de filme e um cartão de memória intacto com 150 imagens.
(…)
Destroços das câmeras (duas Canon EOS1 de filme e e uma Canon D30 digital)
Eu acho que as vezes ficamos meio sem noção quando vamos fotografar. Já me vi algumas vezes em lugares que não são seguros e eu fotografando, olhando pelo visor, e abstraindo do mundo. Nem sempre isso é bom… :no:
Se sendo apenas hobby é assim comigo, se fosse um trabalho então…
Pois é. Fotografia requer abstração, concentração. E nessa, a gente nem percebe o mundo real que insiste em continuar acontecendo.
Já fui fotografar em Salvador e nem me dei conta dos “malandros” que já estavam me seguindo no Pelourinho. Se não é um guarda vir me avisar para tomar cuidado com a câmera, eu ficava sem ela e todas as fotos (era o último dia) que estavam no cartão.
Nunca ví um lugar pra ter esses bandidinhos batedor de carteira igual a Salvador, morei lá por 6 anos, lá nem com um tênis melhorzinho vc pode sair…pqp
Exatamente, tente fotografar o Largo da Ordem em Curitiba depois que escurecer…Ou vai com escolta armada ou fica sem o equipamento.
Esse é o preço que pagamos por sermos como somos…
[OFF TOPIC]
Se com brasileiros você quer dizer:
Um povo que não sabe votar, não tem cultura e não quer ter cultura.
Um povo que acha que a “lei de Gerson” é a melhor coisa do mundo,
Um povo que se tiver futebol, sambinha (pagode, axé, etc,etc), novela da Bobo, Faustão, BBB, etc e tal o resto simplesmente não importa…
Sim então é isso mesmo.
Nossa, vi uns trombadinhas lá, mas nada de mais. Andei com a câmera lá a noite, não achei “tranquiloooo”, mas também não tive problemas… deve ser porque estou acostumado com o Rio rs
Oi, Rogério…
Dez anos depois daquele momento do ataque essa reporter da Folha - Márcia Moraes - nos dá esse furo de reportagem…?!!
Uau…!
Pois é… ossos do ofício… :eek: Ossos do ofício de quem morreu (dizer o que da ingenuidade de alguém diante de um prédio gigantesco prestes a ruir - ele não tinha uma tele maior, talvez) …e ossos do ofício dessa reporter que se atrasou só um pouquinho para dar a notícia. Ou isso é um revival…?
Abçs.
JQueiroz.
O foda de Salvador é que está cada dia pior, o bom é que os ladrões aqui são pouco sofisticados, então você dá dois gritos, no máximo sai na mão e tá tudo ótimo.
Mas acho que fotógrafo as vezes tem que ser meio sem noção mesmo, ainda mais aqui em Salvador, hehehe
Não foi não, Palmeida. Esse tal de rodrigo_luiz78 ontem postou em vários tópicos antigos, todos de 2011 pra trás. Provavelmente a postagem dele aqui foi excluída, ou algum moderador deu um pé na bund@ dele.