Amigos foristas,
Semana passada eu tive um bom desafio e pensei em compartilhá-los com vocês com 2 intuitos principais:
1 - Mostrar qual foi a minha solução e o resultado.
2 - Saber o que VOCÊS teriam feito.
Sem entrar em mais detalhes que o necessário é suficiente dizer que, no terminal onde trabalho, recebemos 2 prêmios pelo destaque nas operações. Aí meu chefe me pediu que fizesse uma foto de cada um dos funcionários com o prêmio nas mãos e em frente á nossa parede de prêmios.
Bom, vou colocar um diagrama do lugar para vcs entenderem melhor:
Os problemas:
1 - A grande maioria dos prêmios é prateada!! OU seja, estava fotografando de frente para espelhos!! haha
2 - Alguns modelos usariam capacete.
3 - Uma pilastra BRANCA que fatalmente seria refletida nos prêmios
4 - Duas imensas janelas atrás de mim que tb seriam refletidas
5 - Duas lâmpadas bem amarelas (típicas de paredes de premiação) que não iluminavam nada bem em cima dos prêmios.
6 - As fotos tinham que ser rápidas, ng queria nem podia parar o trabalho por muito tempo. Só o estagiário aqui!! haha Mas esse foi meu trabalho no dia.
Eu dispunha de
- Canon 550ex, seria minha luz principal, já que posso manipular zoom, potência, etc…
- Um Sunpak pequeno e velhinho que não tem ajuste de nada.
Bom, eu não poderia partir para uma iluminação “inovadora” e dramática, teria que ser algo bem mais suave. E eu não tinha softboxes a disposição. O lance foi inventar! Após algumas tentativas cheguei ao esquema abaixo:
- À esquerda coloquei o Sunpak preso na divisória (que terminava mais ou menos em 1,6m) apontando para cima e com um “gobo”, um pedaço de cartolina preta entre ele e a pilastra branca.
- À direita coloquei o 550ex em 1/4 de potência, zoom 105mm e com um difusor plástico por trás em cima do tripé também apontando para cima.
- Ambos acionados por
Com os flashes apontados para cima o que eu tinha algo parecido com 2 softboxes bem em cima das pessoas. Duas áreas de 1 a 1,5 metros quadrados iluminando bem de cima. Fica uma luz bem suave que “envolve” as pessoas.
O difusor do 550ex iluminava um pouco mais o rosto para tirar um pouco as sombras dos olhos e o chão que é de mármore ainda autou um pouco como refletor.
O sunpak iluminou mais o fundo e o 550ex mais os modelos.
Agora vamos
às soluções
que eu encontrei para cada problema usando esse esquema de iluminação:
1 - Fazer com que eu não “visse” os flashes através dos prêmios. Por isso os flashes ficaram bem laterais e apontando para cima.
2 - O problema dos capacetes foi bem resolvido com o difusor branco preso no 550ex, ele mandava uma boa parte da luz que seria “perdida” de volta para frente, iluminando o rosto do modelo.
3 - Pilastra Branca: por causa dela que coloquei um pedaço de cartolina no Sunpak, como ele não tem cabeça com zoom eu tenho que controlar o “spill”, “vazamento” de luz, com outros artifícios. Claro que ela continuaria refletindo a luz do flash depois que batesse no teto, mas o efeito seria bem menor. Nas fotos ainda dá pra ver bem a pilastra nos prêmios da esquerda, mas antes do pedaço de cartolina estava beeeem pior.
4 - Janelas: fechei as cortinas!!
5 - Lâmpadas amarelas: usei a velocidade máxima que o radio flash me deixa trabalhar (1/200), com uma abertura de F6.3. Tirando uma foto sem os flashes tudo que sairia seria um borrão preto com 2 pontos de luz beeeeem fraquinhos. Ou seja, a influência das luzes dos prêmios (e as fluorescentes da sala) foram nulas. Isso ajudou também a terminar de “matar” os reflexos da janela.
6 - Rapidez: Depois do esquema montado e do lugar onde o pessoal tinha que ficar demarcado, era só “1, 2 3 diga X”. E vamos em frente!
Bom seguem os resultados agora:
Sem capacete
*Reparem na pilastra refletida na esquerda.
**O rosto está bem iluminado e a camisa mostra umas sombras legais para dar uma textura.
***O fundo e os prêmios estão bem iluminados e sem sombras duras nas bordas.
****Reparem que não há nenhum reflexo nos óculos.
Com capacete
*Nessa eu dei mole e o flash da direita refletiu um pouco nos prêmios.
**Reparem que o capacete reflete as luzes amarelas que eu falei, criando uns desenhos que eu pelo menos gostei.
***A viseira do capacete não faz muita sombra nos olhos.
Vejam uma foto com o flash na camera com difusor tipo “omni bounce” feito em casa. Depois de demorar um tempo tentando me posicionar bem para não ficar refletindo demais nos prêmios:
*Olha o reflexo do flash bem nos óculos!!=/
** Reflexo feio pacas no prêmio bem ao lado do modelo.
***Apesar de refletido no teto e com difusor, as sombras são mais duras que as das outras fotos.
****A parede lá atrás não está uniformemente iluminada, os lados estão ligeiramente mais escuros.
Esse esquema tinha uma vulnerabilidade. Como a iluminação vinha bem de cima, o prêmio (que era prateado!!) não podia ficar inclinado para cima, se não iria refletir bastante o teto como na foto abaixo:
Até fica um efeito legal, mas se exagerar fica péssimo. Então eu preferi pedir que todos apontassem o prêmio para mim.
Bom, se você leu até aqui agradeço a sua atenção!! Meu intuito foi dividir essa experiência com vocês porque muito do que usei aqui eu aprendi aqui no fórum. Recomendo FORTEMENTE a leitura do blog onde aprendi demais sobre o uso de flashes fora da câmera.
Grande Abraço,
Rafael Santos
Rafanubi no fórum
Rafa para os amigos!