Fotos para Stock

olá amigos,

venho aqui solicitar um esclarecimento de como conseguir nitidez e perfeição em fotos para banco de imagens
eu ja fiz de tudo e não consigo qualidade, nitidez o suficiente para competir com vendas de fotos

minha camera, minha lente deve ser um dos motivos:
atualmente tenho a canon T2i e uso a lente 50mm 1.8

quero e luto pra chegar nessa nitidez conforme imagem abaixo:

mais esta impossivel, por favor algum profissional que posso me ajudar?
por favor eu agradeço muito se alguem POSSA AJUDAR

Disponha para mais esclarecimentos
Marcelo

Cara, a 50mm tem uma ótica mto boa. Pra essa nitidez da foto tem que se atentar a algumas coisas.

1- Use sua lente em, no mínimo, f/2.8. F/5.6 seria o ideal, o “sweet point” da lente em termos de nitidez

2- Menor velocidade de obturador possível pra evitar o mínimo de tremida. 1/200, no mínimo. Se trabalhar apenas com flash, melhor ainda, pois o flash ajuda a congelar a imagem.

3- Foco cravado no olho. Nem 1cm pra trás ou pra frente.

4- Essa foto provavelmente foi feita com um ISO bem baixo (percebe-se pela qualidade das cores e ausência de ruído) e provavelmente luz controlada (o caso do flash ali em cima).

Tecnicamente, é isso que vc precisa pra uma boa nitidez.

Oi amigo, primeiro de tudo; Obrigado por tirar seu tempo em ajudar!
ref. a qualidade eu fiz bem o que você falou, so não usei flash porque odeio… usei outra iluminação superior
mais não adianta, não tem jeito que chegar nessa qualidade, parece incrível… essa foto é magnifica

será que não foi usado uma lente Zoom? e talvez uma mark III

Porque uma lente zoom faria diferença?

diz dizer uma lente zoom top exemplo 24-70mm 2.8
acredito que a nitidez dela seja muito superior
claro isso é o que eu imagino… estou em busca dessa nitidez e como é uma foto em um ambiente escuro
pelo menos EU não achei a solucao

Mais alguem que possa ajudar?

Cara, não subestime seu equipamento. Envio fotos para Microstock tendo uma t3, modelo inferior à sua, e acho que a maioria das minhas fotos é feita com a 50mm f/1.8. Com essa configuração tenho problemas pontuais de rejeição e quase nenhum por falta de nitidez.

É como mencionaram, ISO 100, velocidade bem baixa (1/200 é ótimo) e abertura variar de acordo com a proposta: se for um retrato em externa, por exemplo, aberturas grandes para desfocar o fundo e eliminar distrações; se forem as clássicas de fundo 100% branco, usar entre f/8 e f/11 para não perder nenhuma detalhe.

Por tudo já dito, só tenho um conselho a te dar: não encare o flash como um empecilho. 1 ou 2 speedlights e alguns modificadores simples como sombrinhas tornarão sua fotografia mais controlável e ajudarão a enquadrar o seu resultado conforme o esperado nessas agências.

Amigo, obrigado por sua resposta.
a questao é que nesses ambientes sao escuros conforme a foto em questao
e se usar iso 100… velocidade em torno de 200 e uma abertura de 2.8 a foto fica muito escura… mesmo com uma iluminacao legal isso esta atrapalhando um bom resultado

Cara, uma foto como essa, “odiando flash” vai ser quase impossível conseguir.

Pra mim tem duas fotos ai e muita pós, a criança está toda em foco, do pompom do gorro até o dedinho da mão direita, e a julgar pela DF o diafragma está bem fechado, eu diria no mínimo F7.1,e pelas cores e textura ISO100. Iluminar uma cena assim com luz continua ia “cegar” a criança. Portanto um flash bem aplicado.
Uma segunda foto com diafragma aberto no talo para desfocar tudo e iluminar o fundo, e uma edição.

Se mandar bem no PS nem precisa da segunda foto.

O Roberto fez uma impecável engenharia reversa da foto.

Nem sempre a luz vai ser possível como se apresenta. Por isso existe o HDR, lightpaint, exposições múltiplas, flashes, flashes e flashes.

Poise por isso nao estou muito convencido com as respostas… tem muito secredo ai
é so analisar Bemmm a foto é muita perfeicao em um ambiente escuro… estou voltando a estaca zero :frowning:

x2

Cara, a 50mm, apesar de ser baratinha, tem nitidez impecável em f/5.6. As lentes tops geralmente entregam melhor resultado em situações mais extremas, mas em situações ideais, equipamentos baratos podem sim entregar resultados tops.

Mas moço, tá todo mundo dizendo que é a questão é o controle da luz, velocidade e abertura adequadas…
Não volta a estaca zero não, os conselhos da galera são ótimos! :ok:

Sobre uso de flash, eu também não gosto nadinha de usar. Até vendi o meu.

Só que penso o seguinte: eu não vendo fotos. Se eu quisesse vender fotos, teria que adaptar minha fotografia ao mercado e à proposta das fotos a serem vendidas. Se para conseguir um tipo de fotografia, preciso ter um maior controle da luminosidade, eu precisaria sim, usar o flash da maneira adequada.
Poderia conseguir uma foto bacana sem o flash, mas teria muito mais trabalho e dor de cabeça para fazer a foto. E para quem lucra, o importante é entregar o produto certo, em um tempo adequado, certo?

Esse é meu ponto de vista (e se você não concordar, não tem problema nenhum), mas passando a teu caso: não seria um momento bacana de aprender novas técnicas e deixar de lado o preconceito contra o uso de flash?

pagaria pra ver essa foto por trás da câmera :wink:

Não gosta de flash geralmente quem não sabe utilizar, com um bom estudo é possível conseguir ótimos resultados e ter a vantagem de controlar a luz da maneira que quiser :ok:

Uma das fotos que eu mais gosto da minha namo só foi possível por causa de flash

No caso da foto que vc postou, se eu tivesse colocado luzes no fundo e fizesse mais um ajuste de clarity na minha imagem, ficaria bem próxima.
É tudo questão de estudo e conhecimento e todos que estão tentando te ajudar aqui com ctz tem mais conhecimento que você (Dá pra perceber pelos seus comentários), então não subestime o que ninguém está te dizendo. Sente, estude e você conseguirá fazer igualzinho sem muita dificuldade. :ok:

Concordo - eu mesma não sei usar um flash corretamente. :ok:

Seguindo a suspeita do Roberto, usa a câmera no tripé, faz duas fotos, com as configurações aproximadas à da imagem, abre-as no Photoshop em camadas diferentes e “faz o garoto aparecer” na foto do fundo desfocado (e bem exposto).

Não é dificil fazer o “dia virar noite” desde que o uso do flash seja entendido. O estúdio pode estar beeeeem iluminado, mas ao usar ISO100, 1/200 e f/8 vc já elimina a luz ambiente quase por completo (senão toda), ficando o resto somente com o flash.

E muitas das fotos para publicidade ou fins comerciais passam por um detalhado processo de pós produção, onde ganham nitidez absurda entre outros retoques, ficando “perfeitas”.

Cara, numa boa, nem adianta nada tentar analisar uma foto “fechada” como esta.
É claro que tem muita técnica de iluminação. É claro que tem um controle minuciosos da luz ambiente. É claro que tem uma pós MUITO bem feita. Tá na cara.
Não há como garantir que isso tudo tenha sido feito com apenas uma foto ou até mesmo que essa criança foi fotografada nesse cenário.

Além disso não vejo o porque de você desconfiar da nitidez da 50mm. Ela tem sim suas limitações, mas vale o $ que custa.
Desde que você saiba suas limitações e trabalhe nelas, a 50 te entregará resultados muito bons.