Fui convidado por um partido da minha região para fotografar alguns políticos. As fotos são para banners, panfletos, eventos, etc. Tudo para ser usado na campanha eleitoral.
Eles me perguntaram como seria o valor do trabalho firmado em contrato. Confesso que não faço a mínima ideia de por onde começar a montar um orçamento para este tipo de trabalho.
Primeira coisa é saber quantos são “alguns”: 5 ou 100? Fundos variados ou padrão? Vai ser no seu estúdio ou vc vai ter que ficar correndo atrás deles pra fazer fotos no gabinete de cada um? Isso tudo deve dar uma ideia de quantos dias de trabalho serão pra fotografar todo mundo. Conte também que vai ter muita edição (coloca candidato X em montagem com o o governador).
Juntando tudo ao que já pesquisou, pra politico pagamento sempre adiantado, caso não ocorra no dia anterior a sua saída, nem levante da cama para ir trabalhar. Tive amigos que perderam a produtora para sanar dividas causada por calote.
Quando trabalhava pra este povo, sempre era diária cheia sem pacote ou algo do gênero
Já fotografei passeata eleitoral, não recebi 1 real, sendo com preço pré estipulado, pagamento só antecipado, geralmente quem te “contrata” são os cabos eleitorais e eles somem após o trabalho feito e a eleição passada
Esses ai 2 horas depois enviei as fotos e ainda tiveram a cara de pau de perguntar se precisava pagar pelo trabalho, bando de sem vergonha