Fotometria tensa

Boa tarde turma!

Fazendo o registro de um evento me deparei com uma situação nova e complicada pra mim. Um stand de saquê com a iluminação muito baixa (quase no nível da cabeça das pessoas), a fachada totalmente branca com um logotipo totalmente preto com letras brancas. Os resultados (lamentáveis) seguem abaixo:

por , no Flickr

por , no Flickr

por , no Flickr

por , no Flickr

por , no Flickr

Como fotometrar em uma situação dessas? Como obter um resultado bonito e bem executado?

Desde já agradeço!

Vc conhece o conceito de UniWB?

Essa discussão quero acompanhar.

com esse tanto de luz baixa não vejo muito jeito… posso até estar enganado, mas nesse caso eu faria o seguinte:

Medição pontual nas pessoas, com resultdo meio parecido com a penúltima foto… depois vem reduzindo as altas luzes no tratamento… na hora da foto não dá pra equalizar tudo…

Hyde, isso é só pra acertar o ponto máximo de estouro nos brancos não é? Nunca me aprofundei no assunto porque achei um saco e pouco prático mexer com isso…

Na prática, fazendo tudo certinho, consegue recuperar no branco o que antes não era possível. Na prática, é como se ampliasse o alcance dinâmico do sensor, via PP.

Pensei que já estivesse entendendo um pouco de fotografia.
agora vejo que ainda nada sei :no:

:ok: … vou estudar mais sobre isso depois… mas acho que é uma daquelas coisas que mesmo aprendendo a fazer não acho que vou usar… mas não custa aprender né? rs…

Não conhecia não, Hyde! Fiz uma pesquisa rápida aqui e parece bem interessante, porém na situação acima, até na 1ª e 2ª fotografias (totalmente sub na maior parte do quadro) existem pontos totalmente estourados… Aproveitando ao máximo a exposição sem estourar as highlights traria um resultado mais complicado ainda de se recuperar na pós…

Eu considero muito anti-prático. Mas em situações de “fotometria tensa” pode ser a diferença entre ter a foto para entregar e não ter nada.

Hum… :ponder:

Você pode explicar isso melhor? Ou algum link com tutorial?

Vou fazer alguns testes com base no que li aqui (se alguém quiser mais informações):

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=77384

Acho o resultado das fotos mais claras mais interessante e ACHO que tratando o RAW com cuidado (mesmo sem UniWB) dá para recuperar um tanto desses estouros.

s

Infelizmente, ao abrir os arquivos RAW no LR4, as luminárias das fotos mais claras se transformaram em bolas brancas irrecuperáveis…

:ok:

foi o que eu pensei tb, fotometria da penultima foto (que está boa nas pessoas) e depois atenuar o branco da iluminação.
problema é que vai perder a textura das luminarias… de repente fazer duas fotos… uma tb com a exposição correta da iluminação e depois mesclar as duas, mas teria que ser na mesma posição, de preferência com tripé…

Esquece as luminárias, essas vão estourar seja qual for o método. A única salvação seria mesmo mesclar duas imagens em exposições diferentes.

Mas com um tratamento cuidadoso (talvez localizado) você consegue recuperar a fachada do stand, que é informação importante e está incômoda nessas imagens.

s

é bem isso :ok:

Ao contrário…
Vc expõe com segurança para os pretos e deixa os brancos estourarem, recuperando-os depois.
Não vai mexer no lado esquerdo do histograma, só no direito.

Ah, mas claro, tudo tem seu limite!
Dá pra recuperar muita coisa, mas tb não é tudo.
Como o Dondon falou, as luminárias em si muito possivelmente serão irrecuperáveis.

Link: UniWB e afins

O Ivan de Almeida tb tem um artigo muito interessante sobre o tema.

Na boa… É a coisa mais trivial do mundo, pelo menos em fotografia digital. Basta modificar a curva de luminância pô :doh: