Queria saber de quem usa na maioria das vezes Spot, que tom costuma escolher para fotometrar, e qual vantagem vê na escolha desse tom em relação aos outros.
Você aponta para o tom mais claro da cena e sobe um ou mais pontos;
Você procura na cena o que corresponderia ao cinza 18% e deixa o fotometro no 0;
Você aponta para o tom mais escuro e desce um ou mais pontos;
cara, não tenho muito o que falar mas, nos meus estudos tenho usado o método 1 aassim, uma vez que vc acha o branco, todo o restante está certo. E em alguns casos, nem to usando o fotometro, to usando o histograma - apenas para casos em que a luz não sofrerá váriações.
Mas onde vejo mais problema é no momento de incorporar o flash. Ainda não consigo acertar as coisas.
Acho q n tem receita, afinal cada foto é diferente
Se eu estou fotografando um prédio escuro uso um jeito, se estou fotografando uma pessoa uso outro método
O q tem q se fazer é se adaptar a cada situação, senão vc vai acabar errando em uma situação diferente do q conhece bem
a) achar um tom próximo ao 18% e deixar em zero. Boas aproximações são o concreto cru e folhagens.
b) ir no branco e compensar em +2 1/2 pontos, chama-se compensação por high key. Não funciona direito no sentido inverso.
É o que está na literatura.
Compensar baseado em outros tons é puro chute e perde o sentido, pois é muito difícil avaliar o quanto outro tom precisa ser compensado. Quem consegue fazer isso não precisa de fotômetro.
Não existe regra, depende de como quero mostrar a cena, se quer o branco branco fotometro ele e super exponho 3 pontos, se quero o cinza cinza fotometro ele no 0, se tenho preferencia pelos pretos da cena fotometro ela e subexponho 2-3 pontos, é saber usar o zone system do Ansel Adams e partir pro abraço.
Eu já conhecia o conceito, tanto que costumo usar spot na maioria das fotos, mas nunca tinha lido nada aprofundado sobre o assunto. Acabou por ser algo intuitivo, para deixar as cenas das fotos do jeito que eu estava vendo ou como eu queria que ficassem.
É por isso que eu gosto desse fórum: eu entro pedindo uma coisa e vocês sempre trazem mais do que eu esperava. Esse livro que postou é um exemplo, Raphael. Já guardei aqui para seguir lendo.
Muitas vezes escuto fotógrafos falando em encontrar o cinza médio, eu dou risada pois isso não existe, o que existe é “escolher” o cinza médio, na fotografia não existe fotometria e sim o fotografo que a faz como quiser.
Cara, é algo muito complexo, o zone system voce escolhe onde quer colocar cada parte (STOP) da cena em qual zona (qual luminosidade).
O histograma só te fala como estao as luzes altas e escuras, não existe um histograma correto e ideal pois depende da cena, se tem mais pretos ou brancos.
O que o histograma ajuda muito é voce poder aproveitar ao máximo o sensor da camera e poder expor à direita pra diminuir ruidos sem estourar, ou seja, sem perder detalhes importantes da foto. Na prática o histograma ajuda voce a colocar os highlights ou os shadows na “zona” que voce quer.
Eu, quando uso spot, geralmente fotometro onde é mais escuro ou mais claro, evitando hipo ou hiperexpor. Quando faço retrato à céu aberto, geralmente fotômetro em +2 em nuvens e/ou +1 o céu azul, expondo o sujeito com flash. Mas é como disseram, cada caso é um caso é depende muito também da latitude do sensor.
Nuvens e céu não servem, pois estão acima na atmosfera e a luz que incide na cena pode não ser igual, se funcionar é pura coincidencia. A fotometria tem que ser NA cena.
Muito bem dito! É exatamente assim que eu faço, eu escolho um local que eu quero que seja o médio na minha foto e fotometro ali. Muitas vezes quero uma foto mais clara ou mais escura, e aí é só escolher o meu médio.
Mas basicamente, eu uso os 3 métodos do 1° post, dependendo de como está a minha cena.