Fotos extremamente nítidas em retratos, como conseguir?

Oi colegas, tudo bem?

Conhecem o trabalho da fotógrafa Luciana Prado? Ela é de SP e trabalha com retratos de família.
O que muito me impressiona são suas fotografias meganítidas!

Dêem uma olhada:

http://lucianapradofotografia.com/blog/2012/11/21/2458/

Neste link, eu destaco principalmente as últimas da sessão da garotinha. Os olhos ficam muito brilhantes e nítidos.
Eu tentei chegar a esta nitidez mas tenho muitas dificuldades. Sei que lentes claras e aberturas menores de diafragmas ajudam na busca da nitidez mas está difícil conseguir em um nível como este.
O que vocês acham?
Como vocês fazem para captar imagens de pessoas de forma tão nitidas?

Um abraço!

Foco cravado e Photoshop :ok:

E uma boa lente!

tá certo que a menina é super lindinha e fotogênica,
mas essa Luciana… que fotaças
vou acompanhar o tópico pra ver se um dia consigo uma foto assim.
:ok:

As fotos dela são muito boas mesmo,mas tem umas de close que os olhos estão forçadamente nitidos,nitidez é bom mas exagerar fica meio fake… da pra ver que ela recortou os olhos e jogo várias camadas de unsharp mask ali ou high pass ou qqer outra forma de adicionar nitidez hahah respondendo a pergunta - se a Câmera for FF ja tem um ganho alto de nitidez,junto de uma objetiva top,mais o foco cravado ja são necessários e é claro que um UP no photoshop não faz nada mal! :smiley:

Lindas fotos

:snack: :snack:

É minha gente, tenho de treinar muito o tal do “foco cravado”!
Um dia chego lá.
É claro que deve ter tratamento PS sim mas eu gostei do resultado em geral, não achei que ficou superficial não mas respeito quem achou.
Uma perguntinha mais: quando a gente mexe na nitidez no PS (eu conheço o unsharp mask) isso interfere na impressão? Digo, fica falsa a nitidez quando a gente manda imprimir a foto?

Vou treinar, treinar, treinar…

Obrigada pessoal.

Sensor grande que consiga reter muitos detalhes.
Lente de altíssimo nível que com grandes aberturas já entregam excelentes nitidez.
Se necessário, uma rotina um pouco mais agressiva de nitidez no PS e, se necessário tb, uma rotina de blur localizado para simular bokeh (que não me parece ser o caso específico dela).

Se fosse chutar, chutaria uma 85mm L (não posso chutar dentro do sistema Nikon pq não conheço).

Minha impressão: Canon FF ou Leica M9. Lente Leica na M9 ou Zeiss na Canon 5DMkII e flash, mais de um em algumas fotos - digo isso por causa da cor, da nitidez e do bokeh.
Tem fotos com certeza com uma 0.99 Leica Apo Noctilux ou Zeiss 1.2… Mas que tá oversharpen no fotoshop com certeza está: onde está a textura da pele da criança?

s,

RSalles

Conjunto máquina lente bem escolhido, mas principalmente, saber qual é o desempenho do que você tem na mão! O que eu gostei foi o uso de luz natural, inclusive a luz de cabelo feita pelo sol!
Pode ser Canon 7D, 5D, 1D; Nikon D90, D7000, D700, D3 ou Leica ou Hasselblad - se souber o que faz o resultado é esse!
espero um dia chegar em nível semelhante

Muito bom o trabalho da Luciana.

Usando a extensão do Chrome que mostra o EXIF, em março de 2011 ela usava uma Nikon D300.
A partir do mês seguinte, ela mudou a forma de postagens das fotos e a extensão do Chrome não lê mais o EXIF.

Para saber, só perguntando a ela por e-mail… rs :assobi:

Um dia chego na qualidade das fotos dela :worship:

FF + lente clara pra retratos meio-fechada (chuto em f/4 ou ateh mais fechada!). Dessa forma, vc ganha nitidez e toda a modelo fica em foco, sem porçoes borradas como eh comum em fotos em grandes aberturas, como em 1.4.

Certa vez postaram uma foto oficial de Barack Obama aqui no forum para a sua carteira funcional e o EXIF. Tinham usado uma Mark II + 105mm em f/16!!! Isso num estudio, como fotometria perfeita e a foto tava em P&B. Essa foi a foto mais nitida q jah vi!

Realmente as fotos são muito boas. A minha resposta é a mesma do pessoal por aqui. Vou colocar na ordem do que eu acho que é o principal:

1. Técnica do fotógrafo (fotometria, escolha da abertura e foco cravado)
  2. Lente top… (no sistema Nikon eu arriscaria dizer que é uma 85 1.4)
  3. Photoshop bem agressivo na nitidez mas com cuidado para não ficar forçado
  4. Equipamento de bom nível (provavelmente uma FF para reter mais detalhes)

Detalhe: muitas fotos são feitas com a criança correndo e brincando o que torna o desafio mais empolgante.

Excelentes fotos, a Luciana Prado tem um olhar apurado, e a garotinha muito fotogenica MESMO, a camera foi só uma ferramenta, TODO O MÉRITO é da Luciana que SOUBE usar o que tem na mão, e olha que não é 100% necessário ter uma FF mais lente superclara de f0.99 para ter fotos semelhantes como disseram não, pra garantir essa nitidez aí, como BEM disse o mad, a abertura deve ser fechada, então de nada adianta uma lente com abertura f0.99, uma 85/1.8 faria o mesmo.
E tem outro mérito da Luciana, saber dosar o peso da mão no photoshop, o maior erro de muita gente, até meu mesmo, é que, quando vamos ajustar algum parametro no PS ou LR, agente tem que chegar num ponto onde enchergamos alguma diferença, se não vermos, não ficamos satisfeitos, com isso, saem fotos com sharp exagerado, entre outras coisas.
Com certeza isso se chama EXPERIENCIA!

Só isso… esqueçam, qual lente é melhor, esqueçam que só é possível com camera de sensor FF, esqueçam TODOS os paradigmas, e se preocupem em fotografar, e tentar, abusar, inovar, apurar o olhar.
Tenho certeza que chegarão lá, e poderão ter um resultado igual a este, mesmo que com uma lente de kit, em suas devidas proporções, claro!

mad,

Tem uma das fotos que eu ví, que está bem nítida, em que os olhos estão em foco, e as orelhas fora de foco, com f4 isso não é possivel, não nessa distância focal,

tsouto,

Concordo, é bem por aí. Eu chutei Leica, Zeiss em vez de Nikon e Canon pela gradação suave mantendo a nitidez - ja tive Nikon e uso Canon atualmente, mas a ótica tem características próprias que muitas vezes estão evidentes numa foto e às vezes é até fácil de identificar,

s,

RSalles

Obrigada Alexandre por me informar deste tópico. Sou membro há anos, mas frequento muito pouco, e sempre na parte de compra e venda de equipamentos. Antes de mais nada, agradeço os comentários sobre meu trabalho e espero ajudar tirando as dúvidas de vocês.

tsouto acertou quase tudo. Trabalho com a D700 e a 85mm f/1.4, entre outras lentes, sempre fixas de grandes aberturas. Diria que ele errou apenas no photoshop, que não chega a ser agressivo na nitidez. E acertou na percepção de que a criança está sempre em movimento, meu estilo não é posado.

Perfeita a colocação de vrsilva, e vem ao encontro do que eu sempre digo: a câmera é apenas uma ferramenta. Comecei com uma Nikon d70, com a lente do kit e uma 50mm f/1.8, e obtinha resultados próximos deste e posso garantir que o diferencial maior está no olhar e na técnica. Muita gente foca no equipamento, e aí está o maior erro. Claro que ele ajuda, mas sozinho não é determinante.
Quanto às aberturas, trabalho muito na abertura máxima ou próxima dela. Fui olhar para vocês, e das 200 fotos que fiz neste ensaio, 137 foram feitas com abertura f/1.4 ou f/1.8. A abertura mínima que usei foi f/4, mas apenas 12 fotos foram feitas entre as aberturas f/2.8 e f/4.

Já o Danilo, que disse: “As fotos dela são muito boas mesmo, mas tem umas de close que os olhos estão forçadamente nitidos,nitidez é bom mas exagerar fica meio fake… da pra ver que ela recortou os olhos e jogo várias camadas de unsharp mask ali ou high pass ou qqer outra forma de adicionar nitidez” errou. Nunca aplico nenhum tipo de nitidez seletiva, fazendo recorte de olhos ou técnica semelhante. O que eu faço, sim, é aplicar máscara inteligente de nitidez na foto inteira após reduzir tamanho e resolução para postar na internet, porque como vocês bem sabem esse procedimento gera perda de nitidez.

Aqui o autor também errou, não apenas no equipamento, mas também no fato de dizer que o flash foi usado. Trabalho exclusivamente com luz natural, não uso flash ou qualquer outro acessório de iluminação, nem mesmo rebatedores, que muitos julgam necessário. Quando ao oversharpen ligado a ausência de textura, se houvesse exagero na nitidez, a textura da pele seria realçada, e não o contrário. Falando da pele, lembrem-se que é uma criança de dois anos, com a pele naturalmente sem imperfeições, e que a luz suave e a exposição correta ajudam a deixar ainda mais delicada. O único tratamento que fiz no rosto dela foi atenuar um pouquinho as olheiras, porque ela tinha passado por uma gripe forte na semana anterior.

É isso! Espero ter tirado as dúvidas de vcs!

Luciana, foi muito gentil de sua parte vir aqui esclarecer tais duvidas tecnicas. Como a pele da criança estava bem suave e os olho bem nitidos, deduzimos q foi sharp seletivo nos olhos.

E sobre as aberturas usadas, esperava q fossem mais fechadas, jah em diversas fotos, a criança esta toda em foco. Fotos em 1.4 e 1.8 numa fullframe nao permitem esse DoF dessa maneira. Pelo menos com uma 85mm 1.4 q tenho eu nao consigo com uma D7000.

Sucesso e q vc sempre faça belos trabalhos como esse! :clap:

Parabéns pelas suas fotos. Muito boas.

Luciana, obrigado por tirar nossas dúvidas
e parabéns pelo seu trabalho, inclusive no Mentoria. :clap: :clap:

Luciana como você consegue ter uma ótima nitidez e foco bem cravado usando aberturas de 1.4 a 1.8?