Espaço aberto para troca de dicas e experiências, motivado por um outro tópico que li aqui no MF (Quase desistindo…ou já desistindo…).
Postem aqui seus relatos e experiências, e o diferencial de cada um para se destacar neste ramo já prostituído, onde o pessoal cobra 29,90 por um ensaio e compra T3i e já sai achando que faz casamento, entrega muitas vezes fotos sem qualidade para o cliente, que, de tão acostumados com fotos de smartfone, muitos nem reclamam ou acham nota 10 uma foto com o mínimo de resolução.
Qual o seu diferencial? Esta é a pergunta. Um álbum bem diagramado? seu equipamento? sua criatividade? seu estúdio? seu tratamento nas fotos? sua habilidade em lidar com pessoas? etc…
a habilidade em lidar com pessoas já me foi dito por clientes como um diferencial.
Legal! Se quiser dar umas dicas, é de grande valor!
Eu tento usar os métodos do Dale Carnegie (como influenciar as pessoas), más muitas vezes só o fato de vc explicar e deixar bem claro qual o escopo de fornecimento antes do trabalho já conquista o cliente pela segurança, seu trabalho tb precisa atender a necessidade é claro, mas já é um ponto pra vc.
Somos 2 então, e acho que isso é absolutamente fundamental pra quem trabalha com eventos. Eu sou um cara bastante social, sempre gostei de fazer amigos, conhecer gente nova, então isso me ajudou um bocado. Até acredito que eu possua alguns diferenciais na parte técnica, mas acima de tudo, saber lidar com o cliente faz toda a diferença.
Nao sei qual eh o meu diferencial. Eu poderia dizer que eh fotografar com filme e imprimir tradicionalmente. Mas nao acho que isso seja um real diferencial. Pelo menos a maioria das pessoas nao querem saber disso.
-Sou distraido;
-Nao sei falar de qualquer assunto;
-Quando cliente me procura interessado pelo meu trabalho e depois nao retorna para comprar minhas fotos ou servicos eu nao contacto a pessoa lembrando a ela de mim;
-Nao sei falar o que o cliente quer ouvir (como os marketeiros dizem);
-Sou mais interessado no que e como eu quero fazer no que no que e como o cliente quer;
-Faco um pouco de tudo que gosto e apresento tudo junto (marketeiros dizem nao ser bom por confundir clientes);
-Nao fico tentando convencer sobre a qualidade do meu trabalho quando potencial cliente fica me coparando com outro fotografo (Se o cliente esta inseguro eu prefiro que ele contrate outro fotografo);
E por ai vai…
Ou seja, o meu diferencial eh ser um zero a esquerda. Em cidades grandes as oportunidades caem no seu colo esporadicamente, mas em cidades pequenas nem com o acaso da para contar.
As vezes eu acho que a maioria dos marketeiros acha que está lidando com pessoas de QI reduzido. O maior problema dessa galera é a dificuldade em se adaptar com os diferentes tipos de personalidade. Eles acham que dá pra vender pra todo mundo com as tecnicas de venda que eles aprenderam. Acho que falta uma leitura de cada cliente de maneira individualizada.
Penso a mesma coisa. Falta tratar o cliente como uma pessoa, e não como um cliente. Tem gente que acha que cliente é tudo a mesma coisa, e tal, mas esquece que são pessoas, com todas as suas individualidades.
Odeio quando o cara vem de intimidade fingindo que é meu amigo.
Odeio quando o cara só fala das vantagens do produto.
Odeio quando o cara finge que eu sou o cara mais interessante do mundo.
Odeio quando sinto que a atenção dada a voce é de acordo com o valor da sua compra.
Odeio quando não sabem responder aquilo que eu pergunto e em vez de saber que não sabe e que vai se informar ele inventa algo sobre o produto só pra não dizer que não sabe ou chamar alguem que sabe.
Bem por aí mesmo, rsrs. Esse tipo de coisa me passa a impressão de que o vendedor me acha um idiota, sei lá, me sinto até meio ofendido. Quero conversar de igual pra igual, na sinceridade, sem que o cara fique de rodeios e conduzindo a conversa.
No geral as pessoal gostam de ser bem tratadas. Oque isso significa para listar aqui acho que fica dificil dizer…mas enfim, valorizar a pessoa, demonstrar interesse no que ela diz, no que ela necessita…saber ouvir aqueles quem gostam de falar. Falar mais para aqueles que gostam de ouvir…isso sem ser falso, sem ser marketeiro…
Lembremos que estamos vendendo e nao falando com amigos de longa data. Há por mais que nos não gostemos, em menor ou maior grau um jogo de interesses. Queremos vender, isso implica em agradar (em todos ou em no máximo de aspectos que possam estar envolvidos). Buscar vinculos com a pessoa/cliente é uma tecnica de venda basica, como fazer isso ai vai de cada um…
Quem lembra do personagem O Super Sincero?
Se agirmos assim nao venderemos nada…
Eu gosto de lidar com pessoas por isso sempre prefiro contato pessoal…eu gosto de crianças e acho que elas gostam de mim…sou assim nao faço um jogo…isso me favorece com as mães…eu tenho filho, logo estou por dentro de alguns assuntos infantis, isso me favorece com as mães…
Quando vou entregar as fotos (sempre pessoalmente) levo flores para cliente…marketing!? Sim, nao, talvez, faço pra agrada-las mas pricipalmente pq me sinto bem com isso…gosto de agradar. E qual mulher que nao gosta de receber um vasinho com flores?
Em um evento se percebo algo errado que nao seja de minha responsabilidade, tenho alertar. Devemos estar a disposição para que o evento corra bem, e por ai adiante. Estar a disposição do cliente. (obvio…que tudo tem limites, e cada um que sabe o seu)
Enfim, eu acredito que lidar com pessoas é primordial em nosso ramo.
Os aspectos tecnicos vem depois…
Pois eh mas como o spiderman falou, funciona para a maioria das pessoas.
Eu morei por uns 6 meses sem contato a nenhuma publicidade, ou com muito pouco contato (sem TV, sem revistas, sem outdores, nem nada). E o pouco contato que tive nao funcionava pq eu nao entendia a lingua local. Foi quando eu me mudei para outro lugar que entendia a lingua, e so de ver as embalagens dos produtos, o merchandise nas prateleiras dos supermercados, etc, eu sentia que todos os produtos estavam me julgando como idiota. Me dava enjoo e eu entrava apenas no supermercado indo direto no que eu precisava e me mandava, pq eu nao suportava. Ate as cores e formas das letras pareciam querer me manipular.
Eu estava igual esse cara:
Eh igual quando vejo aquela manchete sensacionalista ou que esta ali so para preencher espaco vazio. Eu fico rindo por dentro e imaginando quam leva tal informacao a serio(?). Mas ai eu olho ao redor e vejo as pessoas atentas a tais asneiras, debatendo e trocando opiniao sobre bobagens de jornais.