Fotos com mesma configuração e fundo diferente

Olá à todos, é meu primeiro tópico aqui, estou fazendo um teste de fotos de produtos com um estúdio “BEM CASEIRO” e me deparei com o seguinte, produtos com cores diferentes causam fundo diferente na imagem, isso é normal?

Vejam:

http://img407.imageshack.us/img407/6060/fotosjt.jpg

O que estou fazendo errado?

abs

Interessante isso. Creio que seja uma questao de fotometria. Ta tirando as fotos no modo matricial?

Pra evitar esse tipo de variação mantenha o WB definido no modo adequado, não use auto WB e mantenha a fotometria fixa em modo manual, variando um pouco mais claro pra produtos escuros e um pouco mais escuro para produtos claros.

Claro, se vc mantiver a iluminação fixa durante as fotos.

Abraço.

Simples, você está deixando a câmera fazer o trabalho por você :slight_smile:

Para que as fotos deste tipo sejam consistentes, a câmera precisa estar em modo manual (M), onde abertura, exposição e sensibilidade ISO serão determinadas por você manualmente, de modo a obter o efeito desejado, e permanecerão com os mesmos valores em todas as fotos.

Se você deixar a câmera fazer a fotometria automaticamente (ou se, manualmente, você sempre procurar “zerar” o fotômetro), o resultado será sempre o que você mostrou.

Um método bem básico para determinar a exposição correta, é fotometrar o fundo branco somente, sem o produto, de forma a “zerar” o fotômetro, e então compensar para +2EV. Como eu disse, é básico e não funciona para todos os casos.

So complementando o que o Daniel (?) disse, compensar para +2EV se voce quiser o fundo igual da ultima foto, mais estourado. Digo isso pois achei que o fundo da primeira combinou bem com o sapato branco :).

Basicamente creio que seja a fotometria e posicionamento de luz.
Parece que você está com a luz à esquerda e sobre os objetos.
A posição, ângulo e cor do motivo alteram a relação de luz à frente dos objetos.
No geral há excesso de luz sobre os produtos (perceba que há um “véu” esbranquiçado sobre eles, o que diminui as cores, contrastes e detalhes.
Em contrapartida há pouca luz frontal (rebatida ou de preenchimento).

Abs.

É verdade, esqueci de mencionar que me referia ao resultado da terceira foto. De qualquer maneira o princípio é o mesmo, bastaria usar compensações menores para obter os resultados das outras duas :slight_smile:

s,
Daniel

Como é q este teu “estudio caseiro”??
Vc tá usando luz continua, flash, luz do sol?
Fique-se na luz primeiro, depois vc tenta raciocinar pelo objeto…

Me parece, q vc quer manter um padrão, certo?!
Então use padrões!
A MESMA iluminação, a MESMA comfiguração de camera…

apartir do momento q vc conseguiu deixar a luz certinha, vc pensa pelo objeto…

e assim, logo logo vc vai intender q fotografar algo branco é bem diferente de fotografar algo escuro…
Tipo, o sapato branco reflete a luz pro fundo, o sapato preto não o faz. Então, não é de se admirar q a foto com o sapato preto teha ficado mais escura, intende?

Agora, no final, no frigir do ovos, é importante q vc faça a ilumiação para cada sapato, mesmo q vc queira o mesmo resultado… A iluminação será diferente para vc conseguir o mesmo resultado, sacou?!
Só q assim, não se preocupe, fotografar sapato é uma das coisas mais difíceis do mundo fotográfico…