Fazendo o registro de um evento me deparei com uma situação nova e complicada pra mim. Um stand de saquê com a iluminação muito baixa (quase no nível da cabeça das pessoas), a fachada totalmente branca com um logotipo totalmente preto com letras brancas. Os resultados (lamentáveis) seguem abaixo:
por , no Flickr
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Como fotometrar em uma situação dessas? Como obter um resultado bonito e bem executado?
com esse tanto de luz baixa não vejo muito jeito… posso até estar enganado, mas nesse caso eu faria o seguinte:
Medição pontual nas pessoas, com resultdo meio parecido com a penúltima foto… depois vem reduzindo as altas luzes no tratamento… na hora da foto não dá pra equalizar tudo…
Hyde, isso é só pra acertar o ponto máximo de estouro nos brancos não é? Nunca me aprofundei no assunto porque achei um saco e pouco prático mexer com isso…
Na prática, fazendo tudo certinho, consegue recuperar no branco o que antes não era possível. Na prática, é como se ampliasse o alcance dinâmico do sensor, via PP.
… vou estudar mais sobre isso depois… mas acho que é uma daquelas coisas que mesmo aprendendo a fazer não acho que vou usar… mas não custa aprender né? rs…
Não conhecia não, Hyde! Fiz uma pesquisa rápida aqui e parece bem interessante, porém na situação acima, até na 1ª e 2ª fotografias (totalmente sub na maior parte do quadro) existem pontos totalmente estourados… Aproveitando ao máximo a exposição sem estourar as highlights traria um resultado mais complicado ainda de se recuperar na pós…
Acho o resultado das fotos mais claras mais interessante e ACHO que tratando o RAW com cuidado (mesmo sem UniWB) dá para recuperar um tanto desses estouros.
foi o que eu pensei tb, fotometria da penultima foto (que está boa nas pessoas) e depois atenuar o branco da iluminação.
problema é que vai perder a textura das luminarias… de repente fazer duas fotos… uma tb com a exposição correta da iluminação e depois mesclar as duas, mas teria que ser na mesma posição, de preferência com tripé…
Esquece as luminárias, essas vão estourar seja qual for o método. A única salvação seria mesmo mesclar duas imagens em exposições diferentes.
Mas com um tratamento cuidadoso (talvez localizado) você consegue recuperar a fachada do stand, que é informação importante e está incômoda nessas imagens.
Ao contrário…
Vc expõe com segurança para os pretos e deixa os brancos estourarem, recuperando-os depois.
Não vai mexer no lado esquerdo do histograma, só no direito.
Ah, mas claro, tudo tem seu limite!
Dá pra recuperar muita coisa, mas tb não é tudo.
Como o Dondon falou, as luminárias em si muito possivelmente serão irrecuperáveis.