Fotos de paisagems ou pessoas na praia , o fotometro interno pode passar uma Exposição incorreta ?
Vc sabendo como usar é claro que sim.
Depende… o que é uma exposição “incorreta”?
Por padrão o fotômetro da máquina vai apontar pra você a melhor configuração para a média da cena, podendo assim acontecer coisas estranhas se houverem áreas muito claras e/ou muito escuras na cena, ele vai fazer a “média” e não acertar para as duas áreas. Para isso existe a compensação de exposição, os modos de medição pontuais ou concentrados ao centro. Existe também o modo manual, que dá toda liberdade para setar a fotometria que achar conveniente.
Agora, para o fotômetro simplesmente “errar” é pq ele está defeituoso.
Abraços.
Ok . muito grato, isso quer dizer Que : tenho que estar com a com compensação de exposição da máquina sempre ligada ?
lembrando que sempre trabalho em MANUAL
Como ?
Me corrijam se eu estiver errado.
Compensação de exposição você usa nos modos TV, AV lembro apenas desses porque o resto eu não uso. No manual você tem o controle total então não precisa da função compensar exposição.
Sim, é isso mesmo, Hudson.
Cirinho, te aconselho duas leituras que (se vc ainda não as fez) certamente vão te ajudar a compreender muito melhor a questão dos valores de exposição.
http://camaraobscura.fot.br/2007/07/11/guia-para-fotografia-sem-fotometro/
Bacana estou no serviço em casa vou dar uma lida nesses artigos sim!
Vale à pena ler, Hudson. O guia para fotografia sem fotômetro mudou a minha vida. Treinei um bocado usando a digital (ignorava o fotômetro dela e setava manualmente a exposição de acordo com o guia) e fui pegando a manha, como se diz. É uma delícia vc definir mentalmente um EV, bater a foto… e sair perfeita a exposição! E esse exercício todo te torna bem mais hábil em interpretar a luz, é bem bacana. Agora estou queimando um rolo numa Praktica antiga que o fotômetro não funciona… só calculando de cabeça os valores de exposição. É a experiência derradeira. Vamos ver no que vai dar.
Fotômetro não “passa” exposição, apenas nos dá uma referência sobre a reflexão de luz de determinada área.
muito obrigado . aprendi bastante.
ha muitos tutoriais
sobre
exposiçao
fotometro de mao(luz incidente)
fotometro de maquina(luz refletida)
mediçao matricial, central, pontual.
compensaçao
etc,etc,etc,etc,etc.
grande abraço.
Angelo.