Fotos do por do sol

Olah Pessoal

Gostaria de saber qual a melhor posiçao (digo altura/força) do sol para tirar fotos.

Eu tenho uma P-52 que depois de ter fotografado um por do sol começou a aparecer uma mancha rocha bem no meio dos fotos. :wallbash:

Agora comprei uma H2 e estou com medo de bater fotos do por so sol.

Gostaria de algumas dicas para não danificar a camera.

Abraços,
Guilherme

Creio que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Pelo menos nunca ouvi nenhuma história do tipo o.O’

Coloca aí uma foto com a mancha pra gente ver

Concordo com o Pedro.
Tenho uma P73 e já tirei muitas fotos de por de sol e nunca aconteceu nada.
Se você colocar uma foto com a mancha, certamente alguém do fórum saberá identificar o problema.

Dê uma olhada nos ultimos posts desse tópico

coloquei umas imagens da D50 onde tbm aparecem manchas roxas em fotos contra o sol. Acontece quando há algo cortando a luz abriptamente

Mas, no caso, começou a aparecer a mancha roxa em todas as fotos? (além das de pôr-do-sol??)!

Abraços!

Não seria um flare?

Olá Galera,

Aqui está a foto com uma mancha roxa no centro. Normalmente as fotos externas tem ficado com esta mancha.

Já verifiquei se a lente não estava suja, mesmo assim fiz uma limpeza.

Fico mais tranquilo em saber que os sensores não são tão sensiveis para luz do por/nascer do sol.

Obrigado,

Guilherme

Olha, nesse caso parece que a exposição ao sol realmente marcou o sensor. Isso não parece nada como um flare, e parece ter afetado menos os pixels azuis.
Como o sensor de cameras compactas ficam sempre expostos a luz para poder jogar o preview no LCD, acabam sendo mais sensíveis a esse tipo de coisa do que DSLRs que ficam com o sensor bem escondido atrás de espelho e cortina (ao invés disso a luz vai pro seu olho pelo viewfinder mesmo)

Não tenho certeza q ficou marcado, mas é o q está me parecendo.

Tem certeza que foi o por do Sol que andou fotografando?
Por do Sol ou amanhecer, e quando a Sol fica avermelhado e proximo a linha do horizonte.
E aquele sol que da para olhar, sem ficar com o olho doendo.
Já discutimos em outras ocasiões as conseguencias de fotografar o Sol.

Pela foto, parece que o filtro RGB que foi danificado.
Teria como mostrar a foto de um cartão branco?

É a primeira vez que vejo acontecer isso…
A famigerada série P da Sony continua a me surpreender (negativamente) até hoje :laughing:
Já verificou se a lente está limpinha? Pra mim não faz muito sentido este tipo de dano ao sensor, ao menos não desta forma…

É a primeira vez que vejo acontecer isso... A famigerada série P da Sony continua a me surpreender (negativamente) até hoje :laughing: Já verificou se a lente está limpinha? Pra mim não faz muito sentido este tipo de dano ao sensor, ao menos não desta forma...
lembra do q acontece quando vc pega uma lupa num dia de sol e foca a luz no papel ou nas formiguinhas?

Agora imagine o mesmo no ccd da câmera… Acho q foi por ai…

lembra do q acontece quando vc pega uma lupa num dia de sol e foca a luz no papel ou nas formiguinhas?

Agora imagine o mesmo no ccd da câmera… Acho q foi por ai…

Será mesmo kra?

Rapaz, vejo tantas fotos de pôr-do-sol. Eu mesmo adoro tirar! Nunca tinha visto algo assim tão real.

Será que é algo para a gente realmente se preocupar?

Abraços!

O causo é que não dá pra ficar achando que os equipamentos não são vulneráveis. Pode ser raro, mas também não dá pra ficar bobeando com o sol direto.

Como o sensor de cameras compactas ficam sempre expostos a luz para poder jogar o preview no LCD, acabam sendo mais sensíveis a esse tipo de coisa do que DSLRs que ficam com o sensor bem escondido atrás de espelho e cortina (ao invés disso a luz vai pro seu olho pelo viewfinder mesmo)

Ola Pessoal

Obrigado pelos comentarios.

Mas eu tenho outra pergunta, no caso da Sony H2, posso correr o mesmo risco de estragar o sensor ao fotografar o por do sol?
O viewfinder desta camera parece uma “pequena televisao”, eu tenhos as mesmas informacoes que aparecem no LCD, posso liga-lo e desliga-lo. Acredito que nao existe um conjunto de espelhos e o sensor deve estar centralizado com a lente da camera.

Abracos,
Guilherme

Ola Pessoal

Obrigado pelos comentarios.

Mas eu tenho outra pergunta, no caso da Sony H2, posso correr o mesmo risco de estragar o sensor ao fotografar o por do sol?
O viewfinder desta camera parece uma “pequena televisao”, eu tenhos as mesmas informacoes que aparecem no LCD, posso liga-lo e desliga-lo. Acredito que nao existe um conjunto de espelhos e o sensor deve estar centralizado com a lente da camera.

Abracos,
Guilherme

pode sim…
o principio é o mesmo, o CCD fica exposto à luz o tempo inteiro…

Valeu galera …

Com certeza vou tomar mais cuidado agora …

:thmbup:

Olha só o que achei lendo o datasheet de um sensor.

Do not expose to strong light (sun rays) for long periods, as color filters will be discolored. When high luminous objects are imaged with the exposure level controlled by the electronic iris, the luminance of the image-plane may become excessive and discoloring of the color filter will possibly be accelerated. In such a case, it is advisable that taking-lens with the automatic-iris and closing of the shutter during the power-off mode should be properly arranged. For continuous using under cruel condition exceeding the normal using condition, consult our company.

Reforça o que eu disse antes, Luz demais queima o filtro RGB.

Será que com o filtro colorido sem cor, melhora a fotográfia em IR ? [:)]

Olha só o que achei lendo o datasheet de um sensor.
Do not expose to strong light (sun rays) for long periods, as color filters will be discolored. When high luminous objects are imaged with the exposure level controlled by the electronic iris, the luminance of the image-plane may become excessive and discoloring of the color filter will possibly be accelerated. In such a case, it is advisable that taking-lens with the automatic-iris and closing of the shutter during the power-off mode should be properly arranged. For continuous using under cruel condition exceeding the normal using condition, consult our company.

Reforça o que eu disse antes, Luz demais queima o filtro RGB.

Será que com o filtro colorido sem cor, melhora a fotográfia em IR ? [:)]

Bom saber disso!

Isso explica aquela mancha no meio da foto … :wallbash:

Valeu galera …