Vocês que trabalham com casamentos, ainda fazem as fotos dos convidados na mesa?
Eu particularmente não gosto muito dessas fotos, acho um pouco inconveniente chegar na mesa e fazer o pessoal parar de comer as pressas para fazer uma foto, já me disseram para fazer essas fotos quando pararem de comer… o que é quase impossível, pois sempre estão petiscando alguma coisa e a mesa está cheia de pratos, copos vazios, copos cheios de cerveja, etc… acho que a foto acaba ficando feia.
Tenho fechado alguns contratos e alguns noivos pedem para ter fotos de todos os convidados, o que na minha visão não é muito necessários, mas se para os noivos são…
Se os noivos pedem, eu faço, mas sempre digo que não costumo fazer. Mas raramente me pedem. No meu site, no flickr ou no facebook, não tem nenhuma foto de convidados na mesa. Na hora de mostrar fotos para os clientes, não mostro nem uma única foto posada na mesa. Assim já passa um recado a quem me contrata.
Geralmente, quando os noivos pedem fotos das mesas é quando eles vão passando de mesa em mesa tirando fotos. E aí fica fácil de organizar, eles mesmos cuidam de tudo. Na hora da refeição não rola, não dá pra ficar pedindo pro pessoal parar de comer. Tem que ser antes ou depois mesmo. Quanto aos copos e pratos nas mesas, nem se incomode, é assim que estava na hora, é assim que vai aparecer na foto. Se os noivos fazem questão desse tipo de foto, a última coisa que eles vão ligar é se a mesa estava feia, é só mesmo para ter fotos de todo mundo.
Nao eh so incoveniente, eh anti etico e fora da etiqueta.
Nao se Interrompe pessoas comendo. E pior ainda, nao se fotografa pessoas com comida na boca ou levando comida a boca. Vc pode fazer com fotos de rua ou com seus amigos, mas em um evento em que se espera certas etiquetas nao se faz.
Eh tao feio quanto fotografar alguem com o dedo no nariz. Ou com a mao na bunda (nao sei pq tem pessoas que ficam com a mao na bunda).
O certo eh fazer antes da comida ser servida. Quando as pessoas comecarem a comer… O momento eh de comer, relaxar e bater papo, e as pessoas nao devem ser interrompidas.
Só faço se me pedem… Eu peço para que seja elaborada uma lista com as pessoas que não pode faltar nas fotos, e cuido para que as fotos destas pessoas estejam impecáveis!
Falando como cliente: a grande maioria dos noivos está casando pela primeira vez. Poucos pela segunda e raríssimos pela terceira ou mais (haja dinheiro, né).
Já o fotógrafo tem bem mais experiência sobre o que se costuma fazer e não fazer sobre o que é moda, estilo, bom gosto. Então o profissional tem a obrigação de orientar (não impor).
No meu casório não quis tirar foto nas mesas porque senão ia passar a festa toda só fazendo isso. Queria aproveitar também!
Fiz somente 2 casamentos até agora, e as noivas pediram para tirar as fotos com os convidados, então nos 2 fiz nesse estilo, os noivos ficam num lugar só e as pessoas foram chamadas a virem tirar as fotos. É bom que caso alguém não queira sair na foto é só não ir.
concordo plenamente, quando vai tirando foto do pessoal nas mesas, sempre nos
deparamos com aqueles pessoas desagradáveis que colocam a mão no rosto, ou
viram o rosto de lado.
Geralmente as fotos são na área do bolo, na recepção mesmo. Os noivos ficam ali mil horas e os convidados vão chegando, formando grupinhos e as fotos vão sendo batidas. É o meio termo ideal: pessoas posando para você, você tirando fotos dos convidados e só comparece ali quem quer.
Agora eu larguei de rodar de mesa em mesa tirando fotos tem tempos, cansa demais, tu perde momentos importantes para fotos que NUNCA vão ser escolhidas etc.
E nao esquecam, que na hora que as pessoas estao sentadas, conversando e comendo, eh a hora que vc (fotografo) pode aproveitar para petiscar algo tambem.
corretissimo.
Antes, no seculo passado era obrigaçao,kkk
mesa de 10, 5 sentados 5 de pe, mais os noivos.
Nao podia falta uma mesa.
So faziamos festas de muita gente 700/1000 convidados.
pensa fazer 70 mesas , so na entrada(salada), ou como muito no prato principal.
1 assistente tirava o arranjo gigante, outro fotografo ja “levantava” os convidados da mesa seguinte
e o fotografo nº1,com o assistente com 2º flash(celula), so ia com os noivos de mesa em mesa, clic, clic, kkkk.
As historias do tunel do tempo!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Olha Hyde, já cheguei a falar pra alguns noivos que essa é a parte que os fotógrafos mais odeiam, rsrs. Mas claro que foram noivos que tinham comentado que não precisam se preocupar de passar de mesa em mesa.
Uma coisa que eu percebi é que os casamentos aqui em São Paulo aos poucos vão mudando. Têm acontecido mais o que eles chamam de “mini-wedding”, com menos convidados, cerimônia e festa no mesmo local, muitas vezes de dia. E os noivos querem cada vez mais fotos espontâneas, não posadas. Nada me deixa mais feliz quando fecho com um casal desses, eheheh. Tanto que daqui pra frente penso em direcionar meu portfolio apenas para casamentos desse tipo.
Mas das poucas vezes que fiz casamentos fora de São Paulo, percebi que ainda é algo bem tradicional mesmo. Cerimônia na igreja no fim da tarde, festa em outro lugar à noite, muitas fotos posadas (sendo que praticamente todas vão pro álbum)… Eu já fiz um álbum onde o casal colocou todas, literalmente todas as fotos que tiraram posando com algum convidado. Todas!
Eu me amarro em fotografar a galera comendo. Acho que rende umas fotos legais. O problema são os convidados que geralmente não querem se ver comendo. Principalmente a galera de mais idade.
Verdade… também não gosto de casamentos tradicionais, nunca gostei… acho tudo muito certinho e um saco…
Quando casei, há 3 anos atrás, quebramos (eu e minha esposa) muitas regras, e não teve 1 único convidado que não elogiou posteriormente, o que é bem difícil…
Creio que a tendencia seja esta mesmo, mas o tradicional ainda imperará por muito tempo…
Só completando, o fotógrafo que contratei à época também adorou eu ter falado para ele fazer o que achava bom, sem regras…