Fiz alguns teste usando o fotometro da camera e um fotometro manual. Agora fiquei com varias duvidas. A Canon 10D usa 18% e o fotometro parece que 13%. Analizando a foto em anexo observei o sequinte:
Pic 1: Foto usando o fotometro da camera no modo automatico ( P )
Pic 2: Usando a PIC 1 acrescentei +1/2 stop. Essa imagem chega o mais proximo dos valores R:128 G:128 B:128
Pic 3: Usando o fotometro de mao e fazendo a medida no cartao cinza. Usei os valores para fazer o setup na camera e a foto ficou muito escura.
Pic4, 5, 6, 7: fui aumentando +1/2 stop em cada foto. Os valores do cartao cinza que mais de aproxima com RBG:12 esta na Pic 6
Bom, vejo que os melhores resultados estao na PIC 2, ou seja, usando o fotometro da camera tenho que adicionar +1/2 stop e usando o fotometro manual tenho que adicionar +1 ½ stop
Esta analize esta correta?
Qual seria a melhor maneira de calibrar o fotometro manual com a camera 10D?
Opa Carlos, desculpa ontem, é que tá muito correria aqui.
Agora vendo as imagens é que eu entendi seu problema…
Cara não tem nada de errado com seu fotômetro não.
A questão é que vc está operando em luz incidente, quando vc opera com luz incidente a leitura encara como se todas as superfícies fossem cinza 18% o que não é sempre verdade, vc verá que em ambientes muito claros seu fotômetro tenderá a superexpor, enquanto em ambientes com cores mais escuras ele tenderá a subexpor, este é o efeito colateral da luz incidente, ela opera sempre com cinza 18% (ou cinza 13% dependendo do fotômetro) e qualquer outro tom que predomine no ambiente deverá ficar fora da escala.
Se vc usar o modo spot do seu fotômetro vc verá que ele consegue a leitura igual ao da câmera, pois ele vai ler a quantidade de luz refletida pela superfície, ou seja, leva em conta o tom da mesma. Lembre-se que alguns fotômetros são calibrados em tons de cinza diferentes de 18% (a maioria dos de mão são calibrados para 15% e 13%) estes valores foram obtidos de testes desenvolvidos por cada fabricante para otimizar um rendimento adequado para o maior número de fotos possível.
Lembrando que no modo spot o fotôemetro passa a considerar o Branco como cinza X% (onde X é a calibragem do fotômetro).
Leo eu percebi que vc esta ocupado Agora entendi porque a diferenca nos valores quando uso no modo spot meter e incidente. Nao sabia que quando estou usando no modo incidente qualquer superficie seria lida com 18%.
Bom, qual o setup vc poderia me dizer para poder fazer esse teste corretamente. Estou querendo achar quando stop o meter esta fora da camera. Como seria o setup para o sequinte teste:
Camara spot x fotometro spot meter
Camera spot x fotometro incidente
Como verifico realmente quanto stop esta fora? usando o histograma da camera ou lendo os valores RGB do cartao cinza no PS?
Carlos, acaba sendo tudo muito visual, mesmo porque existem fotômetros calibrados em 13%, 15% e 18%, vc tem que em primeiro lugar escolher um fotômetro que lhe agrade, eu gosto dos fotômetros 13% com modo Spot, pois eles apresentam uma representação melhor do branco.
Eu só uso modo incidente quando quero resguardar a pele, pois é um tom aproximado, nos demais sempre procuro usar modo Spot para mapear todo o ambiente, tiro medição de diversos pontos em modo spot e calculo exposições que possam ser mais interessantes, por isso até minha preferência pelos fotômetros de 13% como os Minolta, porém vc pode mapear cada tipo de superfície qual seria a compensação de exposiçào que vc gosta de usar.
Eu por exemplo uso -0,5 em modo flash com fotômetro da câmera, 0,0 em modo ambiente com o fotômetro da câmera, 0,0 para meu fotômetro em modo Spot e + 0,5 para o meu fotômetro em modo incidente.
Mas isso varia de fotômetro para fotômetro e de acordo com o seu gosto.
É muito importante conhecer seu equipamento para conseguir bons resultados.
O histograma é um bom recurso de checagem, mas se vc conhecer bem o equipamento raramente terá problemas.